Cáceres-2013
O Comando do 6° Distrito Naval realizou, no período de 25 de fevereiro a 15 de março, a Operação “Cáceres-2013”. Ela marca o inicio do ano operativo e tem o propósito de adestrar os militares e meios subordinados na realização de Operações Ribeirinhas. A operação foi realizada em conjunto com a 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira do Exército Brasileiro (EB) e com a Força Aérea Brasileira (FAB).
No percurso de Ladário (MS) a Cáceres (MT), os navios realizaram Patrulha Naval, atuando por meio de ação preventiva e repressiva contra delitos transfronteiriços e ambientais, na Garantia da Lei e da Ordem na calha do rio Paraguai e nas águas sob jurisdição do 6° Distrito Naval.
Na ocasião, também foram realizados exercícios de controle de bases de combate flutuantes e terrestres, operações aéreas de esclarecimento, evacuação aeromédica, apoio aéreo aproximado por aeronave da FAB, desembarque ribeirinho, e ultrapassagem da tropa de Fuzileiros Navais desdobrada no terreno por um Pelotão de Infantaria do EB. Durante a operação, a Força-Tarefa Ribeirinha recebeu a visita do Comandante do 6° Distrito Naval, Contra-Almirante Rodolfo Frederico Dibo.
Participaram da Operação os seguintes meios: Navio de Transporte Fluvial “Paraguassu”, Monitor “Parnaíba”, Navio de Apoio Logístico Fluvial “Potengi”, Navio de Assistência Hospitalar “Tenente Maximiano”, os Navios Patrulha “Piratini”, “Pirajá” e “Poti” e a Embarcação de Apoio Fluvial “Leverger”; uma companhia de Fuzileiros Navais do Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário (GptFNLa); e uma aeronave do 4° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-4).
FONTE: Nomar