Lindo este filme.
Pena que em toda a história de porta aviões no Brasil, este foi o unico momento que tivemos alguma amostra meia boca do que é um PA operacional.
Já que não aproveitarão os bons momentos para investir em meios aéreos mais modernos e diversos, como o S-2T, agora é tartde, porque a crise vai cortar tudo.Vamos ficar com as imagens.
Esdras
Nimitz
Visitante
15 anos atrás
Filme maravilhoso! Vi várias vezes… só podia ter sido feito por gringo.
O submarino nuclear vai acabar de vez com a nossa aviação embarcada de asa-fixa.
O NAe São Paulo é a melhor forma de se dizer MARINHA, mas vamos acabar com uma guarda-costeira e uns poucos submarinos.
Mauricio R.
Visitante
15 anos atrás
“…em meios aéreos mais modernos e diversos, como o S-2T, agora é tartde, porque…”
Aonde S-2T é moderno???
Celio Andrade
Visitante
15 anos atrás
Quando voltará a operar?
Alguem sabe?
Esdras
Visitante
15 anos atrás
O S-2T não é moderno mas necessário para um porta aviões. A MB brinca de ter PA.
O principal fator que causa um diferenção em um avião, são os equipamentos embarcdos.
Os ingleses estão voltando a usar o Ninrod, que é super antigo, mas com equipamentos super modernos.
Avião neste caso é apenas um meio de transportas os sistemas.
Wladimir
Visitante
15 anos atrás
Os pilotos da MB não batem muito o avião no convés? Tipo, o impacto é bastante grande. Os EUA com os Hornets pousam mais suaves, ao meu ver.
Walter
Visitante
15 anos atrás
O Nae São Paulo retornará a ativa em julho de 2009. E imediatamente contará com cerca de até 7 A/F-1 Skyhawk, até 5 SH-3A e B, até 4 UH 14, e Uh-12 e IH 4. Posteriormente já em 2010(primeiro semestre) contará com os recém adquiridos SeaHawks,e em 2011(1o. Semestre) com os S-2Ts.
Robson Br
Visitante
15 anos atrás
Fiz 2 fotos aéreas apartir da janela de um ATR 42 da TRIP na chegada do trecho Juiz de Fora – Rio (sdu) onde percebe nitidamente as obras na catalpulta lateral e também obras nas próximidades da catapulta de frente do A12.
O Filme é pobre, parece aqueles feitos na antiga União Soviética…assim como são pobres o navio, os A-4, o velho Bell 206 JetRanger e o também velho S-2T argentino. É essa a Marinha de Águas Azuis???? Cenas deprimentes. Estamos em 2009, e não em 1969!
majunior
Visitante
15 anos atrás
TIVE A HONRA DE VISITA O SÃO PAULO!!NUNCA MAIS VOU ESQUECER ESSE DIA!ande no elevador da pista mto lindo!tive a oportunidade de visita-lo qndo ainda era da frança! não vou mentir o FOCH era mais lindo q o S.Paulo! (foch era o nome qndo era da frança) tinha bateria de misseis, uma cacetada de aviões , dizia q estava com armas nucleares ,não sei se é verdade..
belo video!
Marcelo Ostra
Visitante
15 anos atrás
NAe SP – ” Melhor maneira de dizer Marinha ”
Realmente: Parado, dispendioso e ineficaz, sem grupo aéreo definido, e até o suposto lema continua sendo a melhor maneira de dizer Marinha, ou seja, vive copiando o passado, pois podia ao menos mudar o lema que foi do Mingão
E depois eu que sou azedo …
MO
Alfredo_Araujo
Visitante
15 anos atrás
Nimitz em 29 Jan, 2009 às 21:20
“mas vamos acabar com uma guarda-costeira e uns poucos submarinos.”
Nossa!!! Se isso acontecer eu estou feliz!!!
Se tivessemos umas 50 corvetas e alguns navios rapidos de ataque e uns 30 subs diesel AIP… estariamos mto bem na fita!!
Black Ace
Visitante
15 anos atrás
Mcnamara,
Você tem razão, mas aloprou muito. Tem gente trabalhando muito duro para fazer funcionar, em respeito a eles. Não é o que sonhamos, mas respeitemos os que lá estão dando o sangue para fazer o navio andar novamente. Sei que nosso protesto é fazer chacota, mas temos que tentar enxergar algo positivo, mesmo fazendo muita força. É a marinha do nosso País.
um abraço
Dunga
Visitante
15 anos atrás
DEZ este filme!!!. todos os filmes de Marinha são importantes para informar a todos que isto é o resultado de muito trabalho de tecnicos e militares.
