Submarino ‘Tridente’ da Marinha Portuguesa em exercícios nos EUA
O NRP Tridente esteve nos Estados Unidos da América desde 14 de junho após cumprir aquela que foi a primeira viagem transatlântica de um submarino português.
O submarino participou até o dia 29 de junho do exercício multinacional Fleet Training Exercise War of 1882 (FLEETEX) juntamente com mais de 20 navios e aeronaves de vários países como o Brasil, Dinamarca, Alemanha, Noruega, Canadá, Reino Unido e os anfitriões, EUA.
O exercício FLEETEX constituiu-se numa oportunidade de treinar cenários táticos que permitem às guarnições envolvidas aumentar os níveis de prontidão operacional.
O NRP Tridente é um submarino da classe alemã Type 214 e é comandado pelo Capitão-tenente Amaral Henriques e a sua guarnição é constituída por 33 militares (7 oficiais, 12 sargentos e 14 praças).
O NRP Tridente possui um sistema de propulsão independente da atmosfera (AIP) que emprega células de combustível, possibilitando ao submarino permanecer submerso por semanas, sem a necessidade de utilizar o esnorquel.
Na foto abaixo, o Tridente acompanhando o submarino nuclear americano USS Alexandria.
FOTOS: US Navy
Fora do mundo da aviação, Eu sou bem ignorante, mas por incrível que pareça, minha segunda opção de carreira teria sido a de submarinista. Pois bem, possuo muitos livros a cerca de tal. Certa vez li que os russos estavam desenvolvendo um sistema de visão sintética, ao melhor estilo ponte de comando da Enterprise. Alguém sabe disso? Alguém lembra disso?