NPqHo ‘Vital de Oliveira’ será construído na China

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NAVIO

COMANDO DA MARINHA
GABINETE DO COMANDANTE

PORTARIA No 514/MB, DE 18 DE SETEMBRO DE 2013

Institui o Grupo de Fiscalização da Construção, Apoio Técnico e Administrativo (GFCATA) do Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo) “Vital de Oliveira” e dá outras providências.

O COMANDANTE DA MARINHA, no uso das atribuições que lhe conferem os art. 4º e 19 da Lei Complementar nº 97, de 9 de junho de 1999, alterada pela Lei Complementar nº 136, de 25 de agosto de 2010 e o art. 26, inciso V, do Anexo I ao Decreto no 5.417, de 13 de abril de 2005,
resolve:
Art. 1º Instituir, em caráter temporário, o Grupo de Fiscalização da Construção, Apoio Técnico e Administrativo (GFCATA) do NPqHo “Vital de Oliveira”, inicialmente funcionando no Brasil e oportunamente transferido para a República Popular da China (RPC).

I – Missão: executar tarefas, que transcendam às atividades intranavio, durante o processo de obtenção por construção do NPqHo “Vital de Oliveira”, incluindo o relacionamento local com a empresa contratada, o gerenciamento dos cursos, treinamentos, sobressalentes e atividades de
Apoio Logístico Integrado (ALI), a fiscalização técnica do contrato, a obtenção de equipamentos e serviços, além da parte administrativa relacionada a todo pessoal envolvido no recebimento dos navios;

II – Local: Xinhuí – RPC;
III – Período: de 14 de outubro de 2013 a 13 de dezembro de 2014; e
IV – Subordinação: O GFCATA ficará subordinado ao DiretorGeral do Material da Marinha, que mantém a supervisão funcional do processo de obtenção por construção do NPqHo “Vital de Oliveira”.

Art. 2º O GFCATA será apoiado administrativamente pelo Adido Naval na República Popular da China, na República da Coreia e na República Socialista do Vietnã.

Art. 3º O GFCATA terá a seguinte composição, extratripulação
do NPqHo:
– 1 Capitão-de-Fragata (CA), Encarregado do Grupo;
– 3 Oficiais Engenheiros Navais (EN) ou Engenheiros de Tecnologia Militar (ETM);
– 1 Oficial do Corpo de Intendentes da Marinha (IM); e
– 1 Praça.

Art. 4º O GFCATA será extinto mediante proposta do DiretorGeral do Material da Marinha.

Art. 5º O Diretor-Geral do Material da Marinha e o Diretor-Geral do Pessoal da Marinha estão autorizados a baixar os atos complementares que se fizerem necessários à execução desta Portaria.

Art. 6º Esta Portaria entra em vigor na presente data.

JULIO SOARES DE MOURA NETO

FONTE: Diário Oficial da União / COLABOROU: Phacsantos

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Marcos

Uai!
Não tinham dito que iriam recuperar a indústria naval brasileira?
Não, né!? Era tudo conversa mole para enganar otário.

Marcos

Vai ter transferência irrestrita de ToT????

MO

powtis em Xinhui .. isso saiu de troco pelas conversões em casco duplo dos piranhas da petrobras … kkkkkk

giltiger

Devido a necessidade de urgência na utilização deste navio foi decidido que ele seria construído no lugar onde ele poderia ser construído mais rapidamente…

Ou seja na China, um navio normal…

Neste tipo de navio a modernidade está nos equipamentos e não na construção do barco…

dario_avalosf

O PT precisa transferir recursos e emprego para garantir o regime na China. Senão, já viu né? Processo igual a que estão fazendo com Cuba, em relação aos R$ 10.000,00 pagos para os médicos estrangeiros.

Pô! É emprego! È tecnologia! É know how e know why! É amortização de investimento! Tem que ser feito no Brasil.

José da Silva

Essa casco não é estranho. Tá me cheirando obra não acabada na configuração original ou não acabado e adaptado/convertido para essa função. Esta parecendo um dos projetos de AHTS da Guido Perla, que não é um projeto chinês e muito menos italiano. Gostei do nome e espero que saia tudo direitinho. Tem navio mais específicos mas se o preço foi bom e estava dando oportunidade esta valendo. Em tempo estaleiros nacionais produzem navios de apoio do mesmo projetista (A M E R I C A N O), mas a questão é: tempo x custo x e espaço na carteira de… Read more »

MO

Falei isso pro Padilha no dele e que tava cheirando a um AHTS/PSV peladão 1.0

MO

Zé reparou que ele tem cara de ser DP … so falta ter mais BP que os nossos RbAM …

José da Silva

É DP sim. Esse modelo já não é de um desenho oferecido pelo projetista hoje em dia, mas vai ser uma Ferrari.

A GPA esta construindo agora com a Detroit. As embarcações da STARNAV, do mesmo Grupo do Detroit, estão são desse projetista e estão sendo feita lá em Itajaí.

Ligou? Fui no mercado 🙂

MO

risos eh vai ser o tal navio, primeiro DP da Marinha .. ohhhhhhh rsss e os estaleiros daqui fazendo de quilo versões 2.2 dele … pena nao os 4.3 dos gringos da mesmo tipo … liguei sim, ligando denovo !