Três tripulantes queimados e vazamento no porta-aviões ‘São Paulo’ (A-12)
JULIANA DAL PIVA
Marinheiros a bordo do porta-aviões São Paulo (A-12) desde terça-feira, em exercício na Baía de Guanabara, denunciam uma situação de perigo. Os tripulantes revelaram que o navio está despejando óleo no mar devido a um vazamento.
Além disso, problemas na caldeira causaram queimaduras em três militares. Eles também alertam que existe risco de explosão e incêndio. Cerca de mil militares, entre soldados, cabos, sargentos e oficiais, estão embarcados sob o comando do contra-almirante José Renato de Oliveira. Segundo os marinheiros, o oficial se recusa a encerrar o exercício apesar do perigo oferecido à tripulação. Após o contato da reportagem com a Marinha ontem, o comando teria proibido o uso do celular pessoal, segundo denúncias.
Os embarcados não quiseram se identificar com medo de represálias, e informaram que desde terça-feira o navio também apresenta um problema em um dos dois refeitórios que servem a cabos e marinheiros — ]que alimenta a maior parte da tropa. A água do mar estaria entrando no local, que estaria interditado. Além disso, alguns marinheiros estão passando mal com as altas temperaturas no Rio de Janeiro e a ausência de ar-condicionado.
Sem previsão
A previsão inicial era de que o exercício terminasse na sexta-feira, mas o comando teria avisado à tropa ontem de que não há mais previsão de término, o que preocupa os parentes dos tripulantes.“Estamos muito apreensivos com toda essa situação”, contou um familiar que não quis se identificar.
O porta-aviões é a única embarcação do seu tipo no Hemisfério Sul e um dos 20 do seu modelo em atividade no mundo. A atividade desempenhada é tão específica, que só nove países operam navios semelhantes. Mas o equipamento no Brasil sofre com a infraestrutura. O navio-aeródromo foi comprado já usado da França em 2000.
Procurada, a Marinha admitiu que ocorreu um “pequeno derramamento de óleo a partir de uma tubulação” e que foram colocadas barreiras de contenção, em torno do navio. O plano de emergência foi acionado para o recolhimento do resíduo despejado. Sobre os militares feridos na caldeira, eles já foram medicados e liberados, diz a Marinha.
Quatro mortes, incêndios e cinco anos parado
Desde que foi comprado em 2000, o São Paulo já teve quatro marinheiros mortos e 13 feridos em pelo menos seis grandes incêndios. Em 2005, o navio chegou a parar por cinco anos, mas voltou a operar. Em 2012, na tragédia mais recente, o marinheiro Carlos Alexandre dos Santos Oliveira, de 19 anos, morreu durante um incêndio na antessala do alojamento em que se encontravam os militares. Além dele, ficaram gravemente feridos José de Oliveira Lima Neto e Jean Carlos Fujii de Azevedo.
Naquela ocasião, tripulantes também denunciaram para a coluna ‘Força Militar’ que os problemas iniciaram logo que a embarcação deixou o cais, mas o comando decidiu seguir viagem. Há dois anos também ocorreram focos de incêndio na caldeira, e também foram registrados problemas na chaminé e nas máquinas.
A estimativa é de o navio tenha custado U$ 12 milhões, mas só para a modernização ainda foram gastos outros US$ 90 milhões, nos últimos dez anos. Apesar dos evidentes problemas de manutenção, militares avaliam que se o navio for aposentado, o Brasil não terá mais uma esquadra — pois é necessário um porta-aviões para tal. Dessa forma, vários almirantes de esquadra teriam que ir para a reserva.
FONTE: Portal O Dia (adaptação do Poder Naval) Título original: “Três tripulantes queimados e vazamento em porta-aviões da Marinha”.
Enquanto não morrer mais gente não vão parar. }}Eu, se fosse da tripulação, ao desembarcar iria diretamente para o ministério público com fotos e cococaria este irresponsavel, inconsequente, prepotente eboçal, deste CM a responder uma ação de civil e penal.
Que tristeza para uma que já foi considerada uma das melhores marinhas de hemisfério sul.
O bom de tudo, é que mais uam vez o tempo mostra que é senhor de todas as verdades, e Jesuixxxxxxxx avisou….
