Brasil doa embarcações para São Tomé e Príncipe
O Brasil ofereceu à Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe uma lancha e dois botes para reforçar a capacidade de fiscalização das suas águas territoriais, informou o embaixador do Brasil em São Tomé e Príncipe, José Leitão.
A doação das embarcações enquadra-se na política da defesa do Brasil para apoiar São Tomé e Príncipe por considerar o arquipélago um país estratégico na região do Golfo da Guiné, disse ainda o embaixador, citado pela agência noticiosa pan-africana Panapress.
A 11 de Abril passado, a Marinha brasileira ofereceu à Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe material diverso, que incluía espingardas, equipamentos informáticos e utensílios de cozinha.
Nove militares brasileiros encontram-se em missão de apoio à Guarda Costeira são-tomense para, durante um ano, formar a força naval do arquipélago, reforçando a sua capacidade de resposta.
FONTE: macauhub
NOTA DO EDITOR: segundo informação do Ministério da Defesa do Brasil, trata-se da Lancha LAEP 10 Águia, erroneamente grafada como “LAPE 10”.
VEJA TAMBÉM:
Doa o Na 12 também, com todo os políticos do CN dentro.
Doaram T-27 a Moçambique e lanchas a São Tomé. Quem vê de fora, pensa que estamos bem equipados a ponto de poder doar equipamento.
Prezados,
Por falar em navios de patrulha, segue o cronograma atualizado dos NPa da Classe “Macaé” em construção no estaleiro EISA (RJ):
3º NPa “Maracanã” (4ºDN) – JUN2015
4º NPa “Mangaratiba” (1ºDN) – 2º SEM2015
5º NPa “Miramar” (3ºDN) – 1º SEM2016
6º NPa “Magé” (1ºDN) – 2º SEM2016
7º NPa “Maragogipe” (2ºDN) – 1º SEM2017
Abraços
Complementando a informação, o NPa “Macaé” (P70 – 1º DN) e NPa “Macau“ (P71 – 3ºDN), ambos construídos no estaleiro INACE, em Fortaleza, já foram transferidos para o Setor Operativo.
o cidadaum autor da matéria falou que doariamos “ESPINGARDAS” … WTF !!!!!?!?!?!?!?! seriam espingardas ???????
Prezado MO, votos de saúde e que esteja plenamente recuperado.Quanto ao questionamento, a fonte é sediada em Macau e o nosso fuzil, em bom lusitano, é chamado de espingarda que, para nós, é outra arma.Nossos irmãos sempre nos surpreendem com o idioma.Na escola de estado-maior sempre ríamos quando um major portugues se referia ao FAL dessa forma.Sds.
Parte do lote:
http://www.youtube.com/watch?v=wWptjGPLeI0
Complementando o LM (se é que é possível)
O NPa Macau P71, foi parte do efetivo de segurança da CDA Natal (cidade-sede) durante a Copa. Realizou ainda busca de um passageiro mexicano que cheio da tequila (6 tequilas e 2 escoceses, garrafas) mergulhou do alto de um portabuneco.
A EMGEPRON assinou com a COTECMAR (Colômbia), o convênio “Arpon” para projeto e construção de navios de patrulha fluvial, para uso na Amazônia. Os meios serão baseados nas Patrulleras de Apoyo Fluvial Pesadas (PAF , dotadas de pequeno convoo, já em uso na marinha da Colômbia.
) )
Os países da América do Sul estão investindo. O Peru está fechando um contrato com a França, para modernização dos Mirage 2000 (30 milhões cada unidade) e compra de mais 16 Exocet B3.
A Colômbia requereu informações sobre a possibilidade de compra de caças F16.
“Luiz Monteiro 8 de julho de 2014 at 15:02 # Os países da América do Sul estão investindo.” Pois é Com. LM, enquanto isto na Guanabara Bay, o pessoal finge que tem escoltas, finge que tem armamento,finge que tem pessoal qualificado finge que é uma marinha, finge que tem comandante e acha que é the last cookie of packet…. Quatorze anos para construir uma corveta, inco an os para contruir um “Mururu” e assim nós vamos, é mais ou menos que nem a seleção de futebol, vão fingindo, uma hora destas vão ter que se truncar de frente com uma… Read more »
Já que o Juarez mencionou a nossa corveta que levou tantos anos para ser construida, apenas como curiosidade, pois é irrefutável o que ele escreveu , os argentinos detem o triste recorde de demora para se construir uma simples corveta pouco menor que a Barroso. A corveta RobinsonP-45 teve sua construção iniciada em 1983 e só foi comissionada em 2001 portanto 18 anos e a Gomez Roca P-46 iniciada igualmente em 1983 foi comissionada apenas em 2005, 22 anos ! Hoje em dia há mais más noticias do que boas, pouca novidade, muitos problemas, pouco investimento em todas as marinhas,… Read more »
Como demoram para construir um Navio de 500 t, parece que é um NAe….desse jeito os 27 planejados só em 2070…
Nunes,
sinceramente, duvido que o número de patrulheiros da classe Macaé passe dos 12.
Dos 27 planejados, até o presente momento temos 7, sendo 2 unidades ja incorporadas e 5 em construção………….
Imagino que a MB consiga licitar no máximo mais 5 unidades em um 3º lote e se veja financeiramente obrigada a parar por aí mesmo…………
Abraços.
Vassili,concordo contig,o e acho que 27 dessa classe seja um exagero, dizem que o próximo lote a marinha vai de leasing.Abçs
Esqueci o próximo lote seria de 7 unidades.
Nunes, troco de nome e passo a me chamar Maria Jose se
passar de 16 unidades no pau da goiaba.
Grande abraço
Com as férias coletivas dadas no EISA, que passa por dificuldades financeiras (típico de empresas subsidiadas e protegidas pelo governo), tenho minhas dúvidas se esse cronograma será cumprido.