Devia ser mostrado no JORNAL NACIONAL TODAS AS SEMANAS!
Patriota
Visitante
15 anos atrás
Mesmo sendo um porta aviões antigo o sÃO PAULO CONTINUA A MOSTRAR sua imponência, ninguem pode negar que é um belo navio
Patriota
Visitante
15 anos atrás
Mesmo sendo um porta aviões antigo o sÃO PAULO CONTINUA A MOSTRAR sua imponência, ninguem pode negar que é um belo navio
Prezado Black Ace. Nunca menosprezei a turma da graxa, e sempre tive grande respeito pela instituição Marinha do Brasil. Mais, não estou fazendo chacota, apenas tenho apreço pela verdade. Já fui militar, modéstia à parte, conheço um bocado a respeito de armas, e acho cômico, no ano de 2009, alguém achar “muito lindo” (como diz o ma junior aí em cima ),o navio em questão, deixar se impressionar com catapultagens de ineficazes A-4, nosso “Caça de Defesa de Frota”, com sobrevôo de um JetRanger velho de guerra, ou o lançamento de um S-2T do país vizinho. E o Dunga, que… Read more »
Bosco
Visitante
15 anos atrás
McNamara,
uma coisa você não pode negar. A trilha sonora é fantástica.rsrsrs..
Fico imaginando quando o mesmo estiver operacional (se acontecer algum dia) como vai ser um alvo fácil já que os Nimitz são “afundados” a torta e a direita.
Victor Xavier
Visitante
15 anos atrás
Ola…. equipe do blog… fui tentar adicionar vcs nos meus feeds, mas ta dando erro… igualmente o blog aereo.. soh o terrestre ta certo.. tem como avisarem pra eles e vcs tb concertarem por favor?
Victor, vamos consertar os feeds em breve. Obrigado.
Black Ace
Visitante
15 anos atrás
Mcnamara,
Já disse, você tem razão. Merecemos muito mais do que isso. Enquanto todos estão olhando pra frente, a nossa MB parece que está olhando cada vez mais para o passado. É digno de vergonha e pena realmente, mas é bonito de ver, e melhor, de estar lá. Saudades.
Taer
Visitante
15 anos atrás
Gosto do NAe São Paulo, ficaria show com alguns Super Hornets no conves de vôo!
Sds.
fernando
Visitante
15 anos atrás
o porta avioes sao paulo e um alvo flutuante e com alguns dragoes voadores que nao servem para nada, e ainda falam de modernizar essas sucatas que nem paises piores do que o brasil querem…
Abrivio
Visitante
15 anos atrás
Sempre encarei o SP como um nae de transição. Como uma forma da MB recuperar sua aviação emb de asa fixa, e posteriormente, adquirir real capacidade militar. Fica o gosto amargo dos insucessos.
Continuo achando o mesmo, ou funciona (planejamento de médio e longo prazo) ou se aposenta para parar de drenar recursos.
Ter um nae só para dizer que se tem um nae é que não dá.
Black Ace
Visitante
15 anos atrás
correto Abrívio, concordo contigo
André
Visitante
15 anos atrás
Abrivio,
O problema é que nem mesmo esse Nae de “transição” navega! Assim, fica difícil acreditar que virá algo melhor, a despeito de todos os anúncios, como a END, o aumento do orçamento da MB (será contingenciado quando da execução?), etc.
Sds a todos.
Douglas
Visitante
15 anos atrás
Falar o que mais?????? O filme era da época que o SP desfilava. Hoje nem isso ele consegue fazer. Espero que após a reforma volte a desfilar… pois dizer que esse navio pode sobreviver em ambiente hostil é fantasia. A ala aérea, até que seja modernizada pela Embraer, é muito limitada. Mas não é só isso. qual defesa de área a MB tem para seu porta aviões? nenhuma. qual seria a velocidade do grupo de escolta do SP?? menos de 28 nós.. o que é pouco para o padrão de hoje. Qual ssistema de alerta aereo antecipado?? nenhum. qual defesa… Read more »
Douglas
Visitante
15 anos atrás
alguem tem alguma noticia sobre novas escoltas.????????
