O incrível Lynx
Uma bela apresentação de um Super Lynx Mk-95 da Marinha Portuguesa em Viana do Castelo.
Durante a apresentação, a aeronave realiza SAR (Search and Rescue) e infiltração de Comandos em uma embarcação, além de mostrar todo o seu potencial “acrobático” em manobras a baixa altitude.
isso sim e que e um piloto, o merito não e so do aparelho mas dos dois, deve ter tido fila no banheiro pro pessoal que tava junto.
Muito interessante o vídeo. O som da turbina do Super Linx é inconfundível. Além do mais, observem que atracado no cais, ao fundo, estava o Navio Escola Sagres.
Qual é o futuro dos Linx na MB. Eles servirão nas novas escoltasc dse 6 mil toneladas ou serão os Sea Halk comprados recentemente? Parece que pelo menos oito EC-175 recentemente adquiridos serão destinados à luta antisuperfície? Assim, penso eu, que a dotação natural das escoltas serão os os helis da Sikorski.
A hélice parecia girar muito devagar.
É por efeito da quantidade de “frames” do filme?
Seria tipo rodas da carruagem nos filmes de faroeste, que giram ao contrário do real?
Na boa!
Sei que os pilotos passam por vários treinamentos e tal, mas, depois de voar com alguns “ases” do HA-1, posso dizer que esta apresentação foi nota 7.
Já vi nossos pilotos fazerem o diabo e em dupla. Um só é molinho, queria ver eles fazerem com 2, ao mesmo tempo e sincronizado.
Vejam o que eu digo:
http://www.alide.com.br/noticias/90anosAVN/Nota90_14.jpg
http://www.alide.com.br/noticias/90anosAVN/Nota90_33.jpg
http://www.alide.com.br/noticias/90anosAVN/Nota90_34.jpg
http://www.alide.com.br/noticias/90anosAVN/Nota90_38.jpg
http://www.alide.com.br/noticias/90anosAVN/Nota90_40.jpg
O linx foi, ou ainda é, o helicóptero mais rápido do mundo.
Para quando uma exibição dos Lynx da Marinha do Brasil?
João Gonçalves, Lisboa
Numa “manobra” com a Fragata União tive a oportunidade de ver o que um piloto habilidoso é capaz de fazer com um Lunx! Este sujeito, que eu não cheguei a conhecer… arremetia sobre o navio pela proa, circundava, raspando tinta do mastro e pousava com o mínimo de afastamento do casco para manobra… essa encrenca toda só para pousar… o pessoal do passadiço ficava com o C na mão! Na decolagem a mesma coisa… quantas vezes parecia que o heliponto era em cima do passadiço… o Lyns surgia praticamente em cima das nossas cabeças! Algum tempo depois alguém me disse… Read more »
Mauro
seu comentario me fez lembrar do ” RAST”, um dispositivo que permite que helicopteros pousem na plataforma com mar bastante agitado, aumentando sua operacionalidade.
Varias marinhas adotam este sistema e pude verficar durante uma visita a um destroyer americano uma especie de trilho, na verdade sao dois,na plataforma.
O que lembro é que o helicoptero joga um cabo que por sua vez é conectado a um cabo nestes trilhos e o helicoptero é suavemente puxado para baixo e recolhido no hangar.
abraços
“Flamenguista em 01 Mar, 2009 às 1:02
O linx foi, ou ainda é, o helicóptero mais rápido do mundo.”
Pelo que sei o Mil mi-24 era na época do LINY bem mais rápido que este.
Viva a República!!!
Mauro Lima,
Certa vez me contaram de um piloto de linx que fazia manobras arrojadas ou arriscadas como essas. O resultado foi que ele acertou a fragata e foi direto para o mar. Felizmente, ninguém veio a falecer.
Conheço um aviador naval já na reserva – excelente aviador por sinal – que sempre diz que de top gun o cemitério tá cheio!
Sds a todos
O SLynx ainda é o mais rápido do mundo. Ele voa a mais de 370Km/Hora. Essas fotos são de 2007. Eu tenho mais, de 2005 em que um Lynx gira 360 no chão, enquanto outro Lynx gira 360 a 2 metros acima dele. O mais bacana é que voei com todos os 2 pilotos e com os das fotos que postei acima. Quando entrei no SP e vi uma foto que eu fiz no PC do piloto com o qual eu fiz o 1º vôo de SLynx. A foto em quaestão era essa que descevi acima e ele me disse… Read more »
Correção: 2006
Não há dúvidas quanto à capacidade dos aviadores navais.
O que não parece razoável numa marinha de parcos recursos é o uso de aeronaves “operativas” em demonstrações dignas de esquadrões especializados para isto (exemplo | Esquadrilha da Fumaça e Blue Angels).
“Parece que pelo menos oito EC-175 recentemente adquiridos serão destinados à luta…”
http://www.eurocopter.com/w1/ec175/
Super Cougar:
http://en.wikipedia.org/wiki/Eurocopter_EC_725
Confundiram c/ outro helo, mas nada de mais, helo da Eurocopter é tdo a mesma porcaria.
Mas seria o caso de dependendo da plataforma, a MB eliminar o Super Lynx e se consolidar no Seahawk.
Direto do Fundo do Mar, Concordo com vc, nossos pilotos do HA-1 são feras e considerados pelos britânicos como os melhores, depois deles.(rsrsrs) Eu estive também em 2006 nos 90 anos da Aviação Naval e assisti a esta demostração da dupla de AH-11A. É simplesmente de mais! Essa manobra que vc cita, onde uma aeronave permanece “hoverando” sobre a outra no solo e ambas giram 360º,sincronizadas, se chama “spot turn” e abaixo seguem uns link’s para as fotos que fiz desta demonstração em 2005: http://www.flickr.com/photos/guilherme_wiltgen/2765425999/in/set-72157603948786534/ http://www.flickr.com/photos/guilherme_wiltgen/2766273862/in/set-72157603948786534/ http://www.flickr.com/photos/guilherme_wiltgen/2766275622/in/set-72157603948786534/ http://www.flickr.com/photos/guilherme_wiltgen/2766277060/in/set-72157603948786534/ http://www.flickr.com/photos/guilherme_wiltgen/2766278072/in/set-72157603948786534/ O recorde de velocidade para helicópteros continua sendo do G-LYNX, que… Read more »
[…] a discussão do post anterior, encontrei este vídeo que mosta o Super Lynx da Aviação Naval Brasileira em ação. Nele […]
Fantástica aeronave, tenho orgulho dela e de seus pilotos na MB! Estas sao, de verdade, os olhos, ouvidos e garras da esquadra!