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Estivemos hoje,  (25 de julho de 2008), no Deck do Pescador, na Ponta da Praia em Santos-SP, para fotografar e filmar a chegada da força-tarefa da MB que realiza a operação ADEREX-I/2008.
A foto acima mostra a corveta Inhaúma (V30) manobrando entre as bóias de sinalização. Notar a inclinação do navio mesmo navegando em águas abrigadas e com pouca velocidade.
Abaixo, os outros navios capturados pelas lentes do shipspotter Guilherme Secatto.
Em próximo post, publicaremos as fotos dos outros navios e um vídeo.

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Nelson Lima

Os perfecccionistas alemães também erraram na classe Koln, portanto,nada de conclusões vira-latistas por conta das nossas bravas Inhauma

Moriah

A Inhauma tá balançando mais que a Adhemar de Barros…hehehe Eu teria medo dela fazendo o mesmo trajeto de VC pra Santos!!!

Projeto ruim e um novo, never again…pelo menos com essas verbas que ninguem vê. Sou mais umas T22 e 23 mesmo…infelizmente, essa é nossa realidade.

Baschera

Balança mas não cai.
Sds.

direto do fundo do mar

Aquelas bóias são sodas mesmo. Pq não tem foto dos outros perto delas na mesma situação?
Só clicaram a Inhaúma lá?

Marcelo Ostra

Alguem falou algo parecido em relação a CV Camaquan …

MO

Agora serio, ela ja em aguas abrigadas ainda balançava, em uma outra foto (3/4 de popa – BB) fiquei surpreso com o balanço dela em relação a posição dela no canal, aonde normalmente não acontece isso

Leo

Os entendidos que me corrijam, porque eu não entendo nada disso, mas sempre achei as Inhaúmas meio desproporcionais. Muito altas para pouco calado e boca estreita.

Eu costumo chamás-las de semi-submersíveis. É uma nova classe de navios criados pela MB. Em mar um pouco revolto elas andam parcialmente submersas (pelos menos a proa).

Leo

Republica

Bem coerente Leo, por que sera que esta balançaando tanto, sera algum defeito ? Como do casco quando foram construidas ?

Quem sabe……………

Douglas

É ……….. são um projeto ruim. todos nós sabemos. A pergunta que fica é: e a Barroso????? Dizem que corrigiram a questão da proa… e o equilíbrio??? A questão final é: Há dinheiro pra desenvolvermos uma evolução das Inhaúma/Barroso???? Se não, melhor focarmos umas type 22, e uma esquadra de OHP revisadas e atualizadas com AA e AS de ponta. Não faria mal nenhum.

Jorge

A regra do centro de gravidade é também válida para navios?

Pena que houve erros de projeto. Mas acho que a falta de verba veio a calhar. Já imaginaram terem, conforme programado, construído 12 com o mesmo problema!?

Mas o curioso na foto é a aparente tranquilidade dos marinheiros sobre a “cabine de comando”. Desculpem mas não sei o nome correto!

Jorge

Corrigindo:

A regra do centro de gravidade (((é também válida))) funciona para navios da mesma forma como funciona em veiculos terrestres?

direto do fundo do mar

Senhores. Vamos fazer uma rápida reflexão em tudo o que foi dito acima e pensar um pouco. Naquele ponto em baixa velocidade, todos os navios tendem a ficar meio “bobos”, adernando um pouco devida a falta de velocidade e claro, em função da maré reinante naquele instante. Então apenas para comprar um “pouquinho”, vejam que tamanho não é documento. CORVETA BNS INHAÚMA V-30 Deslocamento (toneladas): 2.000-padrão / 2.100-plena carga. DESTROYER USS FARRAGUT 9,200 tons full load (Flight IIA) Repararam na DIFERENÇA ENTRE DESLOCAMENTOS? Agora vejam esta foto feita durante a Parada Naval do dia do trabalho no Rio de Janeiro… Read more »

direto do fundo do mar

Seria um AB um fiasco? O que para muitos é um senhor navio, estará condenado por estar adernado naquela foto?
Virou lixo? Um erro de projeto?

