Japão planeja expandir frota de contratorpedeiros com sistema Aegis
De acordo com o jornal Yomiuri Shimbun, citando fontes anônimas, o governo japonês estaria considerando aumentar sua frota de contratorpedeiros armadas com o sistema de mísseis Aegis. O contingente atual é de seis unidades, que devem chegar a oito.
Ainda segundo o jornal, a previsão é de que a aquisição dos navios seja incluída em um novo programa básico de defesa a ser adotado no país até o fim deste ano. Os contratorpedeiros estariam operacionais dentro de dez anos. “A configuração das Forças de Auto Defesa no futuro serão estudadas quando o governo revisar os programas básicos de defesa”, afirmou o ministro da defesa japonês Tsuyoshi Hirata.
O aumento da frota de contratorpedeiros vem sendo contemplado em parte diante da ameaça de ataques de mísseis da Coreia do Norte. De acordo com informações do Yomiuri “o desenvolvimento nuclear e de mísseis por parte da Coreia do Norte se tornou uma ameaça iminente para a segurança do Japão”. Pyongyang já havia feito testes de fogo com mísseis balísticos em dezembro do ano passado, e em fevereiro deste ano realizou sua terceira detonação de armas nucleares.
O jornal também aponta a preocupação com as disputas territoriais envolvendo a China em torno das Ilhas Senkaku/Dayou, no sudeste do país. Segundo o periódico, “se o Japão pudesse manter permanentemente navios equipados com o sistema Aegis e com radares potentes nas áreas próximas a essas ilhas no sudeste, espera-se um aumento na capacidade de vigilância contra aeronaves e mísseis chineses”.
FONTE: The Economic Times via Naval Open Source Intelligence (tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)
Ummm ja pensou os japonelicos aumentarem mais ainda seus CT´s aegis …. 15 ja pensaram quase 3 em cada DesRon deles …..
Os “Burkemons” AEGIS são divididos em duas classes.
Classe Atago (10.000 toneladas):
DDG 177 Atago;
DDG 178 Ashigara.
Classe Kongō (9.500 toneladas):
DDG 173 Kongō;
DDG 174 Kirishima;
DDG 175 Myōkō;
DDG 176 Chōkai .
Destroyers só para manter uma nomeclatura politicamente correta, pois tem porte, armamento, disponibilidade de comando e controle, entre outras, próprios de um cruzador. Principalmente os Atago, que embarcam um helicóptero ASW Seahawk fabricado sob licença pela Mitsubishi.
Sds.,
Ivan.
er .. Ivan o “Jayhawk’ né … rsssss e pra mim são contratorpedeiros mesmo, se chamar de cruzador, perde a graça .. rssssss
ahhh, em tempo, foto enviada por leitor =
http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2013/11/mv-lady-z-3wi7-foto-do-leitor-caio-boy.html
MO,
O ‘Jayhawk’ deve ser SH-60J de Japan, mas agora há um sucessor para o ‘Jay’, o SH-60K ou SH-60Kai.
Seria então o ‘Kaihawk’ ? 🙂
Mas para mim é cruzador, ao menos os Atago, e a graça está justamente na briga… com vc, com o Admiral Dalton e com a US Navy, nesta ordem é claro.
(Vc tem mais peso que o Dalton… e ambos são mais importantes que a US Navy.)
Grande abraço,
Ivan, o Terrível. 🙂
Sr Terrivel (kkkkkkk)
bom eh aviaozinhum ne, entao to por fora, sov sei que KayHawk eh um nome sei la os cara de levar fitinha de St. Mr of Bonfim no paparelho … risos .. tks na questão dos lilos
MO…
na verdade o “Jayhawk” é usado pela guarda costeira dos EUA, a confusão é compreensivel pela forma como se pronuncia o “j” em inglês.
Os “japonélicos” utilizam o SH-60J e mais recentemente o
SH-60K como o Ivan comentou.
Sei porque acho “aviaozinhum” naval legal então tento acompanhar como posso 🙂
abs
Dai Nippon!
DESTROYER e . (ponto final)
…agora apanho de vez.
ainba bem que vc ja sabe … poupa trabalho … kkkkkkk
E digo mais MO:
Destroyer retânguloquadradooblíquo com varais das antigas no “teto”….
agora tô morto.