Novo Aviso Hidroceanográfico Fluvial da Marinha do Brasil
No dia 5 de setembro, acontecerá a cerimônia de batimento da quilha do Aviso Hidroceanográfico Fluvial (AvHoFlu) Rio Tocantins. O ato simbólico, que marca o início da obra, será realizado nas dependências do Inace, em Fortaleza (CE).
O estaleiro venceu a licitação para construir um lote de quatro navios da classe Avisos Hidroceanográficos, do qual faz parte o Rio Tocantins, comprometendo-se a incrementar sua capacitação tecnológica para produzir navios militares e de pesquisa, gerando, assim, novos empregos e contribuindo para o fortalecimento da indústria naval.
Os AvHoFlu estão sob a responsabilidade da Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha e serão usados em levantamentos hidroceanográficos nas águas interiores da Bacia Amazônica, atualizando, continuamente, a cartografia náutica das principais hidrovias da região.
Os navios desta classe recebem nomes de importantes rios do Brasil, como o do Rio Tocantins, por exemplo, que é o segundo maior rio totalmente brasileiro e se projeta como importante hidrovia para o escoamento de produção agrícola e mineral.
Até o mês de novembro de 2012, as quatro embarcações devem ser entregues à Marinha do Brasil.
A produção está inserida no Projeto Cartografia da Amazônia, realizado em parceria com o Exército, a Aeronáutica e o Serviço Geológico do Brasil. A coordenação é do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia, subordinado ao Ministério da Defesa.
FONTE: MB
Parece que não há outro estaleiro, além do Inace.