Novas fotos do INS ‘Vikramaditya’
Novas fotos do navio-aeródromo indiano INS Vikramaditya, ex-Gorshkov adquirido da Rússia, que está sendo reformado por mais de US$ 2 bilhões. A entrega do navio estava programada para 2012, mas as primeiras provas de mar foram adiadas. Comparar com as fotos do primeiro porta-aviões chinês, também de projeto russo.
Estranho essa torre atrás e ao lado da superestrutura…
Realmente Luiz. Parecem ser antenas…Alguém saberia dizer de que sistemas?
Especulando: Esse troço é um Kiev tunado, certo? Era um misto de NAe e cruzador transformado em NAe STOBAR. Para operações aéreas de pouso convencional em geral a superestrutura fica deslocada mais para a ré permitindo melhor controle dessas operações. É o caso dos NAes americanos e a razão para os Queen Elizabeth terem duas superestruturas. Só os NAes franceses tem a superestrutura mais à vante. Pode ser que essa torre cumpra uma função parecida com a segunda estrutura dos Queen Elizabeth, abrigando os equipamentos de controle de aproximação, radar de navegação, etc… Seria necessário porque o projeto do Kiev… Read more »
Encontrei essa imagem em um fórum indiano para tentar explicar a existência da torre:
http://visual.merriam-webster.com/images/society/weapons/aircraft-carrier/aircraft-carrier.jpg
Parece ser isso mesmo.
Nos NAes americanos a superestrutura estava congestionada, então adotou-se um mastro de radar logo atrás que foi suprimido nos dois últimos os USSs Reagan e Bush, porém, a superestrutura foi encompridada para absorver este mastro, que os torna mais facilmente reconheciveis.
No NAe indiano, os radares estão na superestrutura, então há quem diga que o mastro adjacente seria um mastro de comunicações.