Descanso da Patrulha
Enquanto os navios participantes da ADEREX-I/2008 estavam no porto de Santos, dois navios de guerra ingleses encontravam-se atracados alguns armazéns adiante.
O Liverpool (D 92) partiu de Portsmouth no início de abril, e, deve retornar à sua base em outubro, quando será substituído por outro navio da Marinha Real, na estação de Patrulha no Atlântico Sul e costa oeste da África.
Antes de chegar a Santos, o Liverpool participou de exercícios nas Ilhas Geórgia do Sul, junto com o Navio-Patrulha HMS Clyde (P 257) e com os integrantes da Base Cientifica de Grytvikken. Também foram prestadas homenagens ao oficial argentino Felix Arturo, morto em combate a bordo do Submarino ARA Santa Fé, em 1982, e que se encontra enterrado no pequeno cemitério localizado na Estação Baleeira.
A princípio, deve permanecer em Santos até a próxima semana, quando retoma a patrulha.
Já o RFA Black Rover (A 273), deve permanecer na área por mais algum tempo, como navio de apoio pré-posicionado.
O Liverpool parece estar precisando dar uma parada, para reparos, não acham? Vejam o estado do seu costado.
Pois é, sempre que vejo uma foto de navios ingleses, reparo na aparência já, digamos, desgastada da pintura. Não que isto realmente importe, até acho que é porque não dá tempo de caprichar na pintura e tal, devido ao seu constante uso e exercícios no mar.
Navio muito limpinho é sinal de não uso e constante atraque no porto!!
Sds.
Mauro
A Liverpool D-92 poderia ser uma boa oportunidade de compra p substituir o contra-torpedero Pará!!
A dois anos atras quando ele esteve por aqui e no HMS Southampton no ano passado o estado era o mesmo. O navio esta fora de Portsmouth desde o inicio de abril. Parecece que a unica parada em porto foi uma rapidinha em maio no Rio e agora aqui em STS, o resto foi so fundeio e mar direto. Em 2006, depois que saiu daqui do Atlantico Sul, o navio retornou para Portsmouth e depois ja se envolveu em uma BALTOPS, tendo inclusive recebido a Rainha a bordo quando de sua visita aos estados Balticos. O navio continuava na ocasiao… Read more »
Existe uma grande diferença entre digamos a costa do Brasil e o Atlantico Sul,onde o mau tempo e os ventos predominam.
Isto aumenta a splash area,com desgaste da proteção.
Que existe de compatível entre estes T42, as Niterói e T22?
Se eventualmente, aquisições de oportunidade viessem, seria uma boa? ou melhor seriam as OHP?
Parte da motorização é comum entre os “Type 42” e as “Niterói”.
Assim como entre as FFG-7 e as “proa molhada” das “Inhaúma”.