Grande abraço
O único PA do planeta que só faz manobras dentro de uma Baía: “vamos para lá, vamos para cá… meia volta…”
“Apesar dos evidentes problemas de manutenção, militares avaliam que se o navio for aposentado, o Brasil não terá mais uma esquadra — pois é necessário um porta-aviões para tal. Dessa forma, vários almirantes de esquadra teriam que ir para a reserva.”
Não sei o que dizer!!
É lamentável. Como a MB se deixou chegar nesse ponto, manter um navio nessas condições para justificar a ativa de alguns almirantes.
Aliás, já não temos esquadra. Meia dúzia de navios mal armados para defender um litoral de quase 10 mil km?
A Marinha Brasileira que já foi crucial na Guerra do Paraguai, que levou nossos pracinhas para a Itália, que fez frente aos Franceses na Guerra das Lagostas……..que melancólica situação.
Que fez isso tudo, virgula tem os …. a se considerar …. fez frente aos franceses eh no minimo multiplicar por 15 o que nao foi feito …, levar os pracinhas ? os AP´s eram americanos … e vai indo, segue o bonde …Guizmo, éa realidade batendo a porta, agora eu quero ver os comentários das “loucas da Marinha brasil puthânfia”, e as desculpas daquele tresloucado e irresponsavel do CM.
grande abraço
Gente, será que existe uma forma melhor de denunciarmos isso? Vamos dar nomes aos bois, o cidadão megalomaníaco, irresponsável que está agindo como um sociopata e futuro homicida é Julio Soares de Moura Neto. Esse senhor não tem a menor capacidade de estar a frente da MB. Um comandante que coloca o EGO IRRESPONSAVELMENTE na frente da tropa e da missão que a instituição que ele deveria liderar e servir como exemplo, TEM que ser punido, tem que PERDER suas estrelas, ser EXPULSO da instituição e não ser aceito em nenhum clube militar da reserva. Sr. Julio Soares de Moura… Read more »
tsc tsc tsc, olha o foco meu caro, olha o foco
Vamos comparar as frotas de 1960 e de 2014 da MB? Levou sim meu querido, claro que teve apoio, na escolta principalmente…..melhor continuar a postar link do seu blog mesmo
Eh tem razao, alem de nao dar o braço a torcer, apelou, entao faz mais facil leia o artigo feito na for def (apenas uma referencia, com navios desarmados, apagando e outos mais, na IIGM tbm nao foram os AP´s americanos, eu faço isso mesmo, o meu saco pra ver Viva a Marinha acabou faz tempo, continua ai que vc vai longe, quero ver vc ficar os meus 17 anos aqui sustentando isto ..
alias ratificando em poucas palavras pq vc deve saber que nao tenho o menor saco pra escrever,m foi assim mesmo, tudo como vc falou e eu retiro o que falei … (como acabei de fazer)
Che, do artigo fica, não só a tristeza patética de ver a MB como um cachorrão grande e agonizante, olhos baços virados para nada, que latir mais não pode, mas move as patas para lugar nenhum e rosna para ninguém… mas, fica também a tristeza de ver um CA emulando um heróico capitão que afunda com o barco… brincando com a vida dos outros.
E, irresponsavelmente, sujando o meio ambiente.
Lembro o Condoreiro mandando Colombo fechar as portas dos seus mares…
Sério, até quando? 14 (QUATORZE) anos em reformas, US$ 100 milhões em gastos, já morreu gente, está pra morrer mais gente, e até agora este navio não fez absolutamente NADA para reforçar nossa esquadra. Manter proficiência? Só se for de combate a incêndios e de paramédicos! E pra quê? Pra manter inflado o ego de meia dúzia de almirantes anacrônicos e doentes mentais! Porque todo mundo aqui sabe que a MB não tem necessidade e muito menos recursos para operar uma esquadra nucleada em porta aviões. Quanto mais duas! Cadê a comissão de estratégia e defesa do Congresso Nacional para… Read more »
puxa vida mais problemas com este troço, se nao vao tunar o bicho e ripar pra virar um super moderno Pa entao faz de alvo e sapeca Exocet mad in Brazil nele antes q morram mais pais de familia nesta jossa !!
