Petrobras encontra helicóptero desaparecido na Bacia de Campos
A Petrobras informou que localizou, na tarde deste sábado, três corpos, ainda não identificados, e o helicóptero que desapareceu na Bacia de Campos, nesta sexta-feira, após uma tentativa de pouso forçado. Eles foram localizados no fundo do mar, a 99 metros de profundidade e a 100 km da costa. Já foi iniciado o procedimento para resgate dos corpos. Prosseguem as buscas para a localização da quarta pessoa desaparecida com a mesma quantidade de embarcações e aeronaves mobilizadas até o momento.
Todo o trabalho de busca está sendo coordenado pela Força Aérea Brasileira e pela Marinha do Brasil.
O pouso forçado foi realizado em alto-mar, a cerca de 100 km do litoral. A aeronave seguia de uma plataforma de petróleo em direção à terra firme (Macaé). Antes do sumiço, o piloto detectou problemas e solicitou autorização para fazer um pouso de emergência, segundo informações da FAB.
O desaparecimento foi declarado às 17h15, instantes após o comunicado do piloto à torre de Macaé. Após a solicitação de emergência, como não havia comunicação e a aeronave não chegou ao destino, o Plano de Emergência da Bacia de Campos foi acionado. Homens e embarcações de buscas da Petrobras seguiram para o local. Além disso, um navio patrulha e um helicóptero da Marinha também foram enviados.
Na madrugada deste sábado, a Petrobras divulgou o nome de três dos quatro ocupantes do helicóptero (o nome do co-piloto não havia sido divulgado a pedido da família): o piloto Rommel Oliveira Garcia e os passageiros Ricardo Leal de Oliveira, auxiliar técnico de planejamento da empresa Engevix, e João Carlos Pereira da Silva, técnico de inspeção da empresa Brasitest.
Diariamente são feito diversos voos entre as bases da Petrobras e as plataformas no litoral brasileiro. Com a descoberta do pré-sal, a empresa deve aumentar sua frota de aeronaves e transportar mais empregados até as unidades produtoras que devem ficar ancoradas a uma distância superior a 300 km da costa.
FONTE: Jornal do Brasil
BATE-PAPO ONLINE: Converse com outros leitores sobre esta notícia no ‘Xat’ do Poder Naval, clicando aqui.
Uma pena realmente, meus pêsames às famílias.
O fato de as vítimas terem sido encontradas dentro da aeronave (eu suponho), indica que o piloto deve ter perdido o controle da aeronave ainda bem longe do mar, e o helicóptero deve ter impactado com força, pois os ocupantes aparentemente não tiveram chance de abandonar o aparelho.
É verdade, Clésio. Esperamos que o recolhimento da aeronave possa colaborar com as investigações para sabermos o que ocorreu exatamente. A aeronave é nova e está em uso em diversas outras operadoras.
Já leio o poder aéreo há quase um ano e confesso que nunca me interessei realmente em ter uma conta para poder comentar, achava mais divertido ver os diversos comentários e manter pra mim mesmo as minhas opiniões. No entanto, com o ocorrido nesse acidente, com a perda de um amigo, me vi na obrigação de deixar aqui meu testemunho sobre o Cmte. Rommel. Um piloto excepcional, um herói na história da aviação nacional, um homem correto e um bom amigo. Não há ninguém no Offshore que não goste dele ou que tenha qualquer reclamação a fazer sobre sua conduta,… Read more »