Claro que não, apenas quis mostrar que nem sempre imagem é tudo.

E agora José?

Farragut

Santa Falácia, Batman!
Reduzir a comparação entre dois eventos distintos a meras fotos, esquecendo ou apenas inferindo as inúmeras outras variáveis, fere a lógica.

direto do fundo do mar

Robin, vc pode ser mais específico no que disse? Estou um tempo sem atuar na Tv. 🙂

Farragut

As duas fotos, per se, não provam nenhuma coisa (V30) nem outra (DDG 99).

McNamara

Também acho que só as fotos não revelam coisa alguma. Quando vi a da nossa corveta Inhaúma, lembrei imediatamente do USS Farragut que parece estar indo a pique na frente de Copacabana. Nada a ver!!!!!

direto do fundo do mar

well, eu quis mostrar que não é pq um navio aparece adernando que ele é ruim.
http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_52502427

fernando-canoas

Srs…
Esta “ardenação” é proposital, já estava no cálculo do projeto. É um ardil…pois se num combate ela for atingida de “raspão” ela ardena “x” graus para parecer estar, para o inimigo, mortalmente ferida, o comandante manda queimar uns colchões no convés para fazer fumaça…(igual num filme….) e não ser mais alvejada..hahahahahahahahahahahahahahaha…
Bricadeiras á parte…..eu sempre gostei das nossas corvetas, mesmo sabendo dos problemas, acredito que elas são uma importante ferramenta na paz na guerra…
Fui…

Nimitz

A diferença é que a Inhaúma é ruim até em velocidades maiores:
http://www.naval.com.br/dossie/Barroso/jaceguai2.JPG
http://www.naval.com.br/dossie/Barroso/jaceguai3.JPG

O mastro principal da V30 devia ser treliçado como pensado originalmente. A estrutura inteiriça como ficou tem um efeito de “vela”.

A Marinha teve que adicionar lastro nas Inhaúma, porque o efeito “joão bobo” foi notado desde o início.

O DFM fica tentando defender o indefensável…

direto do fundo do mar

hehehehehe, pode ser mesmo uma tática. o missil acerta mas não penetra, pois ela aderna e………..

Brincadeiras a parte, é claro que ela não é um projeto maravilhoso, mas é sodas ficarem sacaneando um navio só por uma foto.

Republica

Viva a republica !

sim Nimitz, mas a este problema de suas fotos são de anos atras e ja foram corregidos.

METALEIRO4EVERR

Pelo que eu sei, as V30 no projeto original tinham 980t., somente com canhao de 76 mm., depois a marinha passou para 1.250t. para colocar o Vickers 114,5mm, depois “reprojetaram” para colocar o Bofors 40 mm. e o hangar, que nao tinha no original. O navio era para substituir as Imperial Marinheiro, em numero de 16, no fim queriam que substituissem os Allen M. Summer e Gearing com 12 unidades e chegou ao final com 5.

Marcelo Ostra

Fundo do balde, me diz uma coisa o AB balanca atracado quando passa qualquer coisa do lado, emsm de pequeno porte ? Jorge: o pessoal esta em cima do tijupá, sobre o “passadiço” o local que vc identificou como “cabine de comando” Fundo do balde: Conheço um careta que fez uma foto da sas do passadiço de um Burke a mais de 30 nós guinanado, se fosse uma CV possivelmente eria molhado o topete Pena que vc não oconhece, ele tevem uitas experiencias para um mortal comum como nos não militar A bordo de Burkes (uns tres se nao me… Read more »

König

Republica, Aqueles problemas foram somente corrigidos na Barroso, E se tivesse alguem no conve naquele momento concertinha teria ido nadar quando a proa inundou.
Saudações

direto do fundo do mar

MO eu sei que os Burkes tem melhor estabilidade. O que eu queria saber, é porque não fotografaram os outros navios no mesmo ponto, com as bóias para podermos ver se os outros iriam ou não adernar daquele jeito.
Simples assim.

