Um dia em Kiel
Em Kiel é realizada todos os anos a “Kieler Woche” (em alemão); é um evento em que a base naval, a segunda maior da Alemanha depois de Wilhelmshafen, é aberta para o público em geral.
Além de navios do país anfitrião, muitos países amigos também enviam pelo menos um representante.
Na cidade existem várias atividades como shows de música, competições de regata e além é claro, de muitos comes e bebes!!
Este ano o “Poder Naval” esteve presente pela segunda vez; a primeira vez foi em 2006.
Infelizmente, o tempo de visita foi muito curto; somente das 13h30 às 16h00 era possível entrar num navio; além disso, o número de entusiastas era muito grande, o que resultava em filas para visitar alguns navios; mas o pior de tudo mesmo era a chuva forte!
Pelo lado positivo, conta a organização típica alemã: em todos os piers havia sanitários, stands de informações das forças armadas dos países visitantes e muitas barracas para matar a fome e a sede.
O número de navios abertos e a variedade era muito interessante; o que deixou a dúvida cruel de qual navio visitar. Como o tempo era curto, tivemos que me concentrar nos “exóticos” ou “raros”.
O maior inimigo foi mesmo a chuva: chovia forte a cada 15 minutos. Nesse tempo, corríamos para uma das barracas, e como ficava feio usar a barraca mas não consumir, pedíamos uma pequena cerveja, o menor caneco era o de meio litro! Assim que a chuva passava, visitávamos um navio por uns 45 minutos e voltávamos para uma barraca. E assim foi a tarde toda… no último navio já estávamos meio bêbados.
Para o texto não ficar muito longo: quem quiser informações detalhadas de algum navio, é só procurar na internet. Aqui mesmo vai só o básico.
Em homenagem ao amigo Wagner, fã nr. 1 dos russos, visitamos por primeiro o navio de desembarque “Minsk”, da classe “Ropucha”, construída na Polônia.
O próximo seria a fragata alemã “Schleswig-Holstein”, mas havia uma longa fila e chovia forte. Seguimos em frente e fomos visitar o navio dinamarquês “Absalom”, uma mistura de navio de desembarque com controle de área.
Como já eram quase 16 horas, tivemos que decidir pelo último e havia a possibilidade de visitar o USS Philippine Sea CG 58 ou o USS Mount Whitney LCC 20. Como já havíamos visitado o último em 1991 em Portsmouth, Inglaterra, decidimos pelo cruzador!
De acordo com um oficial, essa era a primeira vaz que um navio americano estaria aberto ao público geral durante uma visita ao exterior, desde setembro de 2001! Sinal dos tempos de um mundo sem Osama Bin Laden. 🙂
Além disso estavam presentes a fragata holandesa “De Ruyter” F 804, o também navio tanque holandês “Zuiderkruis” A 832, o submarino polonês “Kondor”, a fragata francesa “Le Herminier”, entre vários outros menores.
o PN foi eh ?
qando ? quem ???
rsss
Meu, a Rpoucha é linda demais !!!!! e nada de quadrada-retangula
MO, o Franz é do PN faz tempooooo… rs
Ih Bozoh
isso eu sei
so nao tinha associado Kiel = Franz, mesmo ele me enviando um mail hoje falando de umas fotos de Hamburgo, antes de eu ver o post
Como ro fazendo reforma em casa e hoje o crebro rodando em 2 bits RAM, deu no que deu, não associei nada
Quando abri agora e vi o coment do Dalton, pensei “Como sou Burro !!!!!”
off-topic, mas Kiel… …ô cidade para ter mulher bonita…
Parabéns Franz !
Excelentes fotos, deu para notar algumas mudanças feitas no USS Philippine Sea após sua modernização.
Alguns navios famosos foram construidos em kiel, como o Gneisenau e o Lutzow dentre outros de fama da segunda guerra, sem contar os museus e memoriais, para quem gosta de navios deve ser um paraíso!
abs
Observador; você faz jus ao seu nome hehehe; realmente muitas mulheres bonitas na área!!