Cabral
Visitante
15 anos atrás
Têm pessoas que só vivem para reclamar, pessoa hoje tem muitas pessoas trabalhando duro para deixar o navio operacional, falta alguns armamentos no navio claro que sim.
MAS INFELISMENTE TEM GENTE QUE SO ACHA BONITA A MULHER DO VIZINHO.
Não é dessa forma que se constrói uma potência militar.
Douglas
Visitante
15 anos atrás
Ninguém aqui está duvindo do esforço do pessoal do AMRJ, só que não dá pra fazer proselitismo.
Fica fácil derramar loas de elogios quando deitados em berço esplendido.
Jairo
Visitante
15 anos atrás
Voto pelo fim da MB, já que nenhum dos navios presta prá nada mesmo, também pelo fim do EB que só fica marchando no quartel, e pelo fim da FAB que só quer gastar dinheiro em porcarias, acaba com essa corja de militares incompetentes, marajás, burros(todo militar é burro né), mal educados, grossos, etc. Com isso pega-se esses recursos e investe-se na Policia Federal, que é fashion, e no Congresso, que nunca tem recursos. Os Blog mudarão de temas, e pronto ficarão todos mundo satisfeitos. Já que tá tudo resolvido, vou ver o Blog do BBB9 ou da revista CARAS.
O Opalão é um navio de transição. Transição do QNO ( Quase Nunca Operacional ) para SPSCAADV ( Sucata Podre Sem Conserto Ainda Assim Devoradora de Verbas ).
Black Ace
Visitante
15 anos atrás
Jairo,
Por gentileza. Poderia fornecer as coordenadas de onde você está ? vou pedir para que lancem uma JDAM na sua casa.
Cabral
Visitante
15 anos atrás
PQ gastar dinheiro público com esse tipo de pessoa? da uma corona a ele e jogar ele no mar dúvido que os tubarões vão querer comer ele, alias manda ele para Recife aqui tem muitos tubarões mas os daqui so comem carne de primeira.
Wladimir
Visitante
15 anos atrás
Creio que o nosso colega Jairo tenho sido irônico. As críticas aqui feitas não são SOBRE O PESSOAL da MB, mas para dois grupos: o 1º são as pessoas que estão satisfeitas com o Opalão; o outro são nossos ‘queridíssimos’ governanetes que relegam a as FFAA à segundo plano.
Daqui há alguns anos, nós vamos estacionar CARCAÇAS de navios em alguns pontos no oceano e colocar alguns marinheiros armados com arpão e walkie talkie para comunicação.
Wolfpack
Visitante
15 anos atrás
O brinquedo mais caro da marinha Brasileira e só serve para isso mesmo, brincar e fazer parecer que temos uma Aeronáutica Embarcada eficiente. Um dos grandes erros da MB é continuar a investir em NAes, a não ser que tenhamos pretensões de dominar os mares do sul. O São Paulo no combate moderno teria a mesma eficiência que o NAe 25 de Maio na Guerra das Malvinas, isso lá pelos anos 80. O que não presta mais para França presta para o Brasil?
Wilson Johann
Visitante
15 anos atrás
É um belo navio, sem dúvidas, mas a situação tá tão ruim que aqueles urubus que aperecem no inicio do filme vão ser, por muito tempo, o único elemento aéreo da esquadra.
Abraços!!!
lula
Visitante
15 anos atrás
não vejo nada de mais se equiparem com os hornets antigos ainda daria muito pano para manga a us navy ainda usa eles ate hj !!!
Dalton
Visitante
15 anos atrás
Caro Lula,
Infelizmente nao seria possivel, pois os F18 C estao no fim de seus dias uteis, devido ao intenso uso no Iraque e Afeganistao e este desgaste todo esta fazendo eles “envelhecerem” bem antes do tempo.
E a marinha americana nao poderia dispor deles pois ainda nao tem os F 18 E/F em numero suficiente.
Inclusive varios F18A modernizados para o padrao “plus” F18A+ foram retirados do deserto e colocados na ativa outra vez.
