DCNS entrega fragata ‘Mohammed VI’ à Marinha Real do Marrocos
A DCNS entregou em cerimônia oficial a fragata multimissão Mohammed VI à Marinha Real do Marrocos. Estiveram presentes no evento o rimão do rei do Marrocos, príncipe Moulay Rachid El Alaoui, o ministro da Defesa francês Jean-Yves Le Drian, e o CEO da DCNS, Patrick Boissier. O navio foi batizado em homenagem ao soberano marroquino, e é a primeira unidade do modelo FREMM a ser adquirida por um cliente estrangeiro.
Trata-se da segunda embarcação do tipo desenvolvida e construída pela DCNS em um lote de 12 unidades para as Marinhas francesa e marroquina. O Mohammed VI conta com as mesmas inovações tecnológicas e de produção presentes dos navios a serem entregues para a França. A Marinha Real do Marrocos poderá adquirir sistemas de armas e munições para a fragata diretamente de outros fornecedores.
Graças à versatilidade e manobrabilidade, as fragatas FREMM se adaptam às necessidades operacionais das forças navais em todo o mundo. Os navios são desenvolvidos para combater todos os tipos de ameças aéreas, de superfície, submarinas e baseadas em terra. “O Mohammed VI é um navio muito especial para nós, pois o Marrocos foi o primeiro país depois da França a encomendar uma fragata FREMM fabricada pela DCNS”, declarou o CEO da empresa, Patrick Boissier. “Estamos profundamente honrados por essa demonstração de confiança, particularmente porque o Mohammed VI será o maior e mais poderoso navio da Marina Real do Marrocos quando entrar em serviço”, completou.
Membros da tripulação designada para o navio participaram das provas de mar para se habituarem com a rotina das operações à bordo. Trabalhando em conjunto com militares da Marinha Francesa, a tripulação marroquina realizou atividades desde monitoramento dos sistemas de propulsão até exercícios de segurança e gerenciamento do navio. Os militares do Marrocos já haviam se familiarizado com o a plataforma de gerenciamento do modelo FREMM através de treinos com simuladores no estaleiro da DCNS em Lorient, e no centro de Le Mourillon, próximo a Toulon, no sul da França. O Programa de construção das 12 fragatas prevê 11 unidades para a Marinha francesa e uma para Marinha Real do Marrocos. A primeira embarcação para a França, a Aquitaine, foi entregue em novembro de 2012.
Cinco unidades estão atualmente em construção no estaleiro em Lorient. A terceira fragata, Normandie, iniciou as provas de mar em outubro de 2013, e tem previsão de entrega à Marinha francesa no fim deste ano. A Provence foi lançada em 18 de setembro do ano passado. A 5ª e a 6ª unidade estão em diferentes estágios de montagem, e a cerimônia de corte da primeira chapa da 7ª unidade aconteceu no fim de 2013.
Especificações técnicas das fragatas FREMM
• Comprimento: 142 m
• Boca: 20 m
• Deslocamento aproximado: 6,000 toneladas
• Velocidade máxima: 27 nós
• Tripulação: 145 pessoas
• Alcance: 6,000 milhas a 15 nós de velocidade.
Sistemas de combate da Mohammed VI
• Canhão principal de 76mm
• Equipada para disparar 8 mísseis antinavio Exocet MM40
• Capaz de disparar 19 torpedos antissubmarino
• Equipada com 16 mísseis antiaéreos Aster
FONTE: Navy Recognition (tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)
A España agradece de antemão.
France$e$ kkkk ….
Prezado Carlos Alberto Soares,
Poderia, por obséquio, explicar porque a Espanha agradece? Estou voando…
Obrigado
Guppy, pensei a mesma coisa… durrrr
Ficou bonita nesta foto!
Agora vem a pergunta, o Marrocos precisa de um navio deste porte? Pra quê?
Prezado Fabio ASC,
A única lógica eu vejo para a Espanha gostar da compra de uma FREMM pelo Marrocos seria uma possível ameaça deste Reino para retomar os enclaves espanhóis de Ceuta e Melilla e, por isso, a Espanha teria um motivo real para melhorar qualitativa e quantitativamente sua Armada e Ejercito del Aire.
Abraços
Marrocos e Argelia não são amigos e a marinha argelina
é maior, inclusive está adquirindo novas fragatas então o Marrocos está expandindo sua marinha inclusive está em estudos adquirir seus 2 primeiros submarinos para fazer frente aos 4 submarinos argelinos.
Então Daltonl, mas um embate entre Argélia e Marrocos se daria no Mediterrâneo, em águas costeiras em grande parte.
Precisa de uma fragata de 6000t?
Não seria melhor submarinos, como você citou? Ou Fast Attack Boats/Craft? Corvetas bem armadas?
Almeida… não sei se é o seu caso, mas tenho visto uma certa resistencia aqui aos navios de 6000 toneladas. Na minha opinião, 6000 toneladas é o mínimo para que não haja tanto comprometimento para se ter um navio mais eficaz, seja nos sensores, armamento, habitabilidade, tamanho da aeronave, alcance, etc. O ideal é ter uma força equilibrada, uma mistura de navios maiores e menores e não à toa a MB está atrás de pelo menos 5 nessa faixa de deslocamento. Uma grande vantagem da FREMM, principalmente a francesa é a pequena tripulação relativa ao tamanho do navio: menos de… Read more »