Fragata ‘Bosísio’ realiza operação SAR
A Fragata Bosísio realizou, em 08 de julho, a evacuação aeromédica de um tripulante de navio mercante (NM) que se encontrava gravemente enfermo.
O NM “EVER SHINING”, de bandeira panamenha, navegava a 610 milhas náuticas (cerca de 1200 km) do porto do Rio de Janeiro, quando reportou ao Serviço de Busca e Salvamento brasileiro, na madrugada de 07 de julho, a necessidade de evacuação urgente de um de seus tripulantes.
Em razão do grave quadro de saúde do tripulante, em estado de coma devido a um traumatismo no dorso, o SALVAMAR BRASIL determinou a abertura do Incidente SAR-SSE 019, sob responsabilidade do Comando do 1º Distrito Naval (SALVAMAR SUESTE), acionando, na ocasião, o Navio de Serviço da Esquadra, Fragata Bosísio, com um helicóptero AH-11A Super Lynx embarcado.
A Fragata desatracou no início da manhã de 07 de julho da Base Naval do Rio de Janeiro e, na madrugada do dia seguinte, encontrou com o NM, a cerca de 380 milhas (700 km) da costa.
No nascer do sol, foi lançada a aeronave orgânica com uma equipe médica para pousar no NM e resgatar o tripulante enfermo.
Na tarde do mesmo dia, quando a distância de terra já permitia, o helicóptero decolou com destino ao Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.
Do aeroporto, o paciente foi encaminhado, por ambulância, a um hospital designado pela sua Companhia de Navegação.
Bravo Zulu às tripulações da Fragata Bosísio e de seu helicóptero AH-11A Super Lynx.
Deus, segundo a sua soberana vontade, restabeleça plenamente a saúde do tripulante vitimado.
Bravo Zulu a tripulução envolvida nessa operação.Mais acho que não seria necessário mover uma fragata,talvez até uma Barroso com helicóptero embarcado servia.
Endel,
Como diz no texto, foi enviado o Navio de Serviço da Esquadra, ou seja, já pronto para suspender, no caso de um eventual acionamento.
Abraços,
Wiltgen disse:
“Como diz no texto, foi enviado o Navio de Serviço da Esquadra, ou seja, já pronto para suspender, no caso de um eventual acionamento.”
Não havia nenhum Navio de Serviço, mais adequado à missão, sem ser da Esquadra, igualmente pronto para suspender?
Abs
Guppy…
vou arriscar um palpite, até porque as coisas não devem ser diferentes de outros lugares.
Temos 14 navios adequados a uma tarefa como essa, sendo 9 fragatas e 5 fragatas leves/corvetas, todas capazes de operar 1 helicoptero.
Descontados os navios que encontram-se no mar, voltaram recentemente, por exemplo, da UNITAS, ou encontram-se em manutenção, a disponibilidade logicamente diminui, mas há um
sistema de rodizio entre os navios disponiveis e ocorreu que a
Bosisio era o navio de serviço, portanto, capaz de suspender
imediatamente.
abs
Pessoal, como o Brasil não possui uma Guarda-Costeira, todo navio da Marinha de Guerra pode servir como navio de socorro em caso de necessidade.
SENTI SAUDADE DESSA FOTO. SAIU NA NOMAR. EU SOU O ENFERMEIRO QUE ATUOU NO RESGATE AERO TRANSPORTADO.