A situaçao por lá nao está nada facil!
abraços
Dalton
Visitante
15 anos atrás
A nao ser que vc esteja referindo-se aos F-18 canadenses…estes estao com menos uso!!
abraços
Vassili Zaitsev
Visitante
15 anos atrás
Caramba, desceram a lenha no vídeo do nosso honorável São Paulo. Mas eu não, pelo contrário, gostei bastante do vídeo. Pena que o mesmo não poderia ser gravado hoje.
abraços.
Vassili Zaitsev
Visitante
15 anos atrás
Dalton,
A Espanha tb usa o F-18. Ele não está sendo substituido pelo Typhoon??? acho que seria uma boa “compra de prateleira”, se os espanhóis vendessem, é claro.
abraços.
CB AV FELIPE
Visitante
15 anos atrás
“SÃO PAULO A MELHOR MANEIRA DE DIZER MARINHA.” SERVI 1 ANO E MEIO EMBARCADO NO NAESPO, E KOMO ERA GRATIFICANTE ESCUTAR O HJ Almte. RESENDE DIZER ESTA FRASE. O NAVIO NÃO ESTÁ TÃO RUIM… VEIO DA FRANÇA COM MUITOS PROBLEMAS… FALTAVA PESSOAL QUALIFICADO PRA FAZER OS REPAROS.. MAS EH INCRÍVEL O ESFORÇO FEITOS PELOS NOSSOS CAMPANHAS E PELOS FUNC. CIVIS DO AMRJ PARA FABRICAR NOVAS PEÇAS PARA O A12. PRESENCIEI POR MUITAS MADRUGADAS O TRABALHO DE RESTAURAÇÃO DA CAT. LAT. OS CARAS PRECISAVAM MEDIR TUDO DURANTE A MADRUGADA PARA QUE A DILATAÇÃO NAUM ALTERASSE AS MEDIDAS… FALANDO SOBRE OPERAÇÕES AÉREAS:… Read more »
Obrigado Felipe, esse é o espírito. Quem já esteve a bordo do NAe São Paulo, sabe que o navio merece um pouco mais de consideração por parte dos brasileiros. Quem não valoriza o pouco que tem, nunca vai valorizar nada, sempre vai achar ruim. Todo mundo fala em transferência de tecnologia, mas esquecem da doutrina. Doutrina de operações aéreas de asa-fixa embarcadas é difícil de se aprender e aplicar, tanto é que é dominada por poucas marinhas. A China só agora começou a dar os primeiros passos no sentido de obter sua aviação de asa-fixa embarcada. O NAe São Paulo,… Read more »
Pinchas Landsibergis
Visitante
15 anos atrás
Logo vamos estar atingindo novamente esta operacionalidade e agora sem surpresas desagradáveis.
Para os que desdenham de nossa Marinha e nâo poupam criticas só sabem espicachar, não são capazes de pousar nem em simuladores e ficam dando palpites, vejam o pouso de nossos pilotos , perfeitos.
Enganam-se os que pensam que o sub nuclear vai acabar com a aviação de asa fixa, estrategicamente vamos operar pelo menos 2 NAAe.
Queiram ou não vamos aos poucos atingindo nossa maioridade, ainda que constantemente atropelados por crises minuciosamente programadas como esta atual.
Dalton
Visitante
15 anos atrás
Oi Vassily…
vc ficou sabendo de alguma proposta por parte da Espanha? Ou desejo deles de se livrarem dos seus F-18 ?
Nem mencionei Espanha, pois parece que li…talvez no blog aereo que o canadá estaria disposto a livrar-se de alguns…
Se souber, ou mais alguem souber…gostaria de saber tambem
abraços
João-Curitiba
Visitante
15 anos atrás
Adquirir F18 da Espanha? Enquanto eles continuarem a humilhar nossos compatriotas de passagem por lá, não devemos comprar nem um prego deles.
Nunão
Visitante
15 anos atrás
Creio que até chegar a hora da Espanha substituir F-18 por Eurofighters vai ainda um bom tempo, isso se ocorrer a substituição. Tem coisa mais velha na fila (Mirage F-1, por exemplo) antes de chegar a hora de aposentar os bem mais novos F-18 e, além disso, não é garantido ainda que os países do consórcio consigam adquirir os próximos lotes, tem muita negociação rolando. É bem provável que os Hornets espanhóis fiquem bastante tempo na ativa, lado a lado com os Typhoons. Quanto aos F-18 canadenses, a coisa já é diferente: parte da frota foi estocada há quase uma… Read more »
Dalton
Visitante
15 anos atrás
Nós nao teriamos condiçoes de adquiri-los de qualquer forma !