Marcelo Ostra

mas fotografaram, EU (digo (EU) nao vi todas as fotos as molecada tem mania de passar uma indo outra vindo apenas. Vou encontrar o Bruno daquia pouco e vou ver se consigo

Ele ainda nao tem visao pra ver isso ainda, nao sei se specificamente notaram, o vendo mesmo

MO

KURITA

Na minha opinião são os navios de guerras mais fajutos que existem ,ainda estarei vivo pra ter o prazer de ver essa classe de inahumas ir pro ferro velho ou o fundo do mar, tem problemas ´serios de estabilidade tanto que elas tem 200 t de lastro no fundo do casco que foram colocados deppois devido a erro de projeto. Por isso digo

INHAUMAS FORA , JÁ

König

Ruim com elas?Pior sem elas.

André

Problemas de projeto a parte (eles são uma realidade), muito bonita essa foto da V-33 (Frontin)!

direto do fundo do mar

Segundo um ex-cmte da V33, ela é o bixo e matou a pau no Chile, anos atrás contra as missileras chilenas. Houve até um embate entre chilenos e brazucas sobre isso, até que este ex-cmte mostrou por A+B o que tinha rolado e o chileno enfiou a viola no saco se calou.
Para nós, pode parecer ruim, mas só quem sabe mesmo, são os tripulantes e em termos de letalidade, ela não faz feio não.

Paulo Costa

Quantas marinhas mundo afora tiveram acidentes e perdas serias
com seus equipamentos?As Inhaumas dão show…

Beto

Eu tenho uma boa proposta p navios classes Inhaumas?? seria ideal p aguas fluviais do amazonas..Aguas calmas e trangguuiilllas….só teria q ter cuidaddo c a pororoca?.. kkkkkk

Robson Br

Não sei o motivo dos comentários. Nunca afundaram, já estão próximas da meia vida e sempre prestaram grandes serviços ao Brasil. São bem equipadas militarmente. Depois de passar por uma modernização vão ser uma das classes de combate mais bem equipadas do hemisfério sul. Seus projetos, apesar dos defeitos, foram um grande avanço na engenharia militar do país. A política de dos últimos vinte anos na América Latina foi uma, hoje os governantes sabem da necessidade das FFAA no contexto internacional. As FFAA são um prjeto de estado e não governo e parece que isso está acontecendo.

KURITA

TYPES 22 B3 VENHAM JÁ

INHAUMAS , FORA JÁAAAA

André

Perfeito, Mauro.
Apesar de tudo, também penso que o aprendizado adquirido pela MB com a sua construção e projeto já é algo digno de elogio, a despeito de falhas que devem ser corrigidas.

Daniel Camilo

“Do outro lado estavam a corveta Frontin e a fragata Liberal assumindo o papel de “Opposing Force” visando atacar sumariamente os demais navios num exercício de transito sob ameaça de superfície que durou das dez da noite até as 06h da manhã do dia 26. No fim da noite o GW acabou sendo atingido por “dois Exocets” da corveta Frontin, que operou aqui adiantada, como se fosse um “super-navio patrulha” e pela fragata Liberal, que também disparou outros “quatro Exocet” contra outros navios do Grupo Tarefa. Pra coordenar seu ataque, os dois navios se comunicaram exclusivamente via satélite (usando telefone… Read more »

Gunter

Mauro! Parabenz, como sempre sua intervenção traz luz ao debate, esclarece e mostra sua opinião sempre com sabedoria e educação. Seus comentários valorizam este blog!

Bosco

Mauro,
muito bem colocado seu comentário.
Eu particularmente acho as Inhaúmas e a Barroso muito bem equilibradas no quesito de armamento. É meu pensamento já de longa data que a marinha não necessita de uma marinha oceânica e as corvetas da classe Barroso são navios ideais para uma marinha costeira. Aliado a uma quantidade de bons submarinos convencionais e a aviões baseados no continente teríamos uma força respeitada.
Se possuem más qualidades marinheiras eu não sei já que nunca li nada oficial sobre o assunto.

