Atualizado, HMS ‘Illustrious’ inicia provas de mar
–
Objetivo é utilizá-lo como porta-helicópteros e navio de controle, enquanto o HMS ‘Ocean’ realiza uma grande revisão que se estenderá até 2014
O Ministério da Defesa Britânico informou, na semana passada, que o navio-aeródromo HMS Illustrious iniciou provas de mar após passar por um programa de manutenção e atualização. O programa, que custou 40 milhões de libras, teve a duração de 16 meses.
O navio, que desloca 22.000 toneladas e é carinhosamente chamado de ‘Lusty’, recebeu modificações para operar como porta-helicópteros e navio de comando, com a capacidade de embarcar uma força de até 20 helicópteros e 600 militares totalmente equipados. Espera-se que esta seja a última vez que o navio deixe Rosyth, em Fife, após uma revisão.
O informe destacou alguns dos trabalhos realizados no navio, em uma parceria da Babcock Marine, tripulação do Illustrious, Ministério da Defesa Britânico e BAE Systems:
- Pintura do navio, com aplicação de 540.000 litros de tinta, incluindo uma cobertura desenvolvida para economizar toneladas de combustível e emissões de CO2 na vida restante da embarcação.
- Melhorias para diminuir o impacto ambiental do navio, incluindo sistemas de obtenção de água potável por osmose reversa.
- Instalação de um novo sistema de computador e de comunicações, além de um sistema de defesa antitorpedo.
- Melhorias nas condições de habitabilidade da tripulação e das tropas embarcadas.
O navio já realizou uma semana de treinamentos de segurança no mar e provas iniciais, e deverá passar por mais cinco semanas de provas antes de retornar à frota, no final de julho de 2011. A partir daí o navio, que é baseado em Portsmouth, irá assumir as missões do HMS Ocean enquanto este último passa por um período programado de manutenção, que dererá durar até 2014.
Assim, o Reino Unido poderá manter a capacidade de projetar uma força anfíbia de intervenção a partir do mar, além de manter uma tripulação experimentada para apoiar a entrada em serviço dos novos navios aeródromo da classe Queen Elizabeth, quando então o HMS Illustrious deverá deixar o serviço.
FONTE / FOTOS: MoD UK (Ministério da Defesa do Reino Unido) e Royal Navy (Marinha Real Britânica)
VEJA TAMBÉM:
- CVF e HMS ‘Illustrious’ no dique
- HMS ‘Queen Elizabeth’ – começa a construção em Portsmouth
- Mudanças na frota de superfície da RN
- Prováveis cortes na Royal Navy por causa da Strategic Defence Review
- Royal Navy perde porta-aviões no ‘Strategic Defence Review’
- Cortes podem deixar navios-aeródromo britânicos sem jatos Harrier
- Porta-aviões britânicos: um em comissão…
- Reino Unido sacrifica um porta-aviões
- Airfix lança kit a bordo do HMS Illustrious
- Londres recebe um visitante “ilustre”
OLá,
Demais paraçe zero!!!!!
A mudança é mais que necessaria com a aposentadoria dos Harriers ele deve servir de centro de comando e porta-helicoperos, nada mais natural.
É sempre bom ver um gigante voltando aos mares mesmo que seja para folga de outro, parabens Marinha Real!!!!
Abraços,
E pensar que quando o HMS Ocean esteve aqui no Brasil, várias pessoas queriam que ele fosse adquirido pela MB. Eu falei para um grupo da MB que o navio tava com problemas e não acreditaram. Está ai a prova de que o navio tava no pescoço. Vai ter que parar e vão gastar uma baba para ele voltar. Imagina se a MB compra ele. rsrsrsrsrsrs
Iriamos ficar com mais um navio parado em manutenção. Ainda bem que, ou não tinhamos grana ou alguém tb enxergou que era uma furada. 🙂
Ainda bem que você errou. O NAM atlântico está em muitas boas condições.
Olá,
Ponto para vc Luiz Padilha, heheeheh
abraços,
Luiz Padilha…duvido q alguém viu isso!!!rsrsrsrs foi falta de verba mesmo e vontade de vender…abçs.
Nunca saberemos!