Mas se estivessem a venda, como parece que os canadenses estao oferecendo, algum outro Pais…nao nós, poderia estar interessado.
A meta para os proximos anos…e a reforma dos falcoes…novos avioes para amarinha sabe-se lá quando.
Creio não haver dúvidas quanto ao trabalho daqueles que querem o São Paulo ou qualquer outro meio imobilizado andando/ voando. O que não fica tão explícito é que sua carga não deveria ser tão pesada se o setor operativo tivesse a prioridade que se apregoa existir. Exemplos banais de como a “cultura” atual não privilegia navios e seu pessoal: por que se tira de navios – com efetivos razoavelmente abaixo das lotações – e não “do chão” militares para fazerem serviço de guarda no hospital Marcílio Dias e na Avenida Brasil ou trabalharem no combate à dengue? por que a… Read more »
Lindo este filme.
Pena que em toda a história de porta aviões no Brasil, este foi o unico momento que tivemos alguma amostra meia boca do que é um PA operacional.
Já que não aproveitarão os bons momentos para investir em meios aéreos mais modernos e diversos, como o S-2T, agora é tartde, porque a crise vai cortar tudo.Vamos ficar com as imagens.
Esdras
Filme maravilhoso! Vi várias vezes… só podia ter sido feito por gringo.
O submarino nuclear vai acabar de vez com a nossa aviação embarcada de asa-fixa.
O NAe São Paulo é a melhor forma de se dizer MARINHA, mas vamos acabar com uma guarda-costeira e uns poucos submarinos.
“…em meios aéreos mais modernos e diversos, como o S-2T, agora é tartde, porque…”
Aonde S-2T é moderno???
Quando voltará a operar?
Alguem sabe?
O S-2T não é moderno mas necessário para um porta aviões. A MB brinca de ter PA.
O principal fator que causa um diferenção em um avião, são os equipamentos embarcdos.
Os ingleses estão voltando a usar o Ninrod, que é super antigo, mas com equipamentos super modernos.
Avião neste caso é apenas um meio de transportas os sistemas.
Os pilotos da MB não batem muito o avião no convés? Tipo, o impacto é bastante grande. Os EUA com os Hornets pousam mais suaves, ao meu ver.
O Nae São Paulo retornará a ativa em julho de 2009. E imediatamente contará com cerca de até 7 A/F-1 Skyhawk, até 5 SH-3A e B, até 4 UH 14, e Uh-12 e IH 4. Posteriormente já em 2010(primeiro semestre) contará com os recém adquiridos SeaHawks,e em 2011(1o. Semestre) com os S-2Ts.
Fiz 2 fotos aéreas apartir da janela de um ATR 42 da TRIP na chegada do trecho Juiz de Fora – Rio (sdu) onde percebe nitidamente as obras na catalpulta lateral e também obras nas próximidades da catapulta de frente do A12.
O Filme é pobre, parece aqueles feitos na antiga União Soviética…assim como são pobres o navio, os A-4, o velho Bell 206 JetRanger e o também velho S-2T argentino. É essa a Marinha de Águas Azuis???? Cenas deprimentes. Estamos em 2009, e não em 1969!
TIVE A HONRA DE VISITA O SÃO PAULO!!NUNCA MAIS VOU ESQUECER ESSE DIA!ande no elevador da pista mto lindo!tive a oportunidade de visita-lo qndo ainda era da frança! não vou mentir o FOCH era mais lindo q o S.Paulo! (foch era o nome qndo era da frança) tinha bateria de misseis, uma cacetada de aviões , dizia q estava com armas nucleares ,não sei se é verdade..
belo video!
NAe SP – ” Melhor maneira de dizer Marinha ”
Realmente: Parado, dispendioso e ineficaz, sem grupo aéreo definido, e até o suposto lema continua sendo a melhor maneira de dizer Marinha, ou seja, vive copiando o passado, pois podia ao menos mudar o lema que foi do Mingão
E depois eu que sou azedo …
MO
Nimitz em 29 Jan, 2009 às 21:20
“mas vamos acabar com uma guarda-costeira e uns poucos submarinos.”
