Corveta Frontin irá para a reserva
Abaixo, portaria de 28 de agosto que foi publicada em 1º de setembro no Diário Oficial da União, com entrada em vigor no próximo dia 29:
PORTARIA Nº421/MB, DE 28 DE AGOSTO DE 2014
O COMANDANTE DA MARINHA, no uso das atribuições que lhe conferem os art. 4º e 19 da Lei Complementar nº 97, de 9 de junho de 1999, alterada pela Lei Complementar nº 136, de 25 de agosto de 2010 e o art. 26, inciso V, do Anexo I ao Decreto nº 5.417, de 13 de abril de 2005, resolve:
Art. 1º Transferir para a Reserva do Serviço Ativo da Armada a Corveta “FRONTIN”.
Art. 2º Esta Portaria entra em vigor no dia 29 de setembro de 2014
FONTE: Diário Oficial da União (clique no link para acessar a página do DOU)
😮
Essa corveta foi incorporada em 1994. Não é meio cedo para ela estar indo pra reserva?
Qual o motivo?
Provavelmente o mesmo destino da Dodsworth.
Perfeito Comodoro Galante,
Tudo indica que se trata do mesmo caso da ex-Brilliant.
Sim, talvez seja o mesmo caso da Dodsworth:custo elevado demais para reparos mais extensos que as demais da classe, frente à escassez de recursos. Assim vai se privilegiar a manutenção das outras três corvetas e, de quebra, usar a que foi para a reserva como fonte de peças. Já se falava nisso há algum tempo. Engraçado que hoje mesmo também estávamos falando da desativação “prematura” da Dodsworth, há dez anos, em outra matéria. Ou seja, 10 anos depois da frota de escoltas ter sido reduzida para 13 navios (com a desativação da F Dodsworth e do CT Pernambuco), e de… Read more »
13 não é um bom número…
Nunão,
Premita-me uma pergunta off-topic.
Vasos de corvetas até contra-torpedeiros são considerados escoltas (escort).
Já navios aeródromos e porta helicópteros são, até onde entendo, “capital ships”.
Qual a tradução usada para capital ship na marinha brasileira?
Adam,
Normalmente se fala em escoltas e em navio de maior valor.
Qual a tradução usada para capital ship na marinha brasileira?
Caro Adam, “Nau Capitânia” é o mais comum.
triste noticia – e as outras 3 estao paradas tambem ?
Thomas, As outras três estão em manutenção no AMRJ, em diferentes estágios. Há notícias publicadas aqui a respeito e matéria especial que mostra as três no AMRJ, na edição 10 da revista Forças de Defesa, incluindo uma visita detalhada a uma delas, a Jaceguai. A Júlio de Noronha, por exemplo, está sofrendo PMG (Período de Manutenção Geral, que é um trabalho extenso) que acabou virando um PMM (Período de Manutenção e Modernização) e tem expectativa de volta às operações no ano que vem, segundo notícia da própria MB. A Jaceguai está em PMI (Período de Manutenção Intermediário, menos complexo, que… Read more »
não haveria algo como, o mais proximo seria capitânea
Sim, mas quando ele é capitânia de uma força. Esta poderia ter mais de um “capital ship”, no caso por exemplo de um GT composto por NAe, por NDD etc.
Nesse caso, se as fragatas e corvetas são chamadas de escoltas, os outros que elas protegem são os navios (ou alvos, dependendo do ponto de vista) de maior valor.
É, a realidade batendo a porta…….o último que sair fecha a porta a apaga a luz…..
É comandante LM, devagarinho a MB vai se enforcando no laço que ela própria deu.
foram avisados, mas não adiantou….
Grande abraço
Indo pra reserva, e se começar a fornecer partes para outros navios (como foi o caso da F Dodsworth), serão dois reparos de 40mm a menos, quem sabe, para comprar para novos navios-patrulha…
E um canhão de 114mm a mais para ficar estocado.
Esses Almirantes são uns loucos, pois se é falta de dinheiro para fazer as modernizações que ela precisava não precisava encostar a corveta era só tirar o armamento pesado da mesma e reclassificá-la como Navio Patrulha Oceânico e mandar para o SUL do país pois lá está precisando ter um destes patrulhas.
Não creio Mendes, estes navios não são apropriados para aqueles mares e vento, acho que se ela foi para osacrificio (notar que eh a mais nova) o estado deve estar beyond economical para reativar e existea necessidade de manter as outras … (obvio que a falta de verba cronica deve ter levado a isso e bla bla bla … )
Não custa lembrar o pessoal que a marinha que acaba de mandar para reserva uma corveta com pouco mais de 20 anos de construção por falta de recursos para mate-la é mesma marinha que o cidadao iluminado do livro dos Cisnes, e alegar querer ser a nona marinha do mundo e também é a mesma marinha que quer ter seis Subnucs, dois PAs de 60.000 tons, trinta escoltas e não sei mais o que.
Só para lembrar aos amigos..
Grande abraço
PS Sugiro a mudança do título do livro para:
O sonho do cisne….
“juarezmartinez
3 de setembro de 2014 at 20:41 #”
Aonde assino ?
o SSN vai consumir todo o dinheiro disponível nos próximos dez anos, alias, ninguém ainda mencionou que encomendas vao manter ativos o programa apos as 4 Scorpene.