Sds.
eduardo.pereira1,
ALVO, é isso mesmo o que sempre foi e olha que muita gente já canta essa bola faz tempo aqui no Naval.
É o MAIOR ALVO do hemisfério sul.
É melhor que seja ALVO pra Exocet tupiniquim do que CAIXÃO de marinheiros INOCENTES, vítimas da megalomania e irresponsabilidade do almirantado e de seu Comandante Julio Soares de Moura LOUCO Neto.
Sds.
Já escrevi isso aqui…
Tenho um amigo q já me contou algumas estorias de mortes por causa de vazamentos de vapor no São Paulo. Ele é mecânico de motores…
Nesse momento ele está embarcado…
Sem contar q esse mesmo cidadão que os está obrigando a navegar agora, não permitiu que os mesmos desembarcassem no final do ano, ao não conseguirem fazer o navio sair do lugar em frente ao aeroporto Santos Dumont !!!
Ficaram 4 dias embarcados a 200 metros do porto !!!
Triste ou engraçado ??
PutZZ! E eu pensei que pegava pesado….que VERGONHA ALMIRANTE…QUE VERGONHA!! Quer um conselho??!! Não??!! vai assim mesmo….SAI FORA!!
Falávamos a poucos dias atras da desnecessidade deste elefante branco e do bom recife artificial que daria. Agora esta ai.
So uma coisa a dizer: Fecha, fecha, fecha.
Quando o ego vem na frente da razão alguem sempre paga e é sempre o escalão subordinado.
Prezados, Segue a Nota Oficial: “MARINHA DO BRASIL CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA MARINHA NOTA À IMPRENSA Brasília, em 30 de janeiro de 2014. A Marinha do Brasil (MB) esclarece que o Navio-Aeródromo (NAe) “São Paulo” desatracou no dia 28 de janeiro para realizar testes no seu sistema de propulsão. Durante os testes (dia 30), ocorreu um pequeno derramamento de óleo a partir de uma tubulação. Imediatamente, foram instaladas barreiras de contenção, em torno do navio, e acionado o Plano de Emergência para evitar poluição do mar, o que permitiu o recolhimento do resíduo despejado. Houve, ainda, um vazamento de… Read more »
E tem gente que ainda é a favor disso.
Vejam a fala do Júlio, imperdível ….
http://www.youtube.com/watch?v=BNxvVZH2j7w
Acabou de passar no Jornal da Band, cerca de 1.000 marinheiros ficaram retidos por três dias com a central do ar condicionado em pane a temperaturas acima de 50 graus e incomunicáveis, com ameaças a quem fizesse uso de celular.
A âncora não subiu por defeito no sistema e ele ficou “preso” ao largo da doca.
Cadê os advogados desse calabouço, cadê ?
http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2014-01/porta-avioes-tem-vazamento-de-oleo-e-acidente-em-caldeira-na-baia-de-guanabara
http://cbn.globoradio.globo.com/editorias/pais/2014/01/31/MARINHA-CONFIRMA-QUE-PORTA-AVIOES-SAO-PAULO-SOFREU-DOIS-ACIDENTES-EM-TESTES-NA-BAIA-DE.htm
Júlio, cadê você ?
Defensores do NAe, cadê vocês ?
É porque o Almirantado brasileiro sabe, tem certeza, absoluta, que a MB não será chamada a nenhum conflito ou dissuasão real nos próximos anos… Às favas com essa história de defesa do Atlântico Sul ou das linhas de comércio marítimo com a África ou a Europa, tudo balela e joguinhos de guerra às 4 da tarde na EGN regados a canapés e coquetéis fartos… Se, e quando, a MB for chamada a um conflito dessa magnitude todo esse Almirantado estará em seus sepulcros caiados no São João Batista, após as salvas de tiros de praxe… E em suas lápides as… Read more »
Vejam o seleto grupo que compõem a Comissão de Defesa e Relações Exteriores do Congresso Nacional, a quem, dentre outras elevadas atribuições incube(ria) apreciar matérias referentes aos seguintes campos temáticos ou áreas de atividade: (…) g) “Forças Armadas e Auxiliares…”
Observando um “naipe” de nomes daqueles, pode se concluir que o jogo está irremediavelmente perdido…
http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/conheca-a-comissao/membros
Oia ai Guilherme, mais um, como solicitado … kkkk =
http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2014/01/mv-lowlands-opal-ongh-descarga-de.html
15 photos
vixi, o numero de cadeiras abertas eh devido a coisa naum interessante ??
