Roubos de cargas no Porto de Santos causam prejuízos milionários e afetam comércio
O CENTRONAVE (Centro Nacional de Navegação) gostaria de trazer ao conhecimento deste CONAPORTOS (Comissão Nacional das Autoridades nos Portos), assim como sugerir e solicitar sua ação, o grave problema do roubo de cargas a bordo de navios porta-contêineres atracados no Porto de Santos.
De episódios isolados, passou a ser uma constante, com eventos regulares e cada vez mais graves. Chegou-se a tal ponto que alguns embarcadores estão analisando a mudança do porto de descarga no Brasil ou até mesmo se recusando a embarcar com destino Santos. Estes eventos estão sendo documentados, e passamos às mãos deste Conselho relatos de três armadores associados descrevendo vinte e três casos de roubos de mercadorias de diversos tipos e valores, principalmente eletrônicos e perfumes.
Esses eventos tem ocorrido, inclusive, à luz do dia nos terminais de contêineres de uso público. Solicitamos desta Autoridade ações urgentes, pois já está sendo afetada a própria atividade do comércio, causando prejuízos de milhões de dólares, prejudicando a imagem do porto e do país, aumentando custos de seguros, e em vias de provocar ações a nível diplomático e com possível mobilização da Interpol.
Veja sequência de fotos do flagrante:
FONTE: portalmaritimo.com
Além do reaparelhamento geral, de portos, instituições etc, sem combater a corrupção não será possível inibir isso.
Não é possível que a cada dia que passa, o roubo de cargas em portos, talvez pior em estradas e até nos aeroportos como recentemente, seja possível chegar a esse ponto sem conivência de “gente graúda”.
Infelizmente é isso …..