Cruzador nuclear ‘Pedro, o Grande’ em exercícios no Ártico
É curioso notar que até a alguns meses atrás os russos ainda alardeavam, com a conhecida máquina de propaganda a serviço do Kremlin, sua intenção de reativar as outras três unidades da classe e modernizar todas para o mesmo padrão.
Recentemente ficou claro que desistiram desse projeto, meramente propagandístico, e vão mandar o Admiral Ushakov (ex-Kirov) e Admiral Lazarev (ex-Frunze) para scrap. O Pyotr Velikiy (ex-Yuri Andropov) era a única unidade em serviço a alguns anos voltou a navegar, inclusive fazendo uma comissão que incluiu uma visita ao Caribe e alguns portos da Europa Ocidental.
A única unidade que devera efetivamente voltar ao serviço, modernizada, deve ser o Admiral Nakhimov (ex-Kalinin), com os trabalhos ocorrendo entre 2013 e 2017. Nesse meio tempo o Pyotr Velikiy, também será desativado e seguira o mesmo destino dos dois primeiros.
Notovsky do Blogsty: O vídeo é de uma reportagem da TV Zvezda, feita em 25 de setembro, onde o Peter the Great (Pyotr Velikiy) realiza exercícios no Mar de Laptev, no Ártico.
O lugarzinho é longe pra caramba. Dá para ficar em duvida do que fica mais longe, se é o estado Bolivo-Banânico ou esse paraíso tropical perto de onde ficam as belas colônias de férias reservadas aos amigos da “nova” democracia moscovita.