Eh,tá difícil. Tá difícil defender a manutenção do A12 na Marinha. Sou a favor do A12 mas funcionando e bem. Causando transtornos e ameaçando vidas, não. Já chega que mesmo plenamente operacional, carece de escoltas adequadas. Por que será que a Austrália com um litoral também bem grande e financeiramente mais saudável desde há muito abdicou de operar PAs?
I’m sad.
Já que o ‘São Paulo’ não sai da Baía de Guanabara mesmo, a MB poderia lhe dar um fim mais útil, já que não se presta ao fim ao qual se destina(va)…
http://oglobo.globo.com/rio/veiculo-anfibio-turistico-comeca-circular-nas-ruas-do-rio-na-baia-de-guanabara-11470238
Vejam o vídeo RJ: Tripulantes ficam presos em porta-aviões
Sexta-Feira, 31 de Janeiro de 2014
http://noticias.band.uol.com.br/jornaldaband/videos/2014/01/31/14846186-rj-tripulantes-ficam-presos-em-porta-avioes.html
Jura?
É claro que deu M. Isso é um equívoco sem precedentes!
Esse NAe só faz fogo amigo! Quantos mais terão que perder a vida? Isso é uma vergonha para a MB.
Alguém tem que por logo isso a pique!
Patético. PA-TÉ-TI-CO. É a palavra para definir o comportamento do comando da Marinha do Brasil. Há um histórico muito grande de conflitos mundiais que se iniciaram sem aviso e de maneiras inesperadas. O comando da Marinha, entretanto, vive uma realidade paralela, imaginando uma Marinha ultra-moderna nos próximos 20/30 anos. Daqui a 20/30 anos, eles jogarão a projeção de reequipamento para “daqui a 20 ou 30 anos”. Enquanto isso, não há meios para guerra de minas, nem fragatas. O primeiro submarinos, se der tudo certo, só para 2018! Se uma guerra estourar daqui a 1 ano, o que esse comando patético… Read more »
Não tivesse lido o cabeçalho da matéria apostaria que estavam referindo-se ao NAe russo Kuznetsov. Este sim, irresponsavelmente sendo usado, só que nele os tripulantes sofrem com o frio e não com o calor além de muitos outros problemas. Mas…os russos tem a “bomba” então não faz diferença, certo? Então talvez o nosso problema não seja ter o NAeSP e sim, não ter a “bomba”, ou não ? Alguns falam que ter um é igual a nenhum, então expliquem a França que tem apenas um ,o CDG, muito criticado mundo a fora, inclusive aqui no PN e mesmo depois de… Read more »
Guppy…
quanto à Australia o que sei é que houve uma mudança politica na época e nem que o HMS Invincible tivesse sido oferecido antes das Falklands dificilmente teria sido comprado de qualquer forma.
Lá também há uma proximidade muito grande com a US Navy…só para vc ter uma idéia, ano passado uma fragata australiana foi adicionada ao USS George Washington e
seu grupo (CSG 5) durante três meses no Japão.
