Visitas permitidas ao ‘Tikuna’, atracado em Santos neste final de semana
Imperdível, principalmente para os turistas do interior e da capital paulista que optaram por passar o feriado da Proclamação da República na Baixada Santista, é fazer uma visitinha ao submarino Tikuna. O navio da Marinha Brasileira está de hoje, dia 15, até segunda-feira, 19, no Porto de Santos, ancorado entre os armazéns 27 e 29.
Construído no Brasil pelo Arsenal da Marinha do Rio de Janeiro, mede 62 m de comprimento, tem um raio de ação de 50 dias de autonomia, oito tubos de torpedos e atinge a velocidade de 20 nós na superfície. É baseado no projeto alemão do IKL, que no País deu origem à Classe Tupi, incorporando inovações tecnológicas que lhe propiciam melhor desempenho, menor ruído e maior período de operação submerso.
A embarcação, que conta com uma tripulação de 36 militares, visita a Cidade de Santos após exercícios de adestramento e patrulhamento no nosso mar territorial. Integrante da Força de Submarinos, seu nome homenageia o povo indígena sul-americano Tikuna.
FONTE:Brasilturis
FOTO: MB
Observar a fonte, que cita “submarino ancorado” …. coisa de “quem sabe tudo da area”, Who is brasilturis pra informar isso ?sera que isto nao eh orelhada naum ?
Detalhe: Nunca antes na estoria deste pais um IKL abriu visita em SSZ …
Eu também duvido e se o fizeram ou venham a fazer não serão logos em divulgar para a imprença e POLVO. Não a condiçoes de transito para controlar o publico.
Se nos Guppy as visitas já eram complicadas, imagine nos IKL…
Submarino não tem âncora e mesmo navios que as têm, não as usam quando “atracados” ou “estacionados” no porto.
É isso mesmo MO?
Bosco…
mesmo submarinos modernos possuem ancoras, só não são tão visiveis como as dos “barcos” da II Guerra, por exemplo.
Meu modelo do Nautilus de 20000 léguas submarinas tem duas, uma em cada bordo.
E de fato, como o MO já cansou de mencionar não dá para ancorar um navio/submarino quando atracado… 🙂
Dalton,
Submarinos modernos têm âncora?
Poggio:
Eu visitei todos os “Guppy” e todos os “Oberon” e sem problema algum; bom isso foi a mais de 20 anos atrás!!
Sim os Guppy s eram os melhores porque vc fazia um bom transito. Com os Oberons era um pouco mais complicado. Com os IKL só poucas pessoas e fora de uma visitacao publica. fora disso é dor de cabeça certa.
Dos Guppy s só nao fui no Guanabara, no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro, ja os Oberons, os outros quatro Guppy s e o Tupi consegui ir. Por coincidencia a minha melhor visita a um Oberon foi no Tonelero docado na mesma oportunidade que fui ao IKL. O Tonelero ganhou porque foi completa inclusive nas obras vivas (estava docado) e o IKL acabou sem querer virando troco.
Sim Bosco…
na proa e na parte debaixo em um compartimento fechado. Tenho fotos e layouts na internet mas estão nos meus favoritos sem link…tente no google algo como “modern submarines anchors” e acho que conseguirá visualizar algo.
abraços
Zé!
A minha melhor visita foi no velho “Amazonas”; com direito a jantar!
Além é claro de ter podido visitar 2 SSNs…..:-)
O Amazonas era o queridinho de quase todas aqui da nossa turma e ele era pau a pau em termos de operacionalidade com os Oberons nos tempos bons. Se não me engano era o Comandante Ruy Cappetti que dizia que o Amazonas colocava duvidas na cabeça dos comandantes que se destacavam no treinamento para assumir comando de submarinos e tinham direito em escolher. O Amazonas fazia eles balncarem…:-)
Nao me fale em SSN porque o Skipjack só não entrou aqui por bobeirol que continua até hoje. Afinal submarinos nucleares e outras coisas (diz a lenda) matam peixes e fazem crescer cabelos na mão…kakakaka
Ai meu Deus.
Dalton,
Valeu !
Vi algumas na internet.
Essa realmente pra mim valeu o dia.
Não sabia que modernos submarinos, inclusive nucleares, tinham âncora.
Não é atoa que você é almirante. rsrrs
Um abraço.
Os ferros ficam no fundo. Nos desenhos dos IKLs é possivel ver esse compartimento.
Tô adorando esses coments falando em GUPPYs.
Acredito que só SSNs são mais espaçosos que os velhos GUPPYs.
Abs
Somos dois. Também achava os Guppys (e por consequencia os Fleet Type) espaçosos, ou melhor, bem ajeitados levando em conta que o hardware das crianças já era antigo. Eu me sentia apertado nos Oberons e neles não. Não era confortavel mas era arrumadinho…rs
Pois é; bons tempos aqueles…..”Goiás”, “Bahia”, “Guanabara”, “Rio Grande do Sul”, “Rio de Janeiro”, “Amazonas”……
tb nunca vi um IKL pra geral… mas os Oberon e Guppys conheci bem tb, no Riachuelo tinha até acesso vip…haha
eram “espaçosos” e enormes para os atuais IKL e outros SSK mais recentes.
agora só um SSN para oferecer mais aos visitantes da geral. IKL faria filas gigantescas sob o sol forte de fds, confusão e muito vendedor de sorvete.
Não falei que este papinho de visita era coisa de buneco … os turistiticas si fu …. esperando ver um S … kkkkkk
Sim bosco, se ele tiver de cabo passado em terra e mesmo que esteja com os ferro/s na ahgua ele esta atracado