Submarino Humaitá no NGB
Foram atualizadas no site Navios de Guerra Brasileiros (NGB) as páginas do submarino Humaitá (S 14) e do contratorpedeiro Apa (D 13).
Destaque para reprodução de uma foto publicada na antiga revista Manchete, mostrando o Humaitá e seu irmão Riachuelo (S 15), recém chegados dos EUA, em abril de 1957, para um período de empréstimo de 10 anos a Marinha do Brasil. Assim seguia nossa Força de Submarinos, em expansão e ganhando experiência que culminou com a operação de 10 submarinos (classes GUPPY II/III) e Oberon no final dos anos 70.
Nessa atualização contamos mais uma vez com a colaboração do nosso amigo e leitor do Blog do Poder Naval, José Henrique Mendes, no envio de diversas fotos antigas.
Rodrigo Tavares (do Facebook)
Na verdade foram “três” submarinos chamados Humaitá. O primeiro esteve em serviço de 1929 a 1950 e pertencia a classe Balilla de construção italiana.
Abços
PS: coloquei os links para as paginas pois havia esquecido.
Valeu XARÁ, quando eu te mandar o DVD da minha coleção tu vai ter muitas fotos novas para o NGB.Um grande abraço do MENDES.
Ok Xará
Fico o aguardo
Prezado ZÉ, cara eu nao sei o que fizeram com esta revista de onde saiu esta foto do S14 colorida, pois ja revirei um monte de SEBOS, MERCADO LIVRE e nao consigo descobrir este número para compra pois na reportagem deve ter alguma foto dele por inteiro.Abraços do MENDES.
Quando da rendição japonesa a bordo do USS Missouri em setembro de 1945, o USS Muskallunge que viria a ser o Humaitá S-14, foi um dos 12 submarinos presentes em meio a imensa quantidade de navios aliados
reunidos na baía de Tóquio.
E o que aconteceu com o Humaitá? Virou sucata?
Ah, já vi, foi usado como alvo para exercício de ataque com torpedos, no Pacífico, não tinha conseguido ler isso devido à um erro no meu navegador que por algum motivo não mostrava a página inteira.
Navsource e outros dão o local do afundamento como sendo no Atlantico
na costa de Long Island e não no Pacifico.
Falando em navsource, há esta mesma foto que o Mendes enviou e também outra em que o Bahia S-12 também aparece.
Mas as fotos estão lá Dalton.
http://www.naviosbrasileiros.com.br/ngb/H/H008/H008.htm
Depois notei que tem uma foto pequena em PB loco acima das coloridas.
Acabei de notar umas coisinhas na pagina agora e vou arrumar amanhã.
Essa localização do afundamento como alvo ainda é a da primeira edição da pagina. Até hoje não dei uma geral nela e esse dado (lembrando de cabeça) deve ter sido proveniente do livro NOSSOS SUBMARINOS do CC Marcopollo, que até a sua época era a melhor referencia.
Zé…
como vc sabe o Humaitá, antes do emprestimo ao Brasil, pertencia a Frota Reserva do Atlantico para onde ele retornou em 1968, não fazendo muito sentido envia-lo para o Pacifico.
Assim, a lógica diz que ele foi afundado como alvo no Atlantico corroborando as demais fontes que li.
Talvez o autor do livro que vc citou tenha feito uma pequena confusão…
abraços
Não estou com livro ao alcance. Esta em algum canto da estante 🙂
Mas isso esta mais para erro meu mesmo 🙂
Dois submarinos dessa classe (Gato Class) foram elevados ao padrão GUPPY IB Boats, o Barb (SS-220) e o Dace (SS-247) e que foram incorporados à Marinha da Itália como Enrico Tazzoli (S-511) e Leonardo da Vince (S-510), respectivamente.
abraços