abs
Falando do meio se o SP fosse prioridade estaria inteiramente funcional, mas como as modificações foram e estão sendo obras grandes, demandam tempo e muita grana -, que é pleiteada a cada ciclo orcamentário – não só para ele, mas para todos os meios – cada um deles. Lembramos q em 2013 foram feitos cortes de verbas -desvios funcionais- envolvendo diretamente o MD. O SP, assim como outros meios, possuem suas fases operativas, incluindo como fase também os periodos de PMG – fase atual, q demanda um bom tempo, com recursos fluindo – mas q já passou por docagem e… Read more »
O problema realmente não é o NAe. O problema é a Administração esquizofrênica do MinDef e da cúpula da MB. Nem dizer que é falta de dinheiro podemos: dinheiro tem de sobra, que é torrado em absurdos. E nem estou falando em manter um PA de sessenta anos. Falo é em manter pagamentos de pensões para filhas solteiras de militares. Esta bobagem custa 4 bilhões de reais por ano, em pleno século XXI, quando esta mulherada devia criar vergonha na cara e ir trabalhar pelo seu sustento. A cada quatro anos, este bando de espertas consume o custo de um… Read more »
Opa Marcelo, até que esse tá legalzinho hein? kkkkk
to me esforçando, afinal, rsssssss
Po Guilherme, da um desconto, o último, o ‘piorzinho’ fiquei 12 h na Ponta da Praia para fazer o post, entrada e saida, 4 dias de cama depois por gripe, da um desconto, tava era lindaum, o unico pobrema era tudo isso por um porta buneco …
Admiral, Sabemos que a Austrália leva Defesa a sério e é um aliado firme desde a IIWW. Sua localização geográfica é por demais estratégica. No entanto, eles mantém os pés no chão e mantém um orçamento enchuto para as forças armadas. Operaram PAs no passado, como é do seu profundo conhecimento, mas chegaram a conclusão que poderiam se defender sem a presença de um meio desse em sua Marinha. Claro que o fato de ser um dos mais importantes aliados dos EUA pesou na decisão de abdicar de oprar um Porta-Aviões, mas que a economia gerada por essa decisão foi… Read more »
Sérgio C, Obrigado pelas explicações técnicas. Acho que esclarecem mtos pontos sobre as tribulações do A12 e deveriam ser lidas com atenção por boa parte dos comentaristas que postam opiniões aqui. Resta lembrar que o militar tb é um servidor público em regime próprio, e isso esclarece a catadupa de insultos irracionais que lemos em algumas caixas – insultar servidor público sempre foi, nesta terra, argumento de debate. Paciência, costumo a dizer. Repito que parece existir um problema de fundo nesse debate, que é a superposição de funções atualmente acumulada pela MB. Fiz um longo comentário em outro dos posts… Read more »
Inimigos ? Para quê !
Já temos o fogo amigo do Almirante Júlio,
enquanto isso:
http://www.youtube.com/watch?v=6wSnC9KS-8w
ergiocintra 1 de fevereiro de 2014 at 13:18 # Caro Sergiocintra, me permita algusn comentário sobre os teus: Falando do meio se o SP fosse prioridade estaria inteiramente funcional, mas como as modificações foram e estão sendo obras grandes, demandam tempo e muita grana -, que é pleiteada a cada ciclo orcamentário – não só para ele, mas para todos os meios – cada um deles. Lembramos q em 2013 foram feitos cortes de verbas -desvios funcionais- envolvendo diretamente o MD. O SP, assim como outros meios, possuem suas fases operativas, incluindo como fase também os periodos de PMG –… Read more »
O SP me lembra um trator velho que meu cunhado pagou 3000 reais há 5 anos, pra ajudar ele a plantar soja lá no Tocantinhs.
Pra cada 1000 de lucro que ele tem o infeliz gasta 1200 com o dito cujo.
Só não é pior do que o SP porque não flutua.
Rssss
Ah! O nome do trator é “Esmeralda”.
