O PA Foch (atual NAe São Paulo) no auge da operacionalidade

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foch

NOTA do BLOG: Quantos Super Étendard aparecem na foto?

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Guilherme Antonio Nicolladelli

19 =D

João-Curitiba

Consegui localizar 18 voando e um no convôo. Aliás, com tanta gente no convôo e a formação aérea, isso tá parecendo mais desfile ou comemoração.
Mas é mesmo um navio imponente. Queiram ou não, com os A4 embarcados, ainda impõe respeito no TO do Atlântico Sul.

Da Silva

Bela Imagem, já que agora esse navio é nosso e dizem que foi reformado, a MB poderia muito bem colocar uns Rafale nele, no mínimo uns 12. Aquela coisinha escalafobética que é o A-4 Skyhawk, já era, devem ser todos doados para algum museu.

Abraço a todos,

Da Silva.

Democracia

Ao todo 19, mas me parece que tem um na catapulta, me corrijam se estiver errado.

Viva a República!!!

Dalton

Que visao hein Democracia???

Dei um close na foto…mas…parece ser um helicoptero.

abraços

André

Contei 20, sendo 18 voando, 1 na catapulta e outro mais para a popa. Me corrijam se estiver errado.
Sds a todos.

Fernando_MG

Puxa vida! Como já havia dito em comentário anterior, esse navio é um espetáculo (ou foi), pena que os A4 e o próprio navio estejam tão degradados. No auge da operacionalidade acho que ele operava algo em torno de 40 aviões (corrijam se estiver errado). Caças supersônicos, ataque, helicópteros, aviões de alerta radar, completo. Será que a MB vai conseguir colocá-lo novamente nesse estado? Torço muito para que sim.

Fernando_MG

De que ano é essa foto? Alguém saberia dizer?

thiago

19 aeronaves

João-Curitiba

Em qual das catapultas? Além de ampliar, usei lente de aumento e não consegui ver.

Patriota

É um navio imponente mais se estivesse no auge da operacionalidade
o São Paulo estaria ainda com os franceses.

André

Ola ,li em um site que o Na São Paulo vai estar totalmente operacional apartir do segundo semestre é contara com no minimo seis A4 e mas um numero de helicoptoros(não lembro a quantidade) ,Espero que seja verdade!!!

RJ

E por falar em São Paulo/Foch, alguém sabe a quantas anda o projeto do Cougar AEW?

fernando

acho que com esses a-4, sera melhor fica na base naval, pois com esses dinossauros voadores ele simplesmente e um alvo boiando no mar a espera de um missil de um caca ou de um submarino….

Nimitz

Quais as vantagens do Super Étendard para o A-4KU Skyhawk II? não são muito parecidos? 19 jatos AF-1 voando na foto não teriam uma capacidade de combate semelhante?

Aluisio

Se a função de um NAe é projeção de força em solo e defesa aérea,o São Paulo nada mais é do que uma banheira voadora que abriga meia dúzia de aeromodelos com capacidade de dar uns tiros de canhão,pq eu nao consigo enchergar claramente 6 A-4 fazendo defesa aérea ou projeção de força eficientemente. A verdade é que o SP é uma grande banheira voadora que só serve pra fazer propaganda e nada mais…(além de gastar o já apertado orçamento da MB,claro…)

RJ

Na verdade os Super Étandard da marinha francesa foram modernizados para o padrão SEM, e aí ficaram com uma capacidade bem superior ao A-4.
Bom, mas os A-4 também não serão modernizados?

Aluisio

Ops,errei, é: “…uma grande banheira FLUTUANTE ” e não “uma grande banheira voadora” =D

João-Curitiba

Aluísio

Você falou uma grande verdade. Os PA são usados para mostrar a bandeira, isto é, para intimidar ou fazer relações públicas. O São Paulo, aberto à visitação pública em Montevidéu, Buenos Aires ou Cidade do Cabo, daria para o Brasil um retorno em prestígio muito grande.
E quando um país tem prestígio, ele consegue contratos comerciais e recepção de turistas com mais facilidade. E no fim o que importa mesmo é o vil metal (que não acho tão vil assim, desde que esteja no nosso bolso).

Abraços

Alexandre Galante

Aluisio, o desempenho do A-4KU e carga bélica é muito parecida com a do AMX da FAB (os aviões são da mesma classe, embora de épocas diferentes). Isso significa que AMX também é uma porcaria?

RL

Falando em AMX, os amigos acreditam ser viável uma versão naval já que as caracteristicas são semelhantes ao A4 com a vantagem de ser nacional?

Uma dúvida.
Quantas aeronaves de fato o Opalão pode levar a bordo?