Dalton; de acordo com uns oficiais do CG 58, ele não irá fazer o upgrade para receber o míssil Standard 3; ao contrário de outras unidades do Atlântico como os CG 61 e o CG 72.
O Galante postou a um tempo atrás também uma reportagem sobre Kiel; vale a pena ver novamente.
Estamos preparando uma reportagem sobre a visita a um submarino museu russo da classe “Tango”……aguardem!!!
Coral Sea, vc reparou nas paredes emborrachadas do Philippine Sea?
Meus parabéns pelas imagens e seu texto. Muito bacana.
E como é LINDO o shape da fragata holandesa. LINDA DEMAISSSS!
Apesar do MO odiar navio LINDO.
XuchuzaumPadilhaconfesso que os holandelicos sao os ‘quadrados-retangulos’ MENOS feios do mundo
Oi Padilha!
Sim, eu reparei as paredes do CG 58; seria interessante comparar com as fotos feitas por vocês durante a visita dele ao Rio de Janeiro……
Grato pela informação Franz ! mas acho importante frisar o seguinte: o fato do USS Philippine Sea não estar equipado e nem vir a ser com o SM-3, não significa “mais um” exemplo da decadencia americana ! Nem todos os cruzadores e destroyers serão taxados com a missão “BMD”, assim, mesmo navios modernizados como o próprio USS Philippine Sea” não possuem nem possuirão jamais o SM-3 conforme informação do Franz, enquanto que navios ainda não modernizados como o USS Monterey, possuem o SM-3. Ah Franz…antes que me esqueça… O CG-58 não passou pelo INSURV fim do ano passado, vc deve… Read more »
Mestre Dalton! Plenamente de acordo. Mas eu nunca falei que pelo fato do CG 58 não receber o SM-3, isso seria um sinal de decadência….acho que você me confudiu com alguém hehehe… Mas isso são os planos de hoje; mas planos foram feitos para serem sempre mudados!! Realmente nem é necessário que todos os DDG e CG recebam o SM-3. Nem toquei no assunto sobre o INSURV…achei que seria meio descortês….por falar nisso, no mês passado o CG 53 também foi reprovado!! Já me olharam meio torto quando eu perguntei se o CG 58 iria receber o SM-3 ou não;… Read more »
Grato novamente Franz !
E com certeza, quanto a querer clarificar a “possivel decadencia” foi para alguns outros participantes do blog, os que sinceramente não sabiam e os que se não sabiam, gostam de explicar certas coisas com uma boa teoria da conspiração!
Já sabia sobre os LCCs e os “relieved of duty” infelizmente tem sido
frequentes.
Aguardo a matéria sobre o “tang” e outras…
Grande e invejoso (no bom sentido) abraço
Sepol!
Vai demorar um pouco para te mandar as fotos dos mercantes…..falta de tempo mesmo.
Entre outros estavam o “Cosco Ningbo” e o “Cosco Guangzhou”!!
ora so coisa boa eim !!1 dois Coscoes
Franz, curti a Ropucha pra caramba !!!!
O primeiro navio é o Minsk, da frota russa do Báltico.
AAAH SÓ AGORA LI ALI A HOMENAGEM
FOI MAL
RSS Muito Obrigado aos Editores !!!!
Eu e os russos estamos honrados !!
🙂
O Minsk apresenta excelente operacionabilidade até hoje, ele sempre vai nesses exercícios e exposições.
O interessante é que, se o Dalton me confirmar, o Admiral Scheer está ali em Kiel, não está ? Foi soterrado com entulhos no dique, ali mesmo !
Ou será que foi removido depois ??? A última informação que tenho é de que ele ficou lá soterrado…
Qual ser a função do USS Mount Whitney??
navio de comando
Wagner…
vc está correto. O que posso acrescentar, é que o pouco que restou dele, afinal metal era ainda mais valioso naquele periodo pós-guerra,
acabou sendo coberto com entulho da cidade devastada pelos bombardeios e hoje é um grande estacionamento, mais precisamente
no “Marinearsenal-Kiel”.