Prezado bitt, Gostaria muito de ver o São Paulo – A12 operando full, com segurança, aviação embarcada e escoltas adequadas, conforme escrevi anteriormente, cumprindo uma função específica para ele na estratégia da Marinha. Mas se os problemas técnicos persistirem, mostrarem-se de difícil (caríssima) solução, os perigos de explosão de caldeiras, turbogeradores meia bocas, eixos problemáticos, etc,etc, prefiro uma baixa dele o mais rápido possível, inclusive por questões de economia. Aí seria hora, caso a estratégia militar naval brasileira realmente contemple a operação de um Porta Aviões, partir para a aquisição de um novo, seja fabricado aqui com assistência técnica inglesa… Read more »
Ahahahahahahaha… Eu avisei há poucos dias que esta banheira ainda ia matar mais gente… “Vader, vc tá querendo dizer que vc é um profeta?” Não senhores! O Vader não é profeta: ele só usa a LÓGICA!!! Vou repetir: é só a lógica! O senso comum, que aquele que já está com o raciocínio comprometido com uma visão preconcebida da realidade simplesmente não consegue! E vou de novo me arriscar a usar essa ferramentinha básica do pensamento: Está coisa que a MB chama de porta-aviões ainda irá matar mais gente! E o que dizer disso: ““Apesar dos evidentes problemas de manutenção,… Read more »
Prezado bitt, Gostaria muito de ver o São Paulo – A12 operando full, com segurança, aviação embarcada e escoltas adequadas, conforme escrevi anteriormente, cumprindo uma função específica para ele na estratégia da Marinha. Mas se os problemas técnicos persistirem, mostrarem-se de difícil (caríssima) solução, os perigos de explosão de caldeiras, turbogeradores meia bocas, eixos problemáticos, etc,etc, prefiro uma baixa dele o mais rápido possível, inclusive por questões de economia. Aí seria hora, caso a estratégia militar naval brasileira realmente contemple a operação de um Porta Aviões, partir para a aquisição de um novo, seja fabricado aqui com assistência técnica inglesa… Read more »
ok ok tem razão, desculpe…….são belíssimas as imagens.
Quando uma Fragata estiver por aí, dá um toque que eu desço a Serra pra ver.
Abs
roger that
OFF TOPIC…
…mas nem tanto!!!
A MB pelo site Think Defense:
(http://www.thinkdefence.co.uk/2013/12/look-brazilian-navy/)
NAe, mais um campeão de audiência… a MB parece até a Paris Hilton, tanto dinheiro em tanta futilidade, ou será o inverso ou ambos? Meus caros, o trecho que Lord Vader destacou é um diagnóstico da doença do Almirantado. “Apesar dos evidentes problemas de manutenção, militares avaliam que se o navio for aposentado, o Brasil não terá mais uma esquadra — pois é necessário um porta-aviões para tal. Dessa forma, vários almirantes de esquadra teriam que ir para a reserva.” – Então vamos por partes: 1 – “Apesar dos evidentes problemas de manutenção,” – Isso não são problemas. > Isso… Read more »
Daltonl, US$ 100 milhões não compram muitos mísseis nem memo um navio de guerra. Mas o A12 hoje só serve pra ferir e matar marinheiros, tem ABSOLUTAMENTE ZERO VALOR MILITAR, e essa centena de milhões de dólares poderia estar sendo usada para: 1. Dar rancho pros recrutas e marinheiros; 2. Manter as fragatas em operação; 3. Manter os submarinos em operação; 4. Treinar pessoal com outras marinhas amigas; 5. Pagar a conta atrasada do diesel dos distritos navais; 6. Manter os helicópteros voando; 7. Trocar a porcaria de fuzil M16A2 de todo o CFN; 8. Reformar o Hospital Naval Marcílio… Read more »
E olha, mesmo operando de verdade, com AF-1M, Turbo Trackers e etc, continuará tendo ZERO VALOR MILITAR.
Um navio da década de 1960, com equiamentos e ala áerea da mesma década. Tamo brincando de Vietnã em 2014…
Caro juarezmartinez,
Se o problema maior é falta de dinheiro então eu retiro minhas esperanças de ver o A12 full porque eu não vislumbro aumentos substanciais nos aportes financeiros para a Marinha. O Guido Mantega tem outras preocupações e o cenário econômico interno e externo sinalizam dias difíceis para o país. Aumento de verbas para a Defesa é improvável.
Poor São Paulo – A12.
Abraços
Almeida… se vc acha que o NAeSP serve apenas para “ferir e matar marinheiros”, respeito sua opinião, só espero que você respeite a minha opinião que é contrária a sua. Marinheiros morrem e ficam feridos em todas as marinhas do mundo em tempo de paz também, faz parte da profissão. Quanto a alguns de seus argumentos…até onde sei e se estiver errado, alguém corrija-me, as fragatas estão sim em operação, tres delas revezando-se no Libano inclusive e a média historica de dias de mar continua baixa, desde décadas atrás, não acho que tenha mudado muita coisa. Os submarinos a mesma… Read more »
daltoni,
descobri o planeta em que você vive:
http://letras.mus.br/rita-lee/82879/