Píer em Y: arquitetos elogiam cancelamento de obra
Arquitetos comemoraram ontem a decisão da Companhia Docas, que desistiu de levar adiante o projeto para construir um novo cais com formato em Y nas imediações do Píer Mauá. A proposta era criticada, entre outros pontos, por não se integrar à paisagem da região, que passa por processo de revitalização. Mas eles reclamaram do fato de Docas não se esforçar para encontrar uma alternativa a curto prazo para a área, a fim de evitar que os recursos, incluídos no PAC 2, sejam remanejados. A decisão de Docas foi antecipada pela coluna Gente Boa, do GLOBO, e confirmada ontem pelo presidente da empresa, Jorge Luiz de Mello.
Segundo ele, nenhuma obra irá adiante antes das Olimpíadas de 2016. O contrato de R$ 223,2 milhões mantido com o Consórcio Rio Y Mar para a execução do projeto será revogado no fim deste mês, depois de já terem sido gastos R$ 10 milhões no detalhamento do píer e na montagem de canteiros.
– Primeiro, pensamos o projeto para a Copa do Mundo, mas não era possível. Agora, não há mais tempo nem para as Olimpíadas. Com isso, o projeto também sairá do PAC 2. Vamos precisar encontrar outra fonte de recursos. Além disso, caso a opção seja por um empreendimento num formato que não seja em Y, teremos que recomeçar do zero, incluindo a realização de novas audiências públicas – disse Jorge Luiz Mello.
Para o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Sidney Menezes, o arquivamento do projeto significou uma vitória dos interesses paisagísticos da cidade. Agora, segundo ele, é hora de pensar no futuro.
– Para mim, Docas só pensou na questão operacional e não da integração do Porto ao resto da cidade. Mas não podemos esperar 2016. A solução tem que ser debatida desde já, para que realmente tenhamos um equipamento qualificado para a cidade, quando o projeto sair do papel – disse Sidney.
O presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ), Pedro da Luz, tem uma avaliação semelhante:
– Precisamos de um projeto bem definido, que seja desenvolvido com toda a transparência. Mas, para isso, a sociedade precisa opinar. Se ainda existem recursos assegurados, esse debate tem que começar de imediato. Acredito que ainda haja tempo de desenvolver um projeto para os Jogos Olímpicos – afirmou.
O prefeito Eduardo Paes não quis se manifestar sobre a decisão de Docas. Já o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Alfredo Lopes, também defende que se encontre um solução imediata:
– Existe uma tendência de o Rio receber cada vez mais navios de turismo. Os visitantes não podem continuar tanto tempo desembarcando num espaço degradado.
FONTE: O Globo via Resenha do Exército
Arquitetos nao concordam … bullshit porto não eh shopping center fiquem esperando firulagem ao inves de local pratico e operacional e fiquem com o elefante branco ….
Arquitetos?!?!?!!?!??!1
Desde quando eles entendem de engenharia marítima??!?!?!?!!?!
E a argumentação de que o píer não integra a paisagem?… Coisa de biba rica, muito rica; ou de arquiteto pobre, que usa o dindim dos outros.
este papinho de mostrar a arquitetura da cidade so da m….a, perguntem aqui em SSZ o que o pessoal acha do Triathlon International de SSZ que os idiotas querem mostrar a cidade e dividem a cidade por causa disto (a invés de fazerem em um canto soh, prejudicando uma reta so ao inves da cidade inteira), quem ta deu m lado, não passa pro outro …. colocou frescuriti, viadagem and bixisse em coisa que tem que ser pratica, da nisto … or RJ vai ficar na mão por causa disto, a unica coisa que pode evitar eh porto de enfeite… Read more »
Em tempo = 300 metrão x 7.100 teus noturnico
http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2014/03/ms-santa-cruz-lxca-imagens-noturnas.html
M/S SANTA CLARA / LXCA / 9444742
Marcelo ‘MO’ Lopes – 21/03/2014 – Nite Photos
7 photos
Meus caros, construir um pier só por construir, por mais bem contruído que seja, por mais revolucionário que seja o projeto, não interessa à cidade alguma. Paisagem não é “coisa de biba” é um conceito científico e filosófico de grande importância para a compreensão do funcionamento orgânico dos sistemas urbanos e/ou naturais. Se a cidade não tiver uma lógica estrutural e conjuntural que integre a unidade do cais à infraestrutura urbana será como um dos colegas aqui falou, um “elefante branco” “Precisamos de um projeto bem definido, que seja desenvolvido com toda a transparência. Mas, para isso, a sociedade precisa… Read more »
irmão, vc se esquece do ISPS … portos são para ser operacionais e praticos, paisagem em portos eh coisa de biba sim e vai por mim portod bunitinhos são coisa de enfeite apenas
Masssssssssssssssssssssssss mesmo que ainda descorde, me explica o conceito arquitetura x ISPS … os portos são hoje murados, fechados, como adaptar uma coisa a outra ?