Nossa!!! Se isso acontecer eu estou feliz!!!
Se tivessemos umas 50 corvetas e alguns navios rapidos de ataque e uns 30 subs diesel AIP… estariamos mto bem na fita!!
Mcnamara,
Você tem razão, mas aloprou muito. Tem gente trabalhando muito duro para fazer funcionar, em respeito a eles. Não é o que sonhamos, mas respeitemos os que lá estão dando o sangue para fazer o navio andar novamente. Sei que nosso protesto é fazer chacota, mas temos que tentar enxergar algo positivo, mesmo fazendo muita força. É a marinha do nosso País.
um abraço
DEZ este filme!!!. todos os filmes de Marinha são importantes para informar a todos que isto é o resultado de muito trabalho de tecnicos e militares.
Devia ser mostrado no JORNAL NACIONAL TODAS AS SEMANAS!
Mesmo sendo um porta aviões antigo o sÃO PAULO CONTINUA A MOSTRAR sua imponência, ninguem pode negar que é um belo navio
Mesmo sendo um porta aviões antigo o sÃO PAULO CONTINUA A MOSTRAR sua imponência, ninguem pode negar que é um belo navio
Prezado Black Ace. Nunca menosprezei a turma da graxa, e sempre tive grande respeito pela instituição Marinha do Brasil. Mais, não estou fazendo chacota, apenas tenho apreço pela verdade. Já fui militar, modéstia à parte, conheço um bocado a respeito de armas, e acho cômico, no ano de 2009, alguém achar “muito lindo” (como diz o ma junior aí em cima ),o navio em questão, deixar se impressionar com catapultagens de ineficazes A-4, nosso “Caça de Defesa de Frota”, com sobrevôo de um JetRanger velho de guerra, ou o lançamento de um S-2T do país vizinho. E o Dunga, que… Read more »
McNamara,
uma coisa você não pode negar. A trilha sonora é fantástica.rsrsrs..
Fico imaginando quando o mesmo estiver operacional (se acontecer algum dia) como vai ser um alvo fácil já que os Nimitz são “afundados” a torta e a direita.
Ola…. equipe do blog… fui tentar adicionar vcs nos meus feeds, mas ta dando erro… igualmente o blog aereo.. soh o terrestre ta certo.. tem como avisarem pra eles e vcs tb concertarem por favor?
Victor, vamos consertar os feeds em breve. Obrigado.
Mcnamara,
Já disse, você tem razão. Merecemos muito mais do que isso. Enquanto todos estão olhando pra frente, a nossa MB parece que está olhando cada vez mais para o passado. É digno de vergonha e pena realmente, mas é bonito de ver, e melhor, de estar lá. Saudades.
Gosto do NAe São Paulo, ficaria show com alguns Super Hornets no conves de vôo!
Sds.
o porta avioes sao paulo e um alvo flutuante e com alguns dragoes voadores que nao servem para nada, e ainda falam de modernizar essas sucatas que nem paises piores do que o brasil querem…
Sempre encarei o SP como um nae de transição. Como uma forma da MB recuperar sua aviação emb de asa fixa, e posteriormente, adquirir real capacidade militar. Fica o gosto amargo dos insucessos.
Continuo achando o mesmo, ou funciona (planejamento de médio e longo prazo) ou se aposenta para parar de drenar recursos.
Ter um nae só para dizer que se tem um nae é que não dá.
correto Abrívio, concordo contigo
Abrivio,
O problema é que nem mesmo esse Nae de “transição” navega! Assim, fica difícil acreditar que virá algo melhor, a despeito de todos os anúncios, como a END, o aumento do orçamento da MB (será contingenciado quando da execução?), etc.
Sds a todos.
Falar o que mais?????? O filme era da época que o SP desfilava. Hoje nem isso ele consegue fazer. Espero que após a reforma volte a desfilar… pois dizer que esse navio pode sobreviver em ambiente hostil é fantasia. A ala aérea, até que seja modernizada pela Embraer, é muito limitada. Mas não é só isso. qual defesa de área a MB tem para seu porta aviões? nenhuma. qual seria a velocidade do grupo de escolta do SP?? menos de 28 nós.. o que é pouco para o padrão de hoje. Qual ssistema de alerta aereo antecipado?? nenhum. qual defesa… Read more »
alguem tem alguma noticia sobre novas escoltas.????????
