11 de junho, aniversário da Batalha Naval do Riachuelo
Hoje se comemora a Batalha Naval do Riachuelo, que é considerada pelos historiadores, como uma batalha decisiva da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1864-1870) – o maior conflito militar na América do Sul, somente superado em vítimas no Novo Mundo pela Guerra Civil Americana (1861-1865).
A importância da vitória nessa batalha está ligada ao fato que, até aquela data, o Paraguai tinha a iniciativa na guerra e ela inverteu a situação, garantiu o bloqueio e o uso pelo Brasil dos rios, que eram as principais artérias do teatro de operações de guerra.
Na imagem de divulgação da Marinha para sua Data Magna, a concepção artística do futuro submarino nuclear Álvaro Alberto.
Quando estava lecionando na manhã de hoje, aproveitei quando um aluno perguntou a data de hoje e falei sobre a Batalha do Riachuelo. Nenhum aluno presente tinha conhecimento deste fato histórico. Pobre educação brasileira.
eh qual estudante brasileiro sabe de qualquer batalha naval do mundo ? (genericamente falando …)
estudar pra que, se a aprovação no final do ano é automática e depois você arruma uma cota-qualquer-coisa pra furar o vestibular?
Educação de qualidade neste país existe sim, prezados MO e Almeida, e os senhores sabem disso. Só que restrito as melhore$ escolas/colégios que somente a classe média alta tem ace$$o.
E Riacuelo, juntamente com Humatá, Tonelero, etc, são sempre nomes sugestivos para nomes de navios da Armada, tradicionalmente de submarinos. O último “Riacuelo” está presevado como museu no Rio de Janeiro (um dos três classe Oberon que a MB operou) e o próximo deve ser um Scorpene fabricado no Brasil.
Abraços aos dois
Haja classe média alta, pra pagar mais de R$ 3 mil de mensalidade!