Thomas, com o tamanho da crise que vem por aí, nem eu e nem o Bosco vamos precisar trocar de nome, porque nem os quatro Scorpene vão acabar saindo, anote aí e me cobre.
Grande abraço
Prezados, isso é apenas a ponta do ICEBERG.
Vem mais por aí……..
Para o bom entendedor……………..
“porque nem os quatro Scorpene vão acabar saindo”
ou se sairem – vao demorar para serem entregues….
a unica coisa boa é o possivel ato de cancelar ou adiar o SSN – um elefante branco orçamentário.
Engraçado que já estão falando na encomenda das novas Barroso…
Como minha mãe sempre diz: não vou comprar brinquedo novo porque você nem brinca com os que você tem.
Prezados,
Muito triste esta atitude.
Havia motivos que certamente levaram o CM a tomar esta decisão.
Infelizmente não podem ser comentados aqui.
Abraços
A MB tem um problema sério de gestão: como deixa deteriorar uma navio com 20 anos de uso. A A Dods quando foi para reserva não tinha muito mais do que isso. Talvez, menos.
Não vejo nada de tão ruim assim, principalmente quando se lê o que anda acontecendo em outras marinhas por aí. Não trata-se de má gestão…é normal “modernizar” os navios mais antigos e SE sobrar algum modernizar os mais novos. Os cruzadores de batalha Renown e Repulse por exemplo foram modernizados mas o Hood mais novo não foi ,caso tivesse sido, teria provavelmente se sustentado melhor contra o Bismarck. A US Navy, sempre guardadas as devidas proporções quer colocar metade de seus cruzadores no status de aguardando modernização a partir do ano que vem, mas, está construindo novos navios que serão… Read more »
a próxima da fila é a Bosisio.
Grande abraço
Prezado juarezmartinez,
Se me permite uma sugestão para o título do livro, seria “O canto do cisne”.
Será que a poderosíssima esquadra do Bravil Putânfia caiu para o décimo lugar do ranking, com a ida da Frontin para a reserva?
O motivo da passagem da Frontin para a reserva é que não há dinheiro nem vaga no AMRJ ou BNRJ para fazer seu PMG e/ou PMM. A Júlio de Noronha está em PMM desde 2009. Desde essa data que a Jaceguai e a Inhaúma mais ficaram paradas do que conseguiram navegar. Não me lembro nem se a Jaceguai andou. A única que operava, no osso, era a Frontin. O navio “abriu o bico”. Como a fila nos estaleiros e no caixa é grande, não há previsão para ela. Infelizmente, nunca vi navio na reserva voltar à ativa na MB. O… Read more »
A desincorporação vista sob outro enfoque: pode ser uma estratégia da MB para ajudar viabilizar os projetos CV-3 e Prosuper.
Duvido marcio, duvido, a coisa que está pegando é o din din mesmo, aliaz, o Aericz já tinh antecipado isto aqui na trilogia faz uns três meses, queiam manter as Inhaúma em estado vegetativoe que uma delas ia para banha mais cedo, bateu e valeu…
Grande abraço
Segundo aquela brógui di difesa, os culpados por esta tragédia na miiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiinha marinha são:
“Gorpe duzamericanu nu guvernu”
Fofocas do PIG
Calúnias do Juarez
Ofensas do Vader
Criticas do Lynx
Piadas do Calos Alberto
A culpa também é da FAB porque não escolheu o Rafale e desclassificou o SU 30.Pronto, estão aí os culpados pela desativação da corveta Frontin….
Grande abraço.
Maldito teclado:
tinh não tinha
queiam não que iriam
vegetativoe não vegetativo e
Grande abraço
O cisne branco tá ficando um patinho aleijado.
Iväny, a imagem de um “cisne com garras” só pode sugerir uma mutação genética teratológica, daquelas em que o espécime mutante não tem grande longevidade.
É. Transmutação genética. Seria melhor um Condor, Pelicano…
Obs: A francesa é um flamingo? kkkkk
Só me resta lamentar amargamente esta desincorporação. Com a falta de dinheiro que leva para a reserva uma belonave ainda nova, não faz sentido gastar os tubos para manter o São Paulo, há muito em estado vegetativo.
Atenção ao que vem postando o Juarez, a V33 vem puxando uma fila que será longa. esse guri é safo e sabe das coisas;
Ha,ha,ha, ha….. não me culparam desta vez !! Esta bando de assaltantes e larápios do erário público vão é acabar destruído as FFAAs como planejaram. Ficam se fazendo de “investidores” no reequipamento das mesmas… mas tiram-lhes os sapatos e lhes dão um par de brincos reluzentes…. tiram-lhes as caças e lhes dão uma cueca meia boca. E como brasileiro é burro e idiota…. acredita que está fazendo um negócio da China. Industria naval no BrasilPuthênfia non ecxiste… nunca existiu…só funcionou pouco tempo e porque era um ralo de dinheiro e verbas públicas, quando a fonte secou, tudo virou sucata…. agora… Read more »
Essa corveta estava em construção, no Verolme, durante minha passagem pelo Colégio Naval (1988/1990).
Ao passar pela Rio-Santos, era possível vê-la sendo construída.
Na época, ainda era ingênuo a ponto de criar otimismo em relação ao desenvolvimento de nossa Marinha, de nossa indústria naval, e de nossa capacidade tecnológica.
Essa classe Inhaúma