Chile apresenta projeto do primeiro submarino nacional
Apelidado “Crocodrile Class 250” será o primeiro de seu tipo a ser construído na América do Sul e perfeitamente adequado para o trabalho de resgate em grandes profundidades.
Depois de oito anos de trabalho e após um investimento total de cerca de 8 milhões de Euros, a empresa “Vapor Industrial” apresentou o projeto do primeiro submarino desenvolvido no Chile.
O submarino, apelidado de “Crocodile Class 250”, será o primeiro do seu tipo a ser construído na América do Sul e com características ideais para trabalhos de resgate em grandes profundidades.
O ministro da Defesa, Andres Allamand, explicou que “um equipamento desta natureza pode descer a 300 metros de profundidade e lançar mergulhadores que estarão preparados para trabalhar até três horas em grande profundidade, graças à câmara hiperbárica que tem o submarino.”
Allamand acrescentou que uma equipe com esses recursos teria contribuído para a recuperação mais rápida dos restos da aeronave CASA 212 que caiu no arquipélago de Juan Fernandez.
“Os mergulhadores que desceram a 50 metros para examinar a estrutura do avião, estavam submetidos a um alto risco naquela profundidade e não permaneciam mais do que dois minutos”, disse o ministro da Defesa.
Ao mesmo tempo, o Comandante em Chefe da Marinha, Edmundo González, disse que, se a compra for concretizada, o país será capaz de realizar resgates que até o momento são impossíveis.
“Nós temos grande interesse por este tipo de submarino, pois permitiria o resgate de aviões sinistrados, navios naufragados, execução de trabalhos em grandes profundidades como soldagem e reparos de produtos marinhos”, disse Gonzalez.
Para que este submarino se torne realidade basta somente a Marinha do Chile ou algum outra país comprar um desses submarinos, que poderia ser construído dentro de 12 a 18 meses, além de um período de testes de mar de um ano a ser realizado em Caldera.
Características do submarino
O submarino tem um comprimento de 33 metros, um casco com diâmetro de 3,5 metros, deslocando 250 toneladas. Seu alcance é de 2.500 milhas, o equivalente a ir de Caldera para Ilha de Páscoa.
Ela também tem um sonar que pode detectar qualquer som subaquático, se de um animal, falha geológica ou uma embarcação.
Outra característica é o seu baixo custo operacional devido ao reduzido número de tripulantes. Quatro pessoas poderiam operá-lo sem problemas, mas ele pode acomodar até 14 pessoas.
FONTE: http://www.emol.com/
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Poder Naval
Quem tem várias plataformas de prospecção de petróleo na plataforma continental poderá vir a precisar de um submarino com as características desse projeto chileno. É uma oportunidade a ser aproveitada.
Abs
Se o Brasil tivesse dado incentivo e os corretos investimentos no AMRJ poderíamos estar usando, hoje, submarinos projetados e desenvolvidos no Brasil e, consequentemente, melhorados.
Vc realmente acredita nisso … ???
Se o Brasil tivesse dado incentivo e os corretos investimentos no AMRJ poderíamos estar usando, hoje, submarinos projetados e desenvolvidos no Brasil e, consequentemente, melhorados.