How to build a nuclear submarine
Documentário da BBC britânica mostra a história da construção do HMS ‘Astute’ e de quem o construiu
Foram 14 anos para projetar e construir o navio ao custo de cerca de um bilhão de libras esterlinas. O HMS Astute é um dos veículos mais sofisticados já construído pelo homem e também um dos mais controversos.
COLABOROU: Henrique C.O.
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Qual é a controvérsia dele Poggio???
Caro aericzz
Todo o navio de guerra que custa um bilhão de libras esterlinas já se torna naturalmente uma fonte de questionamentos. Mas no caso do Astute e a sua conturbada história, o caso ganhou mais dramaticidade.
Aqui memso no blog existem várias reportagens sobre ele. Incluem bang-bang a bordo, encalhe, incêndio, quebra na primeira comissão e por aí vai. Parte da mídia local apeliodu o navio de HMS Calamity.
Com base na sua pergunta, coloquei uma série de links para os navios da classe de outors posts que já publicamos aqui no Poder Naval.
Lástima este vídeo não ter aparecido tempos atrás…
Interessante o fato dos ingleses não colocarem lançadores verticais para os Tomahawks em seus submarinos de ataque.
Aposto que a MB não está interessada, não é sobre submarino francês.
É verdade Bosco…os britanicos devem ter lá seus motivos, até porque o novo TLAM funciona bem em tubos de torpedos também, mas, apesar
disso o nr de armas transportadas, cerca de 36, entre torpedos e TLAMs é a mesma para Astutes, Virginias e Los Angeles melhorados.
Os Seawolves americanos, estes sim tem ainda uma sala de torpedos ainda maior, para 48 armas e oito tubos de torpedos.
De qualquer forma é interessante haver 12 TLAM prontos para lançamento, sem falar que descomplica o manejo na sala de torpedos, que já foi facilitado por americanos e britânicos não adotarem mais o SubHarpoon.
O “problema” ainda é menor devido aos 6 TTs dos Astutes (melhor que os 5 do Trafalgar)
Quanto aos Los Angeles e Virgínias terem 26 torpedos (e eventualmente alguma outra coisa) é igual a estória da pistola .45, se você não der conta de resolver o problema com 7 cartuchos (ou 26 Mk-48), não serão 8,10, 15 ou 30 que irá fazê-lo.
Rsrssss
Verdade Bosco, por outro lado, ter uma sala de torpedos maior pode permitir um maior embarque de minas,ou mesmo comandos, enquanto os silos verticais prestam-se apenas aos TLAMs e exigem maior manutenção.
Só relembrando, em 2014, será comissionado o futuro USS North Dakota, com apenas 2 silos maiores com capacidade para 6 TLAMs cada e que poderão ser utilizados para outras funções, aumentando a flexibilidade.
abraços
As vantagens de um VLS sobre uma sala de torpedos expandida ultrapassam os prejuizos que resultam, como menor capacidade de armamento absoluto e manutenção. Pelo menos era assim até o final da guerra fria, quando ainda eram produzidos e embarcados variedades diferentes dos misseis de cruzeiro Tomahawks, como por exemplo e principalmente a versão TASM (Anti-Shipping). Na época que foram concebidos os Los Angeles Improved, 688(i) a marinha russa ainda era a maior ameaça e, contra qualquer ameaça de superficie, depois de um ataque por torpedos, a forma mais efetiva de ataque era via salvos surpresa de misseis anti-shipping, saturando… Read more »
Uma outra característica interessante desses submarinos britânicos é a adoção do mastro fotônico no lugar dos periscópios tradicionais, igual aos Virgínias.
Eu prefiro o termo “mastro optrônico” ao “fotônico”, mas o segundo é mais usado, embora ao meu ver, indevidamente.
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