(não estou falando a toa, trabalhei minha vida inteira com isso …)
Este “porto” não seria feito para descarregar carga, é para o fluxo de pessoas. Construa um lindo porto para receber pessoas e não pense na estrutura que comportará este fluxo de pessoas e ganhe uma linda obra de engenharia completamente desconexa da rede urbana. O ISPS exige: – Estabelecimento de maior controle de entrada e saída de pessoas e veículos nas instalações portuárias; – Delimitação do perímetro do porto; – Instalação de sistema de vigilância dos limites do perímetro do porto e do cais; e – Necessidade de cadastramento das pessoas e veículos que entram na instalação portuária. Não vejo… Read more »
Hum, sei… Não tem delimitação do porto, sistema de vigilância, cadastramento e tudo mais. E o que diabos um cais em forma de Y tem a ver com isto? Que eu saiba estes serviços são instalados em terra, e mesmo que sejam instalados no cais, tanto faz o mesmo ser em forma de Y, X, Z ou mesmo 0. E não é letra “O” é ZERO mesmo. ZERO para quem derrubou esta idéia. Favela também enfeia a cidade do Rio, mas contra isto as “bibas ricas”, como disse o MO, não levantam o dedinho. Sou natural de Florianópolis e lá… Read more »
“Favela também enfeia a cidade do Rio, mas contra isto as “bibas ricas”, como disse o MO, não levantam o dedinho.”
Sinceramente não entendi… As “bibas ricas” não levantam o dedo pras favelas? Viajei…
Vamos derrubar todas as favelas? Gostei! Casa decente pra todo mundo, com infraestrutura urbana total, saneamento básico, segurança, educação de qualidade! Nossa, me diz quem está impedindo esta maravilha de acontecer pra eu dar umas bolachas…
Bem, vou parar esta discussão por aqui já que iremos enveredar por temáticas que fogem do objetivo e da alçada do Poder Naval (e que bom que fogem).
Saudações!
Ow Lywistone, falei de biba, não coloquei rica, de onde por favor vc achou a palavras rica no biba do meu coment ?
e e sobre outros coments to falando do pier, especifico do maua e nao do porto inteiro, acho que quem comentou sobre isso ou nao entendeu, ou nao conhece nada do o porto do RRJ
Ah, esqueci, de um blog sapiencia- video de um 300 tão saindo =
http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2014/03/ms-santa-clara-lxca-video-suspendendo.html
Como eu sempre digo…. lutamos por liberdade e não sabemos o que fazer com ela…. Um tempo atrás caiu por terra (ou melhor por esgoto) a autorização para realizar um aterro junto ao Galeão para uma nova pista… coisa de ambientalista de sofá… Fazer aterro não pode, mas largar na baia todo os esgotos, pneus, sofás e assemelhados pode… Tem uns globetes que vão pra internet contra a usina de Belomonte, mas quero ver eles viverem ser energia elétrica… Agora essa do Pier…é lamentável… somos nossos piores inimigos… não são os russos, chineses, americanos, comunistas ou capitalistas… nosso pior inimigo… Read more »
A princípio, um absurdo.