Então trata-se de uma tumba sem marcas, mas em algum lugar embaixo desse estacionamento repousam os restos de um navio com um recorde
de guerra invejável.
abs
Daltonl disse:
“O CG-58 não passou pelo INSURV fim do ano passado,…”
Caro Dalton, What’s meaning INSURV ? And, “BMD” ?
Brigado, Abraços.
Desculpe-me Guppy…
acostumei-me com certos termos em ingles, mas o INSURV, “Inspection and Survey” é o equivalente nosso do CIASA, comissão de Inspeção
e Assessoria de Adestramento.
“BMD” é o acronimo de “Ballistic Missile Defense” ou, defesa contra misseis balisticos, para os quais o missil SM-3 instalado atualmente
em alguns navios americanos faz parte da “cortina de proteção” contra misseis de páises como Irã, Coreia do Norte…já que os russos tem objetado na instalaçao de misseis em paises do leste europeu, o uso de navios com tais misseis “quebram um galho”.
abraços
Ok, Dalton.
Muito obrigado mesmo.
Abraços
Meio off topic, mas nem tanto : “”””A memorable activity associated with 70th anniversary of the Great Patriotic War took place on June 22 in Kaliningrad at 1200 Guardsmen Memorial, Baltic Fleet Information Support Group. Early morning representatives of Baltic Fleet command, Kaliningrad regional government, and WW2 veterans light candles at the memorial and kept one minute’s silence in remembrance of the Motherland’s defenders killed in action. Citizens of Kaliningrad light Candles of Memory in their homes. Memorial activities of the Remembrance Day continued at 9 am at the monument to Marshal A.M. Vasilevsky with a wreath-laying ceremony. Baltic Fleet… Read more »
“MO disse:
23 de junho de 2011 às 10:45
Xuchuzaum Padilha
confesso que os holandelicos sao os ‘quadrados-retangulos’ MENOS feios do mundo”
MO, fico feliz em ver a sua “confissão”, hahahahaha! na verdade eu os acho tão bonitos que nem diria que pertencem à categoria “quadrados-retângulos”.
Os “sulafricanélicos”, que também têm DNA alemão como eles, também não acho feios não, só que ficam mais na categoria citada do que esses holandeses.
Saudações libertadoreanas.
isso ai fernandinho agora quem tem que se cuidar eh o Iniesta, Xavi and Puyol ….
Os sulafriquelicos sao meio alemonicos-holandelicos-botsuaneliquenses-lesotianenses na mistura saiu algo de bom gosto naval
De fato, MO, os quadrados-retângulos dos “sulafriquélicos” têm DNA Meko, o que ajuda a não ser Miko.
Saudações barcenólicas mundiálicas!
Ainda sobre o navio, Agora que ampliei a foto da popa e vi que se trada da De Ruyter. Vale dizer que, na minha opinião, não teve no século XX nenhum navio holandês com esse nome que fosse feio. Seja o cruzador De Ruyter dos anos 30, que o Haguro mandou pro fundo em 42, seja o dos anos 50, que depois foi pro Peru, Ou o destróier de defesa aérea da classe Tromp, dos anos 70, que apesar do “cabeção” e de ser classificado como fragata, era um baita de um DDG em sua época. Fotinhas bacanas dos navios… Read more »
Esse Submarino polonês “Kondor” tem AIP ?
Abs
Oi Guppy
Não, não possui IAP.
Esse “Kondor” faz parte de uma encomenda de 15 submarinos encomendados pela Noruega nos anos 60 como classe 207; uma subclasse do 205.
Quando a Noruega os retirou de serviço alguns foram para a Dinamarca, outros foram desmantelados e 5 foram para a Polônia depois de passarem por uma reforma.
Os da Dinamarca também já foram retirados de serviço.
Caras, sem meu guias de armas de guerra de submarinos convencionais eu estou totalmente perdido e desatualizado…
Ok, Coral Sea. Obrigado pela resposta e pelos esclarecimentos.
Abraços e Parabéns pelo belo post!