Vídeo: Estaleiro e base de submarinos em Itaguaí
O vídeo mostra o andamento das obras do PROSUB na cidade de Itaguaí (RJ), a construção já avançada da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM) e o começo das obras no cais e no que será o futuro estaleiro.
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=ieow-DYtyPY]
FONTE: Canal da MB no Youtube
Com 50 anos de atraso…………………….
Penso ser um grande erro tamanho investimento nos submarinos no presente momento. Ora, temos cinco submarinos IKL-209 alemães relativamente novos (o SS-30 Tupi, primeiro produzido, não tem mais de 26~27 anos). Acredito que sejam o suficiente. A Marinha deveria, ao meu ver, canalizar estes parcos recursos na frota de superfície, que, embora esteja contemplada uma renovação da mesma através do PROSUPER, ainda não há previsão para que os novos navios tenham sua construção sequer iniciada. Compreendo de certa forma a intenção da Marinha, mas os submarinos, neste momento, a meu ver, são um passo largo demais quando a frota de… Read more »
Daglian:
Você está certo! Ocorre que a possessão de um submarino nuclear virou objeto erótico de desejo da MB, pouco importando se no futuro haverão recursos para o custeio do mesmo. Por isso ela aceitou de bom grado a aberração de acordo assinado pelo GF com a França.
Concordo parcialmente. Acho um absurdo o Brasil querer desenvolver seu proprio SSN. Do pouco dinheiro que sobra para a defesa, investir nisso é deixar projetos claramente prioritários a escanteio. Porém acho totalmente valido e viavel a construção e desenvolvimento de novos SSK, porém obviamente participando do desenvolvimento de tecnologias AiP por exemplo. Esse mercado tem crescido a cada ano e a tendencia é continuar crescendo ainda muito mais. Hoje em dia os detentores dessa tecnologia estão quase todos falidos e abertos a negócios. Se o Brasil for esperto, pode até conseguir entrar. Profissionais o Brasil tem. Veja o exemplo dos… Read more »
Neste ponto, estou com a Marinha: submarino à propulsão nuclear é fundamental para um país com o mar territorial com as dimensões do que temos, e isso não implica dizer que os meios de superfície estão em estado aceitável.
Agora… a repórter disse que a UFEM tem “previsão de ser inaugurada em novembro de 2012”. Já está na hora de a Marinha fazer outro vídeo.