Foi por pouco
Manobra do USS Cowpens evita colisão com navio de guerra chinês, segundo noticiário da CNN
Um cruzador ca classe Ticonderoga da Marinha dos EUA (USN) foi obrigado a tomar ações evasivas para evitar a colisão com um navio de guerra chinês no Mar da China do Sul, o que fontes chamaram de um ato altamente incomum e deliberado por parte da China.
O incidente, que ocorreu na última sexta-feira e foi resolvido de forma pacífica, foi o mais recente sinal de tensão em torno das reivindicações territoriais chinesas recentes e agressivas na região envolvendo águas internacionais e o espaço aéreo expandido.
O vice-presidente dos EUA, Joe Biden, na semana passada pressionou Pequim sobre a questão, o que decorre de uma antiga disputa com o Japão que tem se intensificado.
Várias autoridades militares dos Estados Unidos confirmaram os detalhes do incidente em alto-mar envolvendo o USS Cowpens (CG 63), que foi recentemente divulgado.
O navio de guerra americano – que autoridades norte-americanas dizem que estava em águas internacionais – foi abordado por um navio da Marinha chinesa. A embarcação menor deixou um grupo de navios da Marinha chinesa, que incluía o navio-aeródromo Liaoning.
O navio chinês não conseguiu parar, apesar das advertências via rádio do Cowpens de que a embarcação estava muito próxima.
O comandante do Cowpens então emitiu ordens para uma “parada total de máquinas” quando o outro navio estava a menos de 500 metros da sua proa, disse um oficial da Marinha dos EUA.
O navio chinês cruzou na proa do Cowpens.
“É raro ter que tomar uma ação evasiva no mar para evitar uma colisão”, acrescentou o funcionário.
Embora navios de guerra de diferentes países muitas vezes aproximem-se um do outro para observação, os Estados Unidos veem este caso como um exemplo que poderia ter resultado numa colisão por causa do tempo e da distância que leva para um navio de guerra americano para parar.
“Os chineses sabiam o que estavam fazendo”, disse um segundo oficial militar dos EUA.
Durante o encontro, as comunicações de rádio entre os navios foram mantidas entre os comandantes americanos e chineses.
“As comunicações eram profissionais”, disse o segundo oficial.
Embora os Estados Unidos não vão reconhecê-lo abertamente, o Cowpens estava em posição de realizar a vigilância sobre o Liaoning , que seria uma questão sensível para os chineses.
Autoridades norte-americanas insistem que o Cowpens permaneceu em águas internacionais em todos os momentos.
Durante uma visita a Pequim na semana passada, Biden disse ao presidente chinês, Xi Jinping, que os Estados Unidos tinham “profundas preocupações” sobre a sua zona de defesa aérea no Mar da China Oriental recém- declarada e que Washington não a reconhece.
A ação chinesa, disse Biden no Japão antes da visita a Xi, levantou a possibilidade de “acidentes e erros de cálculo. ”
A área em questão inclui as ilhas desabitadas que têm sido o local de disputas tensas entre China e Japão, sendo que ambos reivindicam as terras .
FONTE: CNN (tradução e adaptação do Poder Naval a partir do original em inglês)
USS Cowpens era um dos cruzadores que a US Navy queria retirar de serviço em 2013 não havendo fundos suficientes para moderniza-lo. Depois de 13 anos baseado no Japão, USS Cowpens foi substituído pelo USS Antietam, este sim, modernizado e enviado à San Diego onde seria descomissionado. Mas o Congresso não gostou da idéia de ter um navio com apenas 22 anos retirado de serviço e alguma verba surgiu para mante-lo operando…mas, não moderniza-lo. A meta agora é retira-lo de serviço no Ano Fiscal de 2015 juntamente com outros 6 “Ticonderogas” então é possível que estejamos vendo sua última comissão… Read more »
em tempo =
http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2013/12/mv-african-eagle-c6s2065-descarga-de.html
O Cowpens com 22 anos cogitado para ser desativado, eh o fim do mundo mesmol #apocalipseaviaozinhum … Dalto, quais ticos ja deram baixa, os primeiros eu sabia, mas me perdi depois
Respondendo pelo nosso Almirante….:-)
De fato ficou nos 5 primeiros…..pelo menos até agora!
Franz, muitissimo obrigado pela atenção, ewcwebi seguro a correspondencia, brigado mesmo, os bunecos morreram de dor de cotovelo !!!!, kkkkkkk, Danke !!!!
Ainda há chance do ex-USS Ticonderoga virar um museu.
Quanto aos outros 4, um foi afundado como alvo, um já desmanchado e outros dois estão na fase inicial de
desmanche.
Os 5 foram descomissionados com +/- 20 anos mas ainda houve uma boa desculpa pelo fato de não possuírem VLS.
USS Cowpens quando e se de fato for descomissionado
em fins de 2014 inicio de 2015 terá 24 anos e se fosse modernizado o que consumiria menos de 1 ano, ainda teria outros 10 anos de vida útil.
Sim, isso mesmo.
Só a turma do “sem-VLS” (os Ticonderoga mais antigos) foi retirada de serviço até agora.
off topic : Caiu um MH 16 da Navy no Japão.
Grande abraço
http://noticias.uol.com.br/album/album-do-dia/2013/12/16/imagens-do-dia—16-de-dezembro-de-2013.htm?abrefoto=30
Na verdade é um MH-60S do esquadrão HSC-12 que faz parte da ala aérea do USS George Washington e quando não embarcado opera a partir da Base Atsugi.
abs
Mais um porta buneco 5 estrelas top mundial (entre os) com video and fotos suspendendo de SSZ =
http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2013/12/ms-seven-seas-mariner-c6vv8-video-e.html
Mestre Daltonl! Pensei US Navy(MH 60) e escrevei BNS(MH16). Falha nossa, anotada.
Grande abraço