Luiz Padinha Para Ministro da Defesa………..Fora Nelson Dim-Dim…..
ta com omoral eim o Xuchuzaum
Ow se for eleito, mesmo que pra sindico do seu condominio, me de um toque (kkkkk)
Ow Xuchuzaum, se num der nem Min Def nem sindico, posso indicar vc como Aux Tecnico lá em Gal Severiano ?
Grande Padilha!
Vou discordar de você……um navio de apenas 12 anos não pode estar tão “detonado” assim….essa manutenção que ela irá fazer já estava planejada há muito tempo.
Coisa de rotina; como a manutenção que ele fêz em 2007.
Pelo menos é o que eu descobrí através de outras fontes!
Algum tempo atrás, comentei que “aproveitando” toda a manutenção feita no São Paulo deveria ser visando tranformá-lo em algo parecido.
Outra coisa, se a sky jump foi mantida provavelmente não operarão apenas helicópteros.
Será que poderiam levar alguns caças, mesmo que não muitos, para ter alguma opção de ataque/defesa, mesmo de superioridade aérea?
sky jump = ski jump
Caro Antonio… não vale o custo e tempo para remover a rampa de um navio que permanecerá em serviço por mais 3 anos apenas. Quanto a operar algum outro tipo de aeronave de asa fixa, o “Lusty” é pequeno demais, estreito demais e não possui “arresting gear”, ou cabos de frenagem como o NAe russo que possui a rampa mas também tem os cabos de frenagem,. Quanto ao HMS Ocean, ele teve um ano bastante ativo em 2010 e é natural que ele precise de manutenção até para aguentar-se até a entrada em serviço do futuro HMS Queen Elizabeth, fornecendo… Read more »
daltonl disse:
28 de junho de 2011 às 9:53
Caro Daltonl,
grato pelas explicações.
E pelo que entendi, 2014 seria até a volta do HMS Ocean pois com os cortes de verbas não deverá ser mantido porém, com as reformas e modernizações que sofreu deverá ser negociado para outra marinha e parece que a MB tem interesse em LPD mas, creio que esse tipo de embarcação estaria nesse caso.
abraços…
creio que esse tipo de embarcação estaria nesse caso = creio que esse tipo de embarcação NÃO estaria nesse caso …
Infelizmente enquanto considerações somente financeiras e fiscais ditarem essas revisões da postura defensiva européia, continuaremos a assistir esse simplístico “fatiamento de salame” em que essas revisões se tornaram.
Não há nenhum interesse em se preservar capacidades desenvolvidas ao longo de décadas, de pesado investimento material e humano, tdo se limita a simplesmente cortar aquilo que é visto como despesa.
On Topic
Saiu uma noticia na Folha desta segunda feira sobre as forças da Otan, no caderno Mundo.
Sugestão aos editores
ps: Querem que eu mande por i mail transcrita ?? Eu recortei …
Mais se ele não serve para operar caças,pra que serve ou serviu a rampinha ali???…..
obs:os nossos caças conseguiriam decolar no ski jump??? e pousar??
a “rampinha” permitia que os harriers decolassem com mais carga,
porém, para retornar ao NAe pousavam verticalmente como um helicoptero já que não haviam os cabos de frenagem.
Os harriers foram retirados de serviço no Reino Unido , assim, o
ultimo da classe Invincible, o HMS Illustrious irá operar apenas com helicopteros até seu descomissionamento em 2014.
O Skyhawk que possuimos,é uma aeronave pequena, ao menos fisicamente compativel com o convoo do HMS Illustrious mas que eu saiba nunca tentou-se faze-lo decolar de um skijump, mas mesmo que conseguisse, não poderia pousar.
abs
OFF TOPIC…
…mas nem tanto:
O ocaso de uma potência aeronaval, pode ser o renascimento de uma outra.
O novo ct porta-helicópteros japones:
(http://newpacificinstitute.org/jsw/?p=7051)
Imagens comparativas dos ct porta-helicópteros japoneses 1975-2010:
(http://newpacificinstitute.org/jsw/?p=1258)
OFF TOPIC…
…mas nem tanto(2):
“The Evolution of the JMSDF Helicopter Destroyer Concept and JS Hyuga”
Segue o link:
(http://t.co/BghPAb8)
Aparecerá um índice,
Clique em:
“A New Carrier Race? Strategy, Force Planning, and JS Hyuga”
É um arquivo pdf, detalhando a concepção e o desenvolvimento das capacidades ASW da JSDMF.