Estados Unidos mobilizam Marines no sul da Itália por ameaça na Líbia
Os Estados Unidos enviaram um destacamento de fuzileiros navais da Espanha ao sul da Itália como medida de precaução para o caso de que sua embaixada na Líbia seja ameaçada, declararam funcionários de alto escalão nesta quarta-feira.
O contingente de quase 200 marines é parte de uma força criada recentemente de “resposta a crises”, após o ataque contra a representação diplomática americana na cidade líbia de Benghazi em 2012.
O Departamento de Estado solicitou a medida diante da recente preocupação com a violência na Líbia, mas não existe um plano de esvaziar a embaixada em Trípoli, declarou um funcionário de alto escalão da administração.
“Vemos uma deterioração da situação da segurança” na Líbia, declarou à AFP a fonte, que pediu para não ser identificada.
O contingente, equipado com quatro helicópteros Osprey e com dois aviões de abastecimento KC-130, chegou à estação aeronaval americana em Sigonella (Sicília) na terça-feira, declarou o coronel Steven Warren, porta-voz do Pentágono, aos jornalistas.
A mobilização foi ordenada como uma medida prudente devido à “instabilidade geral no Norte da África”, disse Warren.
FONTE: Correio Braziliense
FOTO: USN