Têm pessoas que só vivem para reclamar, pessoa hoje tem muitas pessoas trabalhando duro para deixar o navio operacional, falta alguns armamentos no navio claro que sim.
MAS INFELISMENTE TEM GENTE QUE SO ACHA BONITA A MULHER DO VIZINHO.
Não é dessa forma que se constrói uma potência militar.
Ninguém aqui está duvindo do esforço do pessoal do AMRJ, só que não dá pra fazer proselitismo.
Fica fácil derramar loas de elogios quando deitados em berço esplendido.
Voto pelo fim da MB, já que nenhum dos navios presta prá nada mesmo, também pelo fim do EB que só fica marchando no quartel, e pelo fim da FAB que só quer gastar dinheiro em porcarias, acaba com essa corja de militares incompetentes, marajás, burros(todo militar é burro né), mal educados, grossos, etc. Com isso pega-se esses recursos e investe-se na Policia Federal, que é fashion, e no Congresso, que nunca tem recursos. Os Blog mudarão de temas, e pronto ficarão todos mundo satisfeitos. Já que tá tudo resolvido, vou ver o Blog do BBB9 ou da revista CARAS.
O Opalão é um navio de transição. Transição do QNO ( Quase Nunca Operacional ) para SPSCAADV ( Sucata Podre Sem Conserto Ainda Assim Devoradora de Verbas ).
Jairo,
Por gentileza. Poderia fornecer as coordenadas de onde você está ? vou pedir para que lancem uma JDAM na sua casa.
PQ gastar dinheiro público com esse tipo de pessoa? da uma corona a ele e jogar ele no mar dúvido que os tubarões vão querer comer ele, alias manda ele para Recife aqui tem muitos tubarões mas os daqui so comem carne de primeira.
Creio que o nosso colega Jairo tenho sido irônico. As críticas aqui feitas não são SOBRE O PESSOAL da MB, mas para dois grupos: o 1º são as pessoas que estão satisfeitas com o Opalão; o outro são nossos ‘queridíssimos’ governanetes que relegam a as FFAA à segundo plano.
Daqui há alguns anos, nós vamos estacionar CARCAÇAS de navios em alguns pontos no oceano e colocar alguns marinheiros armados com arpão e walkie talkie para comunicação.
O brinquedo mais caro da marinha Brasileira e só serve para isso mesmo, brincar e fazer parecer que temos uma Aeronáutica Embarcada eficiente. Um dos grandes erros da MB é continuar a investir em NAes, a não ser que tenhamos pretensões de dominar os mares do sul. O São Paulo no combate moderno teria a mesma eficiência que o NAe 25 de Maio na Guerra das Malvinas, isso lá pelos anos 80. O que não presta mais para França presta para o Brasil?
É um belo navio, sem dúvidas, mas a situação tá tão ruim que aqueles urubus que aperecem no inicio do filme vão ser, por muito tempo, o único elemento aéreo da esquadra.
Abraços!!!
não vejo nada de mais se equiparem com os hornets antigos ainda daria muito pano para manga a us navy ainda usa eles ate hj !!!
Caro Lula,
Infelizmente nao seria possivel, pois os F18 C estao no fim de seus dias uteis, devido ao intenso uso no Iraque e Afeganistao e este desgaste todo esta fazendo eles “envelhecerem” bem antes do tempo.
E a marinha americana nao poderia dispor deles pois ainda nao tem os F 18 E/F em numero suficiente.
Inclusive varios F18A modernizados para o padrao “plus” F18A+ foram retirados do deserto e colocados na ativa outra vez.
A situaçao por lá nao está nada facil!
abraços
A nao ser que vc esteja referindo-se aos F-18 canadenses…estes estao com menos uso!!
abraços
Caramba, desceram a lenha no vídeo do nosso honorável São Paulo. Mas eu não, pelo contrário, gostei bastante do vídeo. Pena que o mesmo não poderia ser gravado hoje.
abraços.
Dalton,
A Espanha tb usa o F-18. Ele não está sendo substituido pelo Typhoon??? acho que seria uma boa “compra de prateleira”, se os espanhóis vendessem, é claro.
abraços.