João-Curitiba

RL

O AMX já saiu de fabricação. Anos atrás a Embraer havia pedido algo como 200 milhões para desenvolver uma versão naval. Este valor apenas para o desenvolvimento.
E muitos aqui falam no Super Tucano naval. Deve ser outra pancada só o custo do desenvolvimento. Aliás o Foch já operou um “primo” do Super Tucano, o Brèguet Alizé, monomotor, também turbo-hélice, para atividades anti-submarino.

Matheus Falcon  MG

São ao todo 18 aeronaves em võo, e uma na catapulta de lancamento ….

Ele pode operar 30 caças de ate, 20 toneladas cada 1.

AJS

São 19 no toral, 18 em voo e 1 no convoo, não há nenhum na catapulta.

lula

Super Étendard ? porque não ?? não compramos os mirage 2000 do lote mais antigo !! com o dinheiro da modernização dos a4 daria para comprar todos os “sem” restantes e ja e um avião mais do que testado, poi estaria voltando para seu velho parceiro !!

tomas

É uma pena, mas o A-12 enquanto na MB nunca esteve em sua total operacionalidade. Contar com apenas 6 caças A-4 (sem modernização) embarcados para sua defesa e não contar com autodefesa de ponto adequada é continuar a manter o navio capenga. Sei que a MB está incorporando os sistemas e sensores SCT IV, MAGE B1BW entre outros e instalou também para a defesa de ponto 2 lansadores SIMBAD com o míssil MISTRAL que pertenciam ao velho e saudos A-11 Minas Gerais. Louvável, mas é pouco para um navio com a importância estratégica que tem para a MB. O A-12,… Read more »

Vassili Zaitsev

Tomaz, Não entendi nada. Como assim dois sistemas ASPIDE “adicionais”???? O A-12 São Paulo por acaso já tem algum instalado? que eu saiba não; o que ele tem é o SIMBAD, e nada mais. Quanto ao Bofors MK-3, sou mais o Oerlikon Sky-Shield 35mm ou o Goalkeeper, como defesa terminal. Mas, antes de tudo, o que podemos pedir é que ele realmente volte a operar ainda este ano (de preferência com os motores retificados), para que possa novamente atingir sua velocidade máxima. Quanto ao A-4 galinho de briga ( carinhosamente apelidado por mim mesmo), é uma pena que somente 12… Read more »

Nunão

Ehehe, o tal “avião na catapulta” não estaria um pouco grandinho, não?… Só tem um no convoo, e se comparar o tamanho… Quanto à comparação, se não me engano o Super Etendart tem vel. máxima um pouco superior aos A-4. De resto, não são muito diferentes não em seus diversos aspectos e parâmetros de desmpenho, tirando a questão dos aviônicos e armamento que operam, é claro. Se modernizados os A-4 de forma abrangente (o que eu achava de custo-benefício duvidoso até pouco tempo, mas que, pensando na visão da MB de que o A-12 e os A-4 sairão de serviço… Read more »

Nunão

Aliás, falando no tempo dessa foto, ela me parece razoavelmente recente, dos últimos anos de operação do Foch na Marinha Francesa. Não se vê mais nenhum canhão de 100mm e, ao que parece vendo na ampliação máxima, tem um lançador Sadral na extensão de vante, a bombordo, que se não me engano foi instalado em meados dos anos 90 (a ré pode-se ver um lançador de Crotale, instalado nos anos 80).Então chuto que é dos últimos 5 anos de serviço do NAe por lá.

Thiago

Por que o Brasil não compra alguns Super Etendart e moderniza em vez de investir nos A4?

André

Sobre o Super Etendart eu acho que o Brasil não compra porque se eles estão +- na mesma categoria do A-4 ,e se modernizados teriam o mesmo tempo de vida que os A-4 tambem modernizados ,porcausa desses parametros e porque a marinha teria que começar quase do zero em termos de treinamento etc.. como o orçamento da marimha é (sempre foi)apertado seria um desperdicio.Eu posso estar equivocado mas é apenas uma opinião !!

RJ

É porque os Super Étendard foram modernizados na França, e não no Brasil.
Esse povinho tem preconceito contra o que é brasileiro, e não acredita na EMBRAER ou em outras empresas nacionais. É complexo de inferioridade, acho.

Por mais que um A-4BR não seja um Hornet ou Rafale, acho que será uma bela aquisição para a marinha se preparar para operar no futuro um avião realmente moderno, o que ela não tem condições hoje.

tomas

Vassili Zaitsev.

“Adicionais” aos SIMBAD…caramba!
Quanto aos Bofors MK-3 somente dei a minha opinião em termos de padronização de equipamentos. Os Oerlikon Sky-Shield 35mm ou o Goalkeeper são ótimas opções.

Flamenguista

O foda é que um Goalkeeper custa mais ou menos o preço que pagamos pelo São Paulo…

Flamenguista

Vixi… O blog foi pro lado futebolístico sem querer..hehe.

