Ministério da Defesa da Austrália divulga imagens do ‘Hobart’ em construção
–
Bloco final da quilha do destróier de defesa aérea ‘Hobart’ foi preparado para instalação em Adelaide – consolidação de todo o casco deverá ser completada no início do ano que vem
–
Nesta terça-feira, 2 de julho, o Ministério da Defesa da Austrália divulgou informe e fotos sobre os trabalhos de instalação do último bloco da quilha de seu futuro destróier de defesa aérea, que receberá o nome “Hobart” (primeiro de uma série de três que formam o chamado projeto “AWD” – Air Warfare Destroyer). O bloco foi levantado com sucesso para instalação junto aos demais blocos já consolidados, nas instalações da AWD Alliance, em Adelaide.
Trata-se do 18º bloco de 31 que formarão o navio. Este bloco completa a chamada quilha (principal elemento estrutural do navio, que corre ao longo de seu fundo de proa a popa), e abrigará os equipamentos de flutuação e estabilização do destróier. Parte do sistema de lançamento vertical de mísseis também está contido pelos blocos da quilha, que também abrigam as praças de máquinas principais (diesel / turbina a gás), auxiliares, tanques de lastro, eixos de propulsão e equipamento de sonar.
Sobre os sistemas de lançamento vertical, cada destróier terá seis módulos do tipo, cada um com oito células capazes de armazenar e lançar mísseis. Assim, haverá um total de 48 células por navio, cada uma capaz de receber um único míssil superfície-ar SM-2 (Standard Missile 2) de grande alcance, ou quatro mísseis superfície-ar ESSM (Evolved Sea Sparrow missiles), de alcance menor. Porém, além de cumprir a missão de defesa aérea os navios deverão ter capacidade multimissão, como mostra o vídeo abaixo (também disponível no primeiro link da lista ao final).
Espera-se que os três navios da classe “Hobart” representem os mais poderosos navios de guerra já operados pela Marinha Australiana, com uma sofisticada gama de armas ofensivas e defensivas. Por hora, representam o mais complexo programa de construção naval já realizado na Austrália.
A previsão é de que a consolidação de todo o casco do primeiro navio esteja completa no início de 2014, quando então o acabamento final será feito e seus sistemas serão testados, antecedendo as provas de mar.
A classe “Hobart” é um dos programas realizados numa parceria da Austrália com a Espanha (Navantia), que inclui também novos LHD (navios anfíbios dotados de convés corrido para helicópteros e doca para embarcações de desembarque) da classe “Canberra”, embarcações de desembarque anfíbio e aeronaves de reabastecimento em voo (MRTT – Multi Role Tanker Transport).
Veja abaixo vídeo sobre o trabalho de consolidação do último bloco da quilha e, a seguir, links para mais informações sobre o projeto AWD e outros programas navais australianos.
FONTE / FOTOS: Ministério da Defesa da Austrália (tradução e edição do Poder Naval a partir de original em inglês)
VÍDEO: AWD Aliance
VEJA TAMBÉM:
- Vídeo: animação demonstra capacidades multimissão do Projeto AWD
- Primeiro bloco do sonar do projeto AWD chega à Austrália
- Austrália investe em desenvolvimento de radar nacional
- ‘Collins’ servido em dose tripla
- Raytheon entrega segundo sistema Phalanx à Marinha Real Australiana
- ALHD classe ‘Canberra’ chega à Austrália
- Navantia prepara ALHD ‘Canberra’ para transporte à Austrália
- Navantia: lançamento do LHD ‘Adelaide’
- BPE Juan Carlos I (L61)
- HMAS ‘Perth’ ASMD testa ESSM
- US$ 151 milhões para o ESSM
- Candidata à nova escolta da MB: fragata espanhola F100