Sinaval apura R$ 8,7 bi de investimento em 9 estaleiros

5

industria-naval-brasileira-1

vinheta-clipping-navalOs investimentos nos nove estaleiros em construção no Brasil somam R$ 8,7 bilhões, segundo expôs o Sindicato da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval) em seminário promovido no Rio.

O secretário-geral do Sinaval, Sergio Leal, reconhece que alguns dos estaleiros estão com o cronograma atrasado, mas diz acreditar que a indústria vai conseguir atender às demandas do setor.

O diretor de engenharia naval da Marinha, Almirante Francisco Deiana, reclamou de dificuldades para conseguir abrir licitações, dado o alto número de encomendas para o setor de petróleo. A Marinha, diz, tem demanda por embarcações menores, mas com tecnologia avançada, como no caso de navios-patrulha.

“A indústria naval está com carteira lotada até 2017, sem capacidade de absorver essas (demandas) de alto valor agregado”, disse. “Não conseguimos espaço para colocar nossas encomendas”.

O almirante, responsável pela área de licitações, também fala da dificuldade de estaleiros estrangeiros fazerem parcerias com brasileiros para transferência de tecnologia.

Leal, do Sinaval, reconhece que há um atraso nesta área, mas que o sindicato está estudando o plano de reaparelhamento da Marinha e espera apresentar melhora no próximo ano.

O secretário executivo informa que há cerca de duas semanas foi assinado o contrato de terraplenagem do novo estaleiro EBR, que será construído na pequena São José do Norte (RS). Hoje a cidade produz cebolas e pescado. “Uma cidade que praticamente parou no século XIX e agora vai mudar sua vocação”, disse.

A empresa Estaleiros do Brasil (EBR) e a Technip/Techint venceram a concorrência da Petrobras para integração das plataformas P-74 e P-76, programadas para a área da cessão onerosa.

O estaleiro tinha início de construção esperado para janeiro ou início de fevereiro, de forma a cumprir o cronograma de início de construção dos primeiros módulos em outubro.

Emprego

O Sinaval também informou que o número de empregos gerados pela indústria naval caiu quase 10% no primeiro trimestre deste ano, de 62 mil postos até dezembro de 2012, para 54 mil postos em março de 2013.

Sergio Leal disse que a redução é considerada normal, já que o setor apresenta oscilações naturais. “Não há como o número ser constante”, disse no seminário.

A previsão do sindicato é de que o emprego vai aumentar para 100 mil postos até 2017, considerando-se os nove estaleiros virtuais em implantação no Brasil (24,7 mil postos) e a demanda nos estaleiros já em operação (15,3 mil).

FONTE: O Estado de S. Paulo

FOTO: Agência T1

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
eduardo.pereira1

Com essa fila enorme da esfomeada vanPirobras que mesmo nos dizendo que somos auto suficientes ,pagamos um absurdo em combustiveis pra rodar c/ nossos carros/motos.
Mas o caso aqui é que ta dificil sairem navios ,patrulha ou o que for em estaleiros por aqui.

Ribeiro

“vanPirobras”?? Meu amigo Eduardo, sem querer desviar o foco, mas cuidado como define a empresa… lá tem muita gente que da duro todo dia (sexta feira santa, hoje estarei lá, no domingo de páscoa, estarei lá…) A gasolina sai da Petrobrás com o preço de menos de 1,50…. isso é menos que um litro de leite ou agua mineral (vamos combinar que é mais fácil produzir um litro de leite ou agua mineral né)… Como já falei em outros posts, o ideal é que na discutida divisão dos royalites, fosse incluído a MB, assim teríamos fragatas e patrulhas… pois a… Read more »

eduardo.pereira1

RIBEIRO, meu caro nao quis lhe ofender ,por isso peço-te perdao, só quis ironizar !! Nao disse nada sobre funcionários da empresa e a propósito estou na companhia de saneamento de MG, vivo ouvindo gente reclamar a pelnos pulmoes da empresa e mesmo ralando muito e convivendo com outros que tambem ralam nao me ofendo, apenas faço minha parte,mas entendo seu ponto de vista. NA VERDADE EMPRESA FEDERAL TEM MAIS DEDO POLITICO MANDANDO E MAOS PEDINDO DINDIN DO QUE AS ESTADUAIS,no fundo ambos estamos na mesma!rs A propósito gostaria que rolasse a mesma divisao dos royalites do minério ( parte… Read more »

eduardo.pereira1

E A PROPÓSITO TO RALANDO DAS 13:00 AS 22:00 NESTE FERIADAO TODINHO VIU MEU JOVEM ,NAO SE ENTRISTEÇA POIS O TRABALHO DIGNIFICA O HOMEM ( E A MULHER TAMBÉM)!!RS

Vader

Petrossauro?

Privatize já… 😉