Marinha incorpora dois navios para ações na região do Pantanal
Brasília 02/05/2014 – A Marinha do Brasil (MB) passou a contar com duas novas embarcações para suas ações sociais e de patrulhamento na região do Pantanal. Na manhã desta sexta-feira (2), o Comando do 6° Distrito Naval, no município de Ladário (MS) incorporou os navios Transporte Fluvial “Almirante Leverger” e Aviso Hidroceanográfico Fluvial “Caravelas”. A cerimônia de Incorporação à Armada aconteceu às 9h no Comando da Flotilha de Mato Grosso e contou com a presença de autoridades militares e civis.
Com a capacidade de transportar equipamentos e 130 militares componentes da Força de Emprego Rápido, o “Almirante Leverger” será utilizado, prioritariamente, no transporte fluvial, na execução de tarefas de apoio às operações ribeirinhas, atendimentos médicos e odontológicos. Além da assistência cívico-social, o navio pode aperar em patrulhas fluviais, inspeções navais e atividades de apoio à Defesa Civil. Antes denominado “Albatroz”, a embarcação pertencia a Empresa Arara Pantaneira Transporte Fluvial e Turismo, o navio passa a fazer parte das dez embarcações subordinadas ao Comando da Flotilha de Mato Grosso.
Já o Aviso Hidroceanográfico Fluvial “Caravelas”, chamado anteriormente de “Sereia do Pantanal”, da Empresa Drefhi Turismo LTDA – ME, tem capacidade de transportar 30 militares e executará atividade de cartografia, hidrografia e manutenção. Também será utilizado na instalação de sinalização náutica, contribuindo, assim, para elevar o nível de segurança do tráfego aquaviário na região pantaneira. O navio ficará subordinado ao Serviço de Sinalização Náutica do Oeste.
A MB realizou as aquisições destes navios no final de 2013. A cerimônia de incorporação contou com a presença do Comandante da Marinha, almirante Julio Soares de Moura Neto; do Chefe do Estado-Maior da Armada, almirante Carlos Augusto de Sousa; e do comandante de Operações Navais, almirante Wilson Barbosa Guerra.
Adaptações das embarcações para uso militar
Os navios adquiridos passaram por modificações para o cumprimento das tarefas militares. O “Caravelas”, por exemplo, contará com dois modernos ecobatímetros (espécie de radar) adequados para operação em águas rasas. A embarcação terá também um posicionador satélite, de tecnologia de ponta, capaz de obter e corrigir a posição real do navio. A utilização conjunta desses equipamentos contribuirá para o reconhecimento do relevo do leito dos rios desta região, possibilitando obter a exata localização dos perigos à navegação, tais como pedras, fundo do rio e bancos de areia.
Características dos navios
Navio de Transporte Fluvial “Almirante Leverger”:
- Comprimento total: 44m
- Boca: 10m
- Calado moldado de projeto: 1,10m
- Deslocamento leve: 231,9 ton
- Deslocamento carregado: 285,9 ton
- Raio de ação: 1800 milhas náuticas
- Velocidade de serviço: 12 km/h
- Autonomia: 30 dias de operação
- Capacidade de operar com aeronave de asa rotativa
Aviso Hidroceanográfico Fluvial “Caravelas”:
- Comprimento total: 25,84m
- Comprimento entre perpendiculares: 24,87m
- Boca moldada: 7,00m
- Pontal moldado: 1,30m
- Calado moldado de projeto: 0,79m
- Deslocamento leve: 77,96 ton
- Deslocamento carregado: 100,36 ton
- Velocidade de serviço: 7 nós
FONTE: Assessoria de Comunicação Social (Ascom) do Ministério da Defesa / FOTOS: Marinha do Brasil
SAIBA MAIS:
Fora do tópico mas dentro do assunto do 6º Distrito Naval:
A foto da matéria sobre homologação do novo envelope de pouso do esquadrão HU-4 no monitor Parnaíba foi trocada por uma versão maior e de melhor resolução, muito mais adequada para ver detalhes tanto do navio quanto do helicóptero:
http://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2014/04/monitor-Parna%C3%ADba-operando-com-helic%C3%B3ptero-do-HU-4-amplia%C3%A7%C3%A3o-foto-MB-sexto-Distrito-Naval.jpg
http://www.naval.com.br/blog/2014/04/27/monitor-parnaiba-e-esquadrao-hu-4-fazem-teste-para-homologacao-de-novo-envelope-de-pouso/
Não tenho muitas saudades do calorão de Corumbá, mas como gostaria de visitar de novo Ladário e embarcar no Parnaíba e, quem sabe, também em outros navios da Flotilha! Ótimas lembranças da Base Fluvial de Ladário, do navio e de todo o pessoal com o qual pudemos conviver ao longo de uma semana de trabalho.
Muito interessante o Laverger.
Parabéns a MB!
Elucidada a duvida do Mendes quanto ao H 17…já enviei
um e-mail a ele para que o mesmo veja a foto.
Só falta o Zé ou o MO atualizar no NGB, pois lá consta apenas o antigo H 17 com o mesmo nome Caravelas que
deu baixa em 1991…mesmo nome, mesmo indicativo,assim complica 🙂
A Marinha precisa também divulgar fotos das duas unidades navais, pois estas são montagens, basta ver a foto que vazou já a algum tempo no site da OPERAÇÃO AMAZÔNIA AZUL, que eu postei no meu FACEBOOK, foto esta em que podemos ver que o indicativo de costado é em tamanho bem mais reduzido que este desta montagem. Um abração do MENDES.