“SÃO PAULO A MELHOR MANEIRA DE DIZER MARINHA.” SERVI 1 ANO E MEIO EMBARCADO NO NAESPO, E KOMO ERA GRATIFICANTE ESCUTAR O HJ Almte. RESENDE DIZER ESTA FRASE. O NAVIO NÃO ESTÁ TÃO RUIM… VEIO DA FRANÇA COM MUITOS PROBLEMAS… FALTAVA PESSOAL QUALIFICADO PRA FAZER OS REPAROS.. MAS EH INCRÍVEL O ESFORÇO FEITOS PELOS NOSSOS CAMPANHAS E PELOS FUNC. CIVIS DO AMRJ PARA FABRICAR NOVAS PEÇAS PARA O A12. PRESENCIEI POR MUITAS MADRUGADAS O TRABALHO DE RESTAURAÇÃO DA CAT. LAT. OS CARAS PRECISAVAM MEDIR TUDO DURANTE A MADRUGADA PARA QUE A DILATAÇÃO NAUM ALTERASSE AS MEDIDAS… FALANDO SOBRE OPERAÇÕES AÉREAS:… Read more »
Obrigado Felipe, esse é o espírito. Quem já esteve a bordo do NAe São Paulo, sabe que o navio merece um pouco mais de consideração por parte dos brasileiros. Quem não valoriza o pouco que tem, nunca vai valorizar nada, sempre vai achar ruim. Todo mundo fala em transferência de tecnologia, mas esquecem da doutrina. Doutrina de operações aéreas de asa-fixa embarcadas é difícil de se aprender e aplicar, tanto é que é dominada por poucas marinhas. A China só agora começou a dar os primeiros passos no sentido de obter sua aviação de asa-fixa embarcada. O NAe São Paulo,… Read more »
Logo vamos estar atingindo novamente esta operacionalidade e agora sem surpresas desagradáveis.
Para os que desdenham de nossa Marinha e nâo poupam criticas só sabem espicachar, não são capazes de pousar nem em simuladores e ficam dando palpites, vejam o pouso de nossos pilotos , perfeitos.
Enganam-se os que pensam que o sub nuclear vai acabar com a aviação de asa fixa, estrategicamente vamos operar pelo menos 2 NAAe.
Queiram ou não vamos aos poucos atingindo nossa maioridade, ainda que constantemente atropelados por crises minuciosamente programadas como esta atual.
Oi Vassily…
vc ficou sabendo de alguma proposta por parte da Espanha? Ou desejo deles de se livrarem dos seus F-18 ?
Nem mencionei Espanha, pois parece que li…talvez no blog aereo que o canadá estaria disposto a livrar-se de alguns…
Se souber, ou mais alguem souber…gostaria de saber tambem
abraços
Adquirir F18 da Espanha? Enquanto eles continuarem a humilhar nossos compatriotas de passagem por lá, não devemos comprar nem um prego deles.
Creio que até chegar a hora da Espanha substituir F-18 por Eurofighters vai ainda um bom tempo, isso se ocorrer a substituição. Tem coisa mais velha na fila (Mirage F-1, por exemplo) antes de chegar a hora de aposentar os bem mais novos F-18 e, além disso, não é garantido ainda que os países do consórcio consigam adquirir os próximos lotes, tem muita negociação rolando. É bem provável que os Hornets espanhóis fiquem bastante tempo na ativa, lado a lado com os Typhoons. Quanto aos F-18 canadenses, a coisa já é diferente: parte da frota foi estocada há quase uma… Read more »
Nós nao teriamos condiçoes de adquiri-los de qualquer forma !
Mas se estivessem a venda, como parece que os canadenses estao oferecendo, algum outro Pais…nao nós, poderia estar interessado.
A meta para os proximos anos…e a reforma dos falcoes…novos avioes para amarinha sabe-se lá quando.
abraços
Creio não haver dúvidas quanto ao trabalho daqueles que querem o São Paulo ou qualquer outro meio imobilizado andando/ voando. O que não fica tão explícito é que sua carga não deveria ser tão pesada se o setor operativo tivesse a prioridade que se apregoa existir. Exemplos banais de como a “cultura” atual não privilegia navios e seu pessoal: por que se tira de navios – com efetivos razoavelmente abaixo das lotações – e não “do chão” militares para fazerem serviço de guarda no hospital Marcílio Dias e na Avenida Brasil ou trabalharem no combate à dengue? por que a… Read more »