Titanic: Ícone de uma era
O livro “Titanic: Ícone de uma era”, que deve ser publicado ainda em abril, faz uma “crônica visual” da tragetória do navio que se tornou inspiração para filmes, livros e peças de teatro em todo o mundo, depois de naufragar em sua viagem inaugural, em 1912.
O autor do livro, Michael McCaughan, foi curador do Museu de Folclore e Transporte de Ulster por mais de 40 anos e também chefiou o setor de transportes dos Museus Nacionais da Irlanda do Norte.
Ele diz que a obra, que combina fotografias exclusivas dos arquivos do Museu de Folclore e Transporte de Ulster com anúncios publicitários da época e publicações da White Star Line (operadora do navio), “é também sobre as pessoas, especialmente as pessoas que construíram o Titanic”.
McCaughan afirma que o navio era a “personificação da era eduardiana no mar”. Segundo ele, o reinado de Eduardo 6º na Grã-Bretanha “marcou a emergência do mundo moderno como o conhecemos”.
“Realmente há dois Titanics”, disse o autor ao tentar explicar a manutenção da popularidade do navio ao longo de várias décadas.
“Há o Titanic real, que naufragou em 1912, e há o Titanic da imaginação, que zarpou após aquela época e ainda está em curso hoje em dia”.
Pouco mais de 700 pessoas sobreviveram ao Titanic após o navio colidir com um iceberg no Atlântico Norte na madrugada entre os dias 14 e 15 de abril de 1912.
FONTE: BBC
Por onde será que anda o navio utilizado no filme,ele é identico ao Titanic,só que 10 metros menor…
Endel, o mock-up do Titanic feito pelo Cameron e que tinha 90% do tamanho do original foi desmontado logo após as filmagens, só sobrou o timão que ficou com o diretor do filme.
O mock-up foi construído somente acima da linha d’água, não tinha a parte das obras vivas do navio, como foi o caso também do mock-up do Typhoon no filme “A caçada ao Outubro Vermelho”, construído somente a parte que fica acima d’água.
Já no caso do filme do Yamato eu lembro que foi construído uma maquete em escala (os japoneses adoram maquetes). Ela ficou exposta em um shopping durante um tempo.
Tinha foto da maquete no antigo blog do Poder Naval.
Titanic, o navio d sapiencia navalis generalis, …. especificando chegue para um sapiencia navalis generalis e fale assim “Pense em um navio” e o sapiencia fala assim “Titanic” ai vc pergunta assim “ahhh tah, e o Olympic e oBritanic ?” a sapiencia faz assim ‘Dahhhnnn ???”
Saiba quem eh um sapiencia navalis generalis por quanto ele fala nesta bosta de navio …
em tempo, ele nao era o maior, nao era o mais luxuoso, nao foi o mais rapido … nem seus irmaos nem na época, eram apenas um dos grandes e luxuosos da época !
Minha contribuição ao assunto “mock-up” é a do Nagato e a do Akagi no sempre assistivel “Tora,Tora,Tora ” ! 🙂
No caso do nagato até a catapulta para lançamento de hidroavioes, não funcional obviamente, foi incluida!
O que eu gosto mesmo de ver nessas fotos é o chapeamento rebitado, com chapas sobrepostas umas às outras formando uma superfície bem menos “lisa”do que passou a ser mais tarde, com melhorias no próprio método e depois com a introdução da solda em maior escala para a construção dos cascos – dá pra ver bem esse detalhe do chapeamento na imagem que mostra os três hélices.
O MO tem na casa dele uma bela maquete de corveta tipo Flower que mostra muito bem as chapas do casco desse tipo. É uma das minhas maquetes preferidas da coleção dele.
Kakakaka
MO o pior é que o caso do Titanic como mito e as posteriores deturpações do caso e da historia do poderia ir como exemplo em uma nova edição do Imbecil Coletivo do OdC 🙂
O seu exemplo como “um dos” mas não “o mais” pode ser atualizado para o caso do Costa Concordia que é um dos grandes, mas……
E assim continuamos com o Titanic sem o Olympic e sem o Gigantic (depois renomeado Brittanic).
risos ze, verdade pros bunecos da sapiencia agora existem apenas dois porta bunecos o titanic e o costa concordia … kkkkkkkkkkkk
E a maior perda de vidas ocorreu no Gustloff – cerca de 10 mil pessoas-, torpedeado por um submarino russo.
Mais que o bostanic em perdas de vidas tem uns 8-10 acidentes ..
Da mesma forma que a batalha do Little Bighorn atraiu muito mais escritores e pintores do que batalhas muito mais sangrentas ao longo da historia dos EUA, o mesmo ocorreu e ocorre com o Titanic. No caso da batalha, a personalidade e o passado de Custer, a derrota do “branco civilizado” pelo “selvagem ignorante” justamente quando se comemorava o centenário da Independencia o fato de não haver nenhum sobrevivente entre os homens que Custer comandava nem como as ações se passaram nos momentos finais são argumentos que mexem com o inconsciente coletivo. No Titanic não foi muito diferente… Um enorme… Read more »
Dalton, o bostanic tinha tantos famosos quanto ualquer um outro da época o problema é que esta historia foi martelada na cabeça dos bunecos e por força disso se tornou um icone a ignorancia maritima e naval (das pessoas), criousse um mito do maior navio do mundo o mais luxoso o mais fuderoso e bla bla bla, na mesma época ouveram outros acidetes tao tragicos quanto, (a epoca = Empress of Ireland, Lusitania por exemplo .. ) mas ficaram a margem por causa desta continuidade de excesso de holofotes a este bostanic desculpe o termo, detesto este navio pra mim… Read more »
MO… Eu ao contrário sou fascinado pelo Titanic…não tanto quanto sou fascinado pelo Little Bighorn, mas já li e tenho alguns livros sobre ele e consequentemente sabia sobre seus irmãos, Olympic e Britannic. Mas a verdade é que até então, 1912, nenhum navio deste tamanho, havia afundado, com tão grande perda de vidas e o mais ironico, a maioria poderia ter sido salva pois o Titanic levou horas para afundar. O Titanic e consequentemente seu irmão Olympic, que era inclusive ligeiramente menor, que estavam em serviço em 1912 diferenciavam-se sim de outros grandes navios na época, não apenas por serem… Read more »
Blz Dalton, mas nunca goste e nunca gostarei dela, uanto ao olympic, o primeiro da classe, nada contra
em tempo o Imperator (alemão) era maior er mais luxuoso na época
Sim fazemos parte desta minoria, sem sombra de duvidas e isto é uma pena, mas creio que vc entendeu meu ponto de vista do pq não gosto dele …
Oi MO…
o Imperator apesar de pertencer a mesma geração do Olympic e Cia fez sua viagem inaugural um ano depois que o Titanic afundou, portanto na ocasião, abril de 1912, o Titanic era o maior e mais luxuoso, mas independente disso, o que chama mais minha atenção foi a sua curta e trágica carreira.
abraços
Oi Dalton
Cara, andaram acontecendo umas coisas em minha vida no mes de fevereiro pra cah que me deu um branco total em minhas memorias maritimas e nao sei se faço muita questão de recupera-las, suas informações estão muito mais precisas que as minhas (que alias to fazendo uma salada danada)
O Imperator realmente eh posterior … me desculpe