Mas se for como o Lyw está dizendo, se o projeto é apenas para a construção de pier sem levar em consideração a infra urbana, então temos outro absurdo. E neste caso, tem que cancelar mesmo.
Quanta besteirada! As sapiências de plantão, que OBVIAMENTE não moram no Rio, procurem saber mais sobre o projeto antes de falarem besteiras do tipo: “Coisa de biba rica, muito rica” “portos são para ser operacionais e praticos, paisagem em portos eh coisa de biba sim” Além da questão arquitetônica, que não é menos relevante porque moramos em cidades e não em cavernas, existem outros fatores: 1. Está se investindo uma fábula no Museu do Amanhã e os navios ao lado do museu prejudicariam muito a vista, ponto alto da construção. No Rio, a revitalização da região portuária tem um forte… Read more »
opa kkkkkkkkkkkkk eu virei sapiencia …. kkkkkkkkkkkkkkk powtis essa foi legal ta então firulem ai, portos agora sao shoppings florizinhas mil e operacionalidade zero a sdo Grande transatlantico foi a top, realmente somente os “nao sapiencias” chamam navio de pax de Transatlanticos … kkkkkk, vamos la entao troquem navios por ingresso do museu …. kkkkkkkkkkkkkk (comercialmente falando) abs Corsario, achei muito bom (sério mesmo, adoro ser zoado !!!1)( e mais ainda com argumentos de não sapiencia Ahhh em momento algum alguem falou que quem faz o design projeto não sao arquitetos e engenheiros, ou achavam que eram os ostras que… Read more »
Prezados, bom dia. Vendo tanta estupidez, ingnorância e preconceito, terei que abrir off-topic. Então seguem atribuições exclusivas do Arquiteto Urbanista: ___________________ CAU/BR define atribuições que só podem ser realizadas por arquitetos e urbanistas Na última quarta-feira, dia 17 de julho, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) definiu algumas atribuições das quais são privativas da profissão e que não podem ser realizadas por outros profissionais. Pela regra, toda a parte de projetos, compatibilização com projetos complementares e qualquer função técnica relacionada à elaboração ou análise de projetos só podem ser realizadas por profissionais registrados no CAU. A Resolução… Read more »
No mais, companheiros, o que há é uma falta de conhecimento, e preconceito, sobre as competências do Arquiteto Urbanista, que são os especialistas intervenções no ambiente urbano.
Qualquer porto, marina ou quaquer instalação naval, vai, sim, passar na prancheta de um arquiteto antes de virar realidade. Existem arquitetos especialistas nisso, assim como engenheiros e etc.
Gostei da frase do Corsário 137: “porque moramos em cidades e não em cavernas”.
Abraços
Desculpem o off-topic.
Ribeiro
28 de março de 2014 at 9:35 #
Prezado Ribeiro.
O nome disso é sofismo. Não é porque é verdade que jogam sofás e geladeiras na baía que vamos permitir um aterro de 900 mil metros quadrados numa área já castigada, sem licença ambiental, somente em nome do progresso.
Como diria um grande amigo médico: se a perna está doente você tenta curá-la e não cortá-la fora.