M. Souza

Bem, acertamos o número de SE, OK! Mas eu acho que a MB devia ter um par de lançadores de ASTER 30 pra manter todo mundo longe!

AJS

Caros colegas, há um tempinho, foi amplamente noticiado, que a França ofereceu à Argentina, a possibilidade de escolher entre os SE da marinha francesa, 10 aparelhos para servirem como fornecedores de peças aos SE da ARA, pois a França os considera sem possibilidade de
modernização, devido à fadiga estrutural das aeronaves.

AJS

Caros colegas, há um tempinho, foi amplamente noticiado, que a França ofereceu à Argentina, a possibilidade de escolher entre os SE da marinha francesa, 10 aparelhos para servirem como fornecedores de peças aos SE da ARA, pois a França os considera sem possibilidade de
modernização, devido à fadiga estrutural das aeronaves.
Não lembro qual o sistema de defesa removido do São Paulo, pela França, que sofreu uma queda, e foi destruído, valor dito à época US 50 milhões. Seria o Crotale?

MarceloRJ

20, 19 2m formaçao e 1 no convoo.

MarceloRJ

20= 19 em formaçao e 1 no convoo.

MarceloRJ

20= 19 em formaçao e 1 no convoo.

Jacubão

18 em vôo e 1 no convôo.
Tem gente precisando de óculos,rsrsrsrs.

Leandro

Marcelo Martins, eu também espero que você esteja errado! Pelas suas dúvidas e seu tom, parece que você quer ver uma Marinha grande, um dia, mas não acredita no processo que vem sendo desenvolvido. Quais são as alternativas, com o orçamento que se tem? Ter, agora e no futuro, uma marinha dedicada apenas às tarfas subsidiárias como inspeção naval, fiscalização da MARPOL, serviços aduaneiros, policialescos e constabulares? Como fazer a Marinha crescer e responder às espectativas de todos os contribuintes que se importam, de fato, com a defesa de nossos interesses no mar? Como é que a China conseguirá operar… Read more »

Vinícius D. Cavalcante

Triste termos conseguido comprar os melhores e mais novos A-4 já produzidos até aquela época (com exceção dos A-4M dos Marines) e não termos podido completar a jogada recompondo-lhes a suite de aviônica (os americanos impuseram uma retirada de equipamentos para a comercialização dos aviões para o Brasil), ECM e armamento. Os A-4 kuwaitianos eram otimizados para ataque e quando chegaram aqui praticamente não tinham voado, eram quase-zerados. Eles já vinham com o Sidewinder P, enquanto que os nossos F-5E apenas há pouco haviam recebido seus preciosos Phyton. Acredito que se a Marinha tivesse podido levar adiante seus projeto original… Read more »

LOBO DO MAR

PENA QUE AGORA TÁ BIXADO!

Baschera

Os A-4KU realmente vieram para cá com baixíssima utilização, o que mais tinha voado, chegou à apenas 1.600 hs de vôo. Modernizados com aviônica decente, uma boa suite de armamento, e um radar ( dizem que será o Griffo, não lembro a versão…)poderiam se tornar meios mais do que suficientes para a aprendizagem que se pretende do A-12.
Quanto aos SEM franceses, de tão bixados, realmente foram oferecidos 10 und. à ARA sem custo, para servir de scrap.
Quanto ao AMX, peeelllloooo ammmor de DDeeeeus……

Sds.

Smedley D. Buttler

18 voando + 1 no convôo = 19 aeronaves, mas como a foto não esta com boa qualidade, não da para confirmar se são todos SUE. Pode ter um IVP no meio. Alexandre Galante disse: “Aluisio, o desempenho do A-4KU e carga bélica é muito parecida com a do AMX da FAB (os aviões são da mesma classe, embora de épocas diferentes). Isso significa que AMX também é uma porcaria?” Realmente a carga bélica é muito parecida mesmo, sempre voam pelados, com muita fé em Padim Pade Ciço e na “peixeira de luz” que arma nossas tropas imperiais. Quando a… Read more »

Baschera

Mauro,
Grato. Como diz meu filho de 4 anos…. conosco ninguém podosco!!!
O AMX foi um parto indesejado, embora concorde que é uma pena.
Forte Abraço.

Nautilus

Senhores, Em termos de máquinas, o São Paulo estará, ainda este ano, com desempenho igual ou superior ao que ele jamais teve na Marine Nationale. O AMRJ está fazendo um grande trabalho em seu PMG. Quanto à defesa AAé, teremos novidades em breve. Lembrem-se que, para instalação de um novo sistema AAé, o navio não precisará ser paralisado tanto tempo como foi em seu PMG, que dura muito tempo em qualquer Marinha do Mundo, quando se trata de navios do porte de um NAe. Ele já contará com o SICONTA MK4, MAGE, etc, tudo nacional. E existem coisas instaladas na… Read more »