DCNS: mais de 50 testes de sistema de combate realizados na FREMM ‘Normandie’
A fragata multi-missão (FREMM) Normandie, segunda da série encomendada pela Organização Conjunta de Cooperação Armamento (OCCAR) em nome da DGA francesa (Direção-Geral de Armamento) e da Marinha Francesa, completou cinco semanas de atividades intensas ao largo da costa de Toulon. Estes ensaios permitiram a validação do desempenho do sistema de combate da fragata antes de sua entrega à Marinha francesa no final de 2014.
A série de ensaios para a FREMM Normandie, que acaba de ser concluída no Mediterrâneo, foi principalmente dedicada à verificação do sistema de combate do navio. Para executá-los, a fragata foi integrada em vários cenários, permitindo o progresso nas suas capacidades em todas as áreas de guerra (guerra antiaérea, guerra antissubmarino).
Estes ensaios de qualificação foram realizados graças a inúmeros recursos de apoio disponibilizados pela DGA e a Marinha Francesa (balizas de resposta radar, aviões de combate, aviões de patrulha marítima, helicópteros, navios de superfície, submarinos). Esse apoio permitiu, por exemplo, o emprego do sistema de guerra eletrônica do navio (interceptação, chamarizes e de bloqueio) e o estabelecimento links de dados táticos.
“No total, foram realizados cerca de cinquenta ensaios na FREMM Normandie, graças ao envolvimento ativo de todas as equipes DCNS, da Marinha francesa, DGA e OCCAR. Estes ensaios contribuem para a boa integração de diferentes sensores e armas da fragata no sistema degerenciamento de combate SETIS® de última geração, desenvolvido pela DCNS”, disse Anne Bianchi, diretora do programa FREMM.
A presença da fragata em Toulon também permitiu a realização de certa experimentação relativa à plataforma e teve, como o ponto alto, o primeiro pouso no convoo do helicóptero NH90 Caïman.
Depois de um teste final realizado com o apoio da FREMM Aquitaine na terça-feira 24 de junho, permitindo a verificação da interoperabilidade entre as duas fragatas, a fragata Normandie navegou para o site da DCNS em Lorient. O trabalho de acabamento final será realizado no navio durante o verão, antes de sua entrega à Marinha francesa, esperado para o último trimestre de 2014.
O programa FREMM: um grande programa para a DCNS e seus parceiros
Para a DCNS, o programa FREMM representa doze unidades, com onze para a Marinha Francesa e uma para a Marinha Real Marroquina.
Para lembrar, em novembro de 2012, a DCNS entregou com êxito a FREMM Aquitaine, a primeira unidade da série FREMM de fragatas multi-missão. A segunda unidade do programa, a FREMM Mohammed VI, foi entregue à Marinha Real Marroquina em 30 de janeiro de 2014, em conformidade com o contrato firmado.
A DCNS está construindo outras cinco fragatas multi-missão em Lorient, todas em diferentes estágios de avanço:
- A FREMM Normandie, terceira unidade da série, iniciou suas provas de mar em outubro de 2013 e será entregue à Marinha Francesa, no final de 2014.
- A FREMM Provence foi lançada em setembro de 2013 e irá realizar sua primeira excursão do mar, no terceiro trimestre de 2014;
- A quinta e sexto fragata da série estão sendo montadas.
- O corte da primeira chapa de metal para a sétima foi realizado no final de 2013.
Características técnicas FREMM
As fragatas FREMM são amplamente armadas e equipadas, sob a gestão de projetos da DCNS, com os sistemas mais capazes de armas e equipamentos, tais como o radar multifuncional Héraclès, o míssil de cruzeiro naval, o Áster, mísseis Exocet MM 40 e torpedos MU 90.
- Comprimento total: 142 metros
- Largura: 20 metros
- Deslocamento: 6.000 toneladas
- Velocidade máxima: 27 nós
- Tripulação: 108 pessoas (equipe do helicóptero incluída)
- Capacidade de alojamento: 145 homens e mulheres
- Alcance: 6.000 milhas náuticas a 15 nós
A FREMM francesa opera com apenas um helicoptero e
há um hangar com apenas uma porta ao contrario da FREMM italiana então o desenho mostrado acima deve ser de uma configuração anterior.
Gostei do “slogan” Ready for tomorrow, available today e
traduzindo para quem ainda não matriculou-se no CCAA
: ) …Pronta para o amanhã, disponível hoje !
Dalton,
tem tb a torre de 35 mm que pelo visto foi deletada do projeto frances.
Os italianos colocaram ali uma 3 pol.
Pergunta: O texto fala em míssil de cruseiro. O SCALP naval já está operacional?
Sds.
Estará operacional até o fim do ano e é o que continua sendo sustentado.
abraços
Dalton,
tomara… aguardemos.
Sds.