Exatamente! Não levantaram e ainda não levantam. E tem gente que acha que é bonito, que favela é a representação maior do Rio. Acham que quem vive lá é pobre mais é feliz, vive no samba… …mas nunca subiram uma favela e deram de cara com traficante armado com fuzil. Eu já. Dei de cara com um moleque de boné, cheio de correntes e com uma pistola “ponto alguma coisa” na mão. E isto foi em Florianópolis. Mas contra este tipo de situação, não se protesta. … Caro Ribeiro, o amigo está errado; os nossos piores inimigos não somos nós:… Read more »
O porto (Lugar) não pode ser tratado como algo independente da cidade (Paisagem). Se complementam… Santos/SP é reconhecida pelo seu imenso calçadão/jardim litorâneo. Este Lugar está inserido na paisagem urbana de Santos, dando a esta sua peculiaridade. Sem o calçadão/jardim Santos não seria Santos! Em algum momento um arquiteto/urbanista (Biba ou Machão, rico ou pobre) projetou aquilo. Mas, certamente, se a área do calçadão fosse concedida a um engenheiro de tráfego para este projetar algo, ali teríamos mais 5 faixas de trânsito. Seria uma avenida larga e sem congestionamentos mesmo nos dias mais complicados. A fila para a Balsa poderia… Read more »
Vc colocou muito bem, eh realmente uma linha tenue entre o jardim de praia (belissimo) e a largura da avenida da praia, vc tocou em pum ponto crucial, Santos tem carro demais, na fila da balsa o transito da ponta da praia eh totalmente alterado por causa do movimento cerceando o movimento na area sentido cais e impedindo o estacionamento por mais de 3 km em dias de pico Hoje eh uma grande questão esta, mas cabe falar que a praia e o cais são em areas completamente diferentes um não influencia o outro, são areas distintas Um detalhe =… Read more »
MO,
Tu é o cara! Tamo junto 😉
ainda não 137, to cursando, tentando ser ainda to no modulo I, basico …. rssssss, mas se nada dar errado chego lá 🙂
Shuttle Tanker da Transpetro =
http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2014/03/st-cartola-elzl7-sao-sebastiaosp.html
MO
28 de março de 2014 at 13:53 #
Ah, agora eu entendi.
Depois de ler o comentário do MSG, percebo que tudo se resume a uma disputa por reserva de mercado.
Mas “tá” certo. Fomentar a indústria do turismo, criar novos empregos, aumentar a arrecadação de tributos, é tudo secundário. O Rio não precisa de nada disto.
O importante é a preservar o feudo, poder ditar a tal da “paisagem urbanística”.
O resto que se lixe.
O Corsário apresentou um argumento que muda o sentido de tudo: “… 2. O pier em “Y” só permitiria aos grandes transatlânticos utilizar a área. O pier em “E” proposto permitirá que barcos menores também utilizem a área. 3. A área de estacionamento do projeto em “E” será muito maior. Algo fundamental nos dias de hoje em uma metrópole. …”. MO, quem falou em biba rica fui eu e continuo com a opinião. É a mesma filosofia que destrói, que impede o desenvolvimento (quem sabe em nomke da reserva de mercado?) e faz com os ambientalistas sejamos rejeitados, quando não… Read more »
apenas um pequeno detalhe = navios – area primaria alfandegada – barcos – não podem atracar em area alfandegada ….. esta eh a pequena diferença, isso impede a mistura
sera que o pessoal da “quanta bobagem de metidos” sabe disto ?
em tempo, um que nunca conseguiria atracar em um pier em W (rssss) 335,06 m loa 8,528 teus, powta bixaum =
http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2014/03/ms-xin-da-yang-zhou-bpke-porta.html
15 photos
MO,
Tu tá uma sapiência mesmo.
Eu trabalho em portos e blablabla, e a área alfandegária…
Veja a imagem abaixo:
http://oglobo.globo.com/in/8473659-48e-56b/FT500A/pier-e.jpg
A tal marina para barcos pequenos será construída na parte dessa “linha” que vai do Y até o museu. Estará desconectada do porto.
então o tal pier em Y não será para navios, ou seja = nada = pois estava falando de pier para os navios, até então o que foi falado que o pier em Y seria APENAS para barcos, será que erraram o desenho inicial, erraram o design de quem estava atracado ?? (baseado no que vc postou agora o Globo falou que sera para barcos, YO no acesso o globo, falei em relação as info do post, obvio que derrepente eu posso estar meio malukinho tbm 8-P ahhhh risos o globo publicou o tal ANCORADOURO em E .. .ah sim… Read more »
Ficou bem interessante a comparação das duas opções (em E ou em Y) para o pier nessa imagem do Globo que o Corsário trouxe. Agora, na prática, a não ser que os navios de cruzeiro também possam atracar no cais ao invés do pier (e, pelo que entendi do que falou o Corsário, a área do cais seria para barcos, iates etc), pelo jeito sobra só a “base” do “E” como área passível de atracar adicional à da opção em Y, e isso manobrando com cuidado para entrar no espaço mais exíguo entre essa parte do pier e do cais… Read more »
Fernadinho, o que o Seo Buneco diria ??
