NDD ‘Ceará’ completa 22 anos
O Navio de Desembarque Doca Ceará (G 30), ex-USS Hermitage (LSD 34), é o quinto navio da Marinha do Brasil a ostentar esse nome, em homenagem ao Estado do Ceará, e foi construído pelo estaleiro Ingalls Shipbuilding, em Pascagoula, Mississippi.
Foi incorporado em 28 de novembro de 1989 e nesta ocasião, assumiu o primeiro comando o Capitão-de-Mar-e-Guerra Asclepiades José Colmerauer dos Santos e seu atual comandante é o Capitão-de-Mar-e-Guerra Carlos Radicchi.
NOTA do EDITOR: Conheça mais sobre a história do NDD Ceará acessando o NGB.
Ele ainda navega? Qual foi a última comissão de que o navio participou?
marcio…
segundo o NGB, o Ceará participou em 2007 da Operação Albacora e
desde 2008 encontra-se em PMG, Periodo de Manutenção Geral que
deverá apesar da idade deixa-lo em boas condições materiais para mais
alguns anos de vida.
O Ceará e o Rio de janeiro são depois do NAeSP, os maiores navios da marinha e tem sido usados inclusive como navios de apoio e reabastecimento graças a flexibilidade inerente neste tipo de navio.
abraços
22 aninhos + 34 de us navy= a podre, podre, podrinho…..!!!!
daltonl…de onde vc tirou isso de mais alguns aninhos???
aericzz…
se o Ceará está passando por um PMG a lógica diz que a Marinha pretende utiliza-lo por mais alguns anos ainda porque precisa dele.
Após o PMG ele deve passar pelo CIASA, da mesma forma que o
irmão dele, o Rio de Janeiro já passou alguns anos atrás.
Especulando um pouco, acredito que o Rio de Janeiro deverá dar baixa logo ao invés de passar por outro PMG.
abraços
O Mattoso Maia também está em PMG?
daltonl, o RJ dará baixa agora no inicio de 2012, o pessoal, uma boa parte já desembarcou (quem esteve no Nae por esses dias já deve ter encontrado vários por lá) quanto a lógica na MB……….bem esse é um critério bem subjetivo!!!!! abçs.
marcio…
o Mattoso Maia também está passando por PMG.
aericzz…
com a baixa do Rio de Janeiro e o término do longo PMG do Ceará também agora no inicio de 2012, acho que não tem jeito,o Ceará terá que “carregar o piano” e arrisco dizer até 2016, quando completará 60 anos, da mesma forma que o NAeSP será mantido até por volta de 2023, quando completará 60 anos também.
abraços
Bem, Daltonl, corre por aí que a Itália estaria vendendo dois Classe San Marco baratinho, baratinho. Acho uma boa opção para substituir o Rio de Janeiro e o Ceará, além de ser uma platarforma ideal para criarmos doutrina para operação dos porta-aviões multipropósitos previstos na END. Gostaria que que aquele NDD da Royal Navy (não é o Bay que a Austrália levou) que foi retirado de serviço precocemente estivesse no pacote que foi oferecido à MB. Parece que este pacote também foi para beléléu…
Marcio, Acredito que vc se referia aos LPD ingleses classe Albion, o HMS Albion e HMS Bulwark, um dos quais seria vendido dentro do programa de redução de despesas do MoD. Esta classe de navios tem um pequeno defeito, não possue hangar para receber os helicópteros que opera à popa, dependendo do LPH Ocean ou um classe Invencible para dar manutenção às aeronaves de desenbarque. O conjunto formado pelos dois Albion e o único Ocean me parecia equilibrado para os Royal Marines, particularmente com o apoio de 4 (quatro) Bays. Com a venda de um Bay e a possível venda… Read more »
Os São Giorgio são navios ainda com uma boa vida útil pela frente. São praticamente novos (incorporados nos anos 80) em relação aos Cearás. Quanto ao Albion, um navio do porte daquele não ter hangar é uma limitação que resstringe a operação. Mas não estou certo de que o Garcia D’Ávila e o Almirante Sabóia possam, também, manutenir helicópteros.
daltonl, o matoso está tentando entrar em pmg… encontra-se na bnrj há mais de 2 anos….!!! comenta-se que iria pro amrj iniciar o reparo quando o ceará saísse…bem se for isso tá bem próximo…2022 foi oq vc disse né???rs, abçs.
aericzz…
quis dizer PMG…parado, aguardando mais grana ! (rs)
Mas, falando sério…em abril saiu aqui no blog o seguinte:
“O Navio de Desembarque de Carros de Combate “MATTOSO MAIA” e a Fragata “DEFENSORA” estão iniciando os seus respectivos períodos de manutenção”.
Pelo pouco que entendo, estes periodos de manutenção são precedidos
por meses de preparação, reunioes, mais reunioes, mais preparações,
mais reunioes e tal para deixar o navio pronto para a manutenção…Só que, aqui no Brasil demora um “pouquinho” mais para começar…
grande abraço