Estaleiro bate quilha de segunda corveta stealth para a Marinha russa
O estaleiro russo Severnaya Verf comunicou ontem (25) o batimento da quilha de um novo navio da classe Gremyashchy.
A corveta Provorny é a segunda do Projeto 20385, que por sua vez deriva do Projeto 20380, com novos componentes eletrônicos e capacidades aprimoradas de defesa antiaérea e alcance operacional. O primeiro navio da classe, o Gremyashchy, teve a quilha batida em fevereiro do ano passado, e seu comissionamento é previsto para 2015.
O estaleiro da Severnaya Verf deve construir pelo menos 10 embarcações do Projeto 20385 para a Marinha russa, conforme contrato com o Ministério da Defesa. As corvetas da classe Gremyaschy deslocam 2.200 toneladas, atingem velocidade de até 27 nós, têm alcance de 4 mil milhas e comportam uma tripulação de 100 pessoas. Os armamentos incluem mísseis antinavio Uran-E 3M24 (SS-N-25 Switchblade), um canhão de 100mm, sistemas de defesa antiaérea e anti-submarino, além de um helicóptero Ka-27 Helix.
Segundo dados da Severnaya Verf, as corvetas possuem avançada tecnologia stealth para diminuir as assinaturas de radar, acústica, infravermelha e magnética. Os navios da classe Gremyashchy podem ser empregados contra alvos de superfície, submarinos e aeronaves, além de prover apoio de fogo em operações litorâneas.
FONTE: RIA Novosti (tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)
NOTA DA EDITORA: Sugestão do leitor Wagner.
Obrigado !!
🙂