Rafael, ve so o 137 tem razão, to ficand o sapiencia mesmo, lembra que te falei que a petrobras não repete nome, acabei de receber um mail que o 4o classe JC sera o Henrique Dias …. primeiro nome reptido da Fronape . Transpetro e isso foi agora às 18:10 h …
sei não seis porta bunecos atracados e operando simultaneamente, imagina o movimento de onibus mais veiculos de serviço e trabalhadores, achei meio estreito para isso tudo o pier (imagina o onibus ter que fazer giro restrito x 6 navios, por exemplo
MO, ele diria que esse pier é uma louuuuuuucuuuuuuuuraaaa!!!!!!
Mas diria isso lastimando que a palavra loucura não tem nem E nem Y!
youcuuuura!
eoucuuuraa!
Melhor ainda:
pYnYco de pardaaaaal!!!!!!
kkkkkkkkkkkkkkk
tava pensando, ja pensou este dabate aqui com os participantes la no Deck, junto com o seu buneco … iria ser Inexoravel, que deve ser um tipo de aço inoxidavel :-0
MO, imagine só o cantor de MPB do deck, depois de tomar mais uma invertida do seo boneco, resolver radicalizar e trocar o violão por uma guitarra “Flying V”, que com o braço vira um “Y”. E chega lá tocando o terror com o “Rock do Boneco”. Aí o seo Boneco, que ia preferir o pier em “E” porque os porta-bunecos ficam mais bonitos alinhados pra ele tirar foto, ia quebrar a guitarra em “Y” na cabeça do maluco da MPB, aí a coisa ia feder, sangue pra todo lado… Putz, agora tive outra ideia o pier em “Y” no… Read more »
MO, tive uma ideia para quando resolverem fazer um novo pier só pra porta-buneco em Santos.
Que tal um pier em “S”, pra homenagear o nome da cidade?
Aí só navio torto poderá atracar, pra acompanhar a curva do “S”, tipo o João Cândido…
eh, so que so um detalhe, aqui houve esta firulagem da prefeitura (que acredita piamente que tem influencia no porto) que seria feito la no centro a tal versao brazuca del puerto madero …. pois bem, tão esperando ate agora e gente ja falando em terminal de container la … kkkkk não vai sair nunca … kkkkkk ( o de pax), o de container … risos dou lhe uma, dou lhe duas … isso eh uma loucuuuura !!! kkkk
MO,
Aqui o prefeito não quer nem ouvir no tal pier. Ele nem se mete na discussão porque a Docas é federal e é “todo mundo aliado” se é que me entende…
Sim te entendo perfeitamente Este problema que citei é especificamente aqui O prefeito para fazer média com a cidade (leia-se moradores da ponta da praia inventou uma lei que “não seria permitida operações de graneis nos terminais do bairo (armazéns 38 e 39), mas nem tomaram conhecimento, ele deve ter recebido um telefonema de Brasilia mais ou menos assim ” Vc ta doido ?” baixa a bola … so que o objetivo real era fazer media com os pontadapraianos …, tem aqui uma Secretária Municipal de assuntos portuárioa, cujo secretário ja não apitava nada nem qdo era agente marítimo, imagina… Read more »
Fernando “Nunão” De Martini 30 de março de 2014 at 19:31 # “A propósito, está um inferno ir pro Rio por conta dessas obras, ainda que se reconheça e enorme pertinência delas. Acabei de passar uma semana lá, e justamente perto da região das obras, e cada vez que eu vou mais difícil fica. No ano passado já estava complicado, esse ano está uma loucuuuuuuura. Não tem pra onde fugir, porque qualquer via de fuga das obras do “Porto Maravilha” dá em alguma outra obra, todas urgentes, todas ao mesmo tempo.” Nunão, Inferno é pouco. O capeta já teria se… Read more »
Nunão, E o problema aqui não parece ser planejamento não mas anos de abandono. Dai juntou o projeto de revitalização da cidade + Brasil “ter sido escolhido” para realizar a Copa + termos ganho a candidatura das olimpíadas. E o Rio é uma cidade peculiar: montanha, mar, pântano, floresta urbana de conservação permanente, áreas de risco, APACs Isso significa que um simples BRT exige pontes, viadutos, passagens subterrâneas, túneis e etc para vencer os desafios geográficos. Perto do meu trabalho tem uma aberração dessas chamada ponte estaiada. O rio que passa abaixo não é navegável mas exigiu este tipo de… Read more »
“MO 30 de março de 2014 at 19:25 # sei não seis porta bunecos atracados e operando simultaneamente, imagina o movimento de onibus mais veiculos de serviço e trabalhadores, achei meio estreito para isso tudo o pier (imagina o onibus ter que fazer giro restrito x 6 navios, por exemplo” Verdade, MO, bem destacado esse ponto. Tanto a ilustração do alto da matéria quanto a imagem do link postado pelo Corsario137 parecem mostrar uma estreiteza que não combina com operação simultânea na logística requerida para milhares de passageiros etc. Pude presenciar operações simultâneas de entrada / saída de milhares de… Read more »
“Corsario137 31 de março de 2014 at 1:58 Nunão, E o problema aqui não parece ser planejamento não mas anos de abandono. Dai juntou o projeto de revitalização da cidade + Brasil “ter sido escolhido” para realizar a Copa + termos ganho a candidatura das olimpíadas. (…) Quem quiser conhecer o Rio é melhor vir a partir de 2017!” Concordo, e de fato é necessário muitas vezes um chacoalhão como esses eventos para as coisas funcionarem, mas quando falo em falta de planejamento é o fato de haver várias frentes de trabalho simultâneas e que se interferem mutuamente, deixando poucas… Read more »
Grande MO,
Putz, até a Fronape te deixou na mão.
E esse Henrique Dias tem moral mesmo com a Transpetro ou realmente está faltando gente até para ela homenagear rsrs.
Valeu!
Ahhh era um VLCC de 280.000 dwt, era um bixão hoje eh um FPSO desteas ai que o governo chama de Plataforma … Um P qqr coisa da vida (Petrobras XXXIII)
Mas, no final das contas a FPSO não se chama mais Henrique Dias e, por isso, o nome do cabra ficou disponível para ser reutilizado em outro navio?
Sim, a minha surpresa eh que até então nunca tinha repetido nome
Entendi.
Valeu!
em tempo =
http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2014/03/manobras-entre-28-e-30032014.html
7 navios / 13 fotos
Já que o assunto é pier, mudando um pouco de pier Y para pier T, ocorreu um tiroteio no pier nr 1 da Base Naval de Norfolk na Virginia, a maior base naval do mundo na ultima quinta-feira à noite. Um motorista de caminhão conseguiu adentrar na base e após estacionar o veiculo caminhou até o pier nr 1 onde encontrava-se atracado o USS Mahan, um DDG da classe Arleigh Burke II. Confrontado por uma mulher, petty officer, o suspeito conseguiu se apossar da arma da mesma e atingiu mortalmente o chefe da guarda, um jovem de 24 anos, Mark… Read more »
A Petty Officer era o contramestre de SV no portalo ? O de serviço no Portaló em terra não percebeu ?, não havia mais ninguem no portaló para acompanhar a Petty Officer em terra ? ou foi a bordo ? no portaló ??
em tempo =
http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2014/03/mv-vela-lacd7-atracado-no-armazem-2021.html
Berthed at shed 20/21 loading suggar for Damietta, Egypt
5 photos
Oi MO !
As coisas ainda estão confusas, a versão mais veiculada é
que o criminoso passou pelo sentinela do pier, assim como havia passado pelos guardas na entrada da base e que
teria subido o portaló e desarmado a petty officer a bordo
do USS Mahan.
abs
imagino Dalton, ms ainda estranho ela sozinha no portaló, mesmo se fosse de madrugada