NSA divulga nota sobre espionagem na Petrobras
Agência americana alega coletar informações econômicas e financeiras para prevenir crises
RIO – Procurada pelo “Fantástico” para comentar as denúncias de que a Petrobras foi alvo de espionagem do governo americano, a NSA respondeu, por meio de sua assessoria, que “não usa nossa capacidade de espionagem internacional para roubar segredos comerciais de companhias estrangeiras para dar vantagens competitivas a empresas americanas”. Questionada pelo “Fantástico” sobre o motivo de ter espionado a Petrobras, a agência americana informou que isso é tudo o que tem a dizer no momento.
Após a exibição da reportagem no Fantástico, uma segunda nota de imprensa, desta vez assinada pelo diretor nacional de inteligência dos Estados Unidos, James Clapper, foi enviada pela Agência de Segurança Nacional.
O órgão do governo americano alega coletar informações econômicas e financeiras para prevenir crises que possam afetar os mercados internacionais.
No entanto, reafirmou que não rouba segredos de empresas de fora dos EUA que possam beneficiar companhias americanas. A embaixada britânica em Brasília e o Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido alegaram não comentar assuntos relacionados a inteligência.
FONTE: O Globo