Nunão

Dizem que um dos problemas das Inhaúma é a grande “área vélica” formada pela superestrutura e do mastro de combate. Quem sabe com esse mastro substituído por outro menor, como o da Barroso, e mudando o radar de busca para o mastro treliçado à vante da chaminé (também seguindo o layout da Barroso), parte significativa do problema (que também não é assim tão feio) seja minimizada, incluindo o peso que vai se economizar. Enfim, isso é conta pra engenheiro fazer e ver se vale a pena. Creio que não seria nada mal investir um pouco mais na modernização das Inhaúma,… Read more »

Nunão

Quanto ao pessoal no tijupá, dá pra ver que estão tranqüilos por estarem bem acostumados a essas peculiaridades das corvetas. Percebe-se claramente que têm bem incorporado ao DNA um sistema de estabilização ativa eficiente.

Aliás, falando em tijupá, quando visitei os navios atracados no sábado percebi, pela primeira vez, que deixaram os civis subirem até lá em cima. Bem legal, o pessoal tava se divertindo com a vista, vendo os lançadores de chaff de pertinho, as diretoras de tiro, alças etc. E também divertiu-se a marujada ajudando a mulherada a subir escada, com perdão da frase rimada.

Claudio
Beto

Alguem sabe me dizer se Marinha Argentina ja vendeu as suas Type 42 .??

Beto

Obrigado
Mauro

Douglas

Pessoal, as Inhaumas têm problemas. Devemos torcer é para que tenham verbas suficiente para que uma futura classe nacional com um projeto de engenharia melhor. A questão do equilíbrio, não sei como poderia ser corrigida. A proa, melhor mandar pro estaleiro pra adequá-la, mas vejam, qual seria o custo? Melhor testarmos a Barroso à exaustão, ver se os problemas persistem, e dai em diante criar uma classe de patrulha pesada com base na Barroso, pra dar apoio as canhoneiras nas pretendidas 350 milhas. Poderia ser uma classe tipo os cutters Hamilton da US coast guard. Fico nesse ponto porque não… Read more »

Douglas

PS: Jobim andou de F16 lá em Nellis. quem sabe ele não arruma um dindin pra uns F-35…..

Douglas

forte abraço a todos.

Cesar

Douglas! A ZEE do Japão é bem maior que a nossa, … Japão zee de 4.479.358 km ² , Brasil zee 3.660.955 km … tbem gostaria de saber em que o Japão é miudo pelo seu contexto, no q vc escreveu num post anterior… Além da ZEE do Japão ser maior que a nossa, eles ainda tem uma disputa sobre área do mar no sul da China.

Sobre o Jobim em Nellis… achei interessante o q ele falou sobre o novo caça para a FAB… “temos que pensar grande” referindo-se a uma compra com transferencia de tecnologia!

Cesar

Mauro! Tbem acho que a solução passará bem longe de qualquer caça americano… Me referi a seguinte observação do Ministro, logo após ter voado no F¨16… ” o avião pareceu ser muito rápido, ágil e com percepções de avançada tecnologia, mas para o programa de troca de aeronave da FAB, a transferência de tecnologia tem valor muito maior nessa consideração. “Temos que pensar grande”…

METALEIRO4EVERR

Japao miudo com a segunda mais poderosa marinha do mundo?

Leandro

O post está um pouco atrasado, mas não pude deixar de comentar… Já pararam para pensar que, se a V-30 está entrando em Santos, ela está guinando para boreste, a fim de deixar a bóia verde por bombordo, como mandam as regras de navegação??? Se está guinando pra boreste é natural que aderne pra bombordo… Quanto maior a guinada, mesmo em baixas velocidades e em águas abrigadas, maior a banda… Para aqueles que opinam sem conhecimento, e dizem que as CCI têm problemas de estabilidade, informo que há dois movimentos principais do navio – o balanço e o caturro (longitudinal,… Read more »