A evolução das condições de habitabilidade em navios de guerra
Acompanhe nas fotos como evoluiu o conforto a bordo de navios de guerra para as tripulações e tropas transportadas, desde a Segunda Grande Guerra Mundial, até os dias de hoje.
No começo havia pouca preocupação com as condições de conforto térmico, iluminação, ventilação e salubridade.
Após a Guerra da Vietnã, as instalações começaram a receber melhorias com a desativação dos navios antigos e a incorporação de novas unidades, como se vê na foto abaixo.
As acomodações nos navios da US Navy, embora tenham melhorado muito, ainda continuam espartanas. Observar abaixo as acomodações a bordo do novo USS America (LHA-6).
Na foto abaixo, como comparação, temos as instalações do futuro navio-aeródromo HMS Queen Elizabeth.
Pra um sujeito que vai passar semanas ou até meses no mar, suas acomodações são um fator indispensável ao rendimento/produtividade, somado a ferramentas/instrumentos de lazer e entretenimento tais como “mini-academia”, multimídia, tratamento acústico e sistema de refrigeração o ganho adquirido pode ficar na faixa de 20%-30%. A depender ainda de seu perfil psicológico, clima organizacional e fatores familiares, fatores tais como idade, sexo e saúde também influenciam. Até mesmo pra a faina de CAV espaço a mais para passar com os equipamentos necessários e ganhar um volume a mais de oxigênio é importantíssimo!!! Pense você subir o teto de sua… Read more »
De fato, as acomodações nos navios da US Navy são espartanas, mas isso se deve ao fato principalmente mas não só, da doutrina de que navios danificados em combate ou acidente, podem necessitar de braços extras, principalmente se houverem baixas entre a tripulação.
Mesmo assim está se buscando reduzir o nr de tripulantes com mais automação ,reduzindo os custos ao longo das décadas que um navio permanecerá em serviço e ao mesmo tempo aumentando o conforto dos tripulantes que ganharão mais espaço.
Vcs tem fotos destas acomodações no Dixmude? Só para comparar mesmo.
Fabio, Basicamente é o que foi mostrado na revista Forças de Defesa 5, que mostra um camarote para duas pessoas (nesse caso, oficiais). A diferença é só o número de camas e evidentemente o tamanho do compartimento: um, dois ou três beliches, acomodando duas, quatro ou seis pessoas em cada camarote, conforme a patente – sendo que cada camarote tem sempre o seu próprio banheiro. O de seis lugares, que é para tripulantes e para tropa, é razoavelmente semelhante a este que se vê do Queen Elizabeth. Mais tarde eu procuro e coloco uma das fotos aqui, para ficar mais… Read more »
Lembremos que quando um navio é preparado para uma missão de combate real, muita coisa que tem a bordo é removido como tapetes, passadeiras, coisas inflamáveis, se brincar até colchões. O coforto diminui em nome da segurança. Até a guarnição pode diminuir. Só permanece a bordo o estritamente necessário. Quanto menos trabalho para o CAV, melhor.
Fabio,
Seguem três fotos de uma cabine para duas pessoas do Dixmude.
Como escrevi, basicamente o que muda para as cabines para quatro ou seis pessoas é o tamanho e número de camas (um, dois ou três beliches) e um ou outro detalhe.
http://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2012/10/Dixmude-cabine-para-duas-pessoas-foto-Nunão-Poder-Naval.jpg
http://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2012/10/Dixmude-cama-em-cabine-para-duas-pessoas-foto-Nunão-Poder-Naval.jpg
http://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2012/10/Dixmude-banheiro-em-cabine-para-duas-pessoas-foto-Nunão-Poder-Naval.jpg