O convés de voo do USS ‘Oriskany’ na década de 1970
Nosso NAe São Paulo daqui a 10 anos poderá ser 1/3 desse navio, com uma pequena diferença no espaço de tempo de 50 anos.
Realmente os americanos tiravam água de pedra desses “Essex” que mesmo apertadinhos andavam apinhados nesses dias de Vietnã.
Coisas legais nesse vídeo:
- Um AGI (traineira disfarçada) coletando inteligência acompanhando o navio;
- O Sea King já com pintura cinza de baixa visibilidade que começou a se espalhar em 1980 pela Esquadra (10 anos depois);
- O helicóptero embarcado preferido do Zéeeeeeeeeehhhhhh, o SH-2, logo atrás do Sea King decolando;
- Uma Garcia chegando em velocidade pela proa do navio, mas parece que tem uma antena ali que a transforma numa “Brooke”;
- Reparar a rapidez da seqüência de lançamento dos Crusaders. Muito bom para um navio desse porte;
- A trilha sonora escolhida a dedo pra mim;
- Época em que as aeronaves tinham as pinturas mais bonitas e todo o Esquadrão recebia a mesma, não só a aeronave do comandante;
- Notar o Sidewinder com aquelas fitas de inspeção ainda sem ser retirada e o Crusader quase pronto para ser lançado.
- A rapidez com que o defletor é rebatido
- O A-7 retornando com munição
- O “Trackerzão” voltando
- Não me lembro de já ter visto isso: A-3 operando de um classe Essex
- Aparece a Davidson (CT PARAÍBA)
COLABOROU: José da Silva
Qual foi o primeiro porta-aviões americano a ter o sistema de catapulta onde se puxa a aeronave pela triquilha e não por ganchos embaixo da fuselagem? E qual teria sido a primeira aeronave a empregar esse método?
Dei uma olhada na Wikipedia e aparentemente foi o Enterprise, com o E-2 e o A-6.
Exato Clésio…o primeiro a ser lançado foi um E-2 a bordo do “Big E”
em 1962.
abs
O lançamento dos aviões é no estilo: PROXIMO PROXIMO
No primeiro filme, às 05:31 parece ser o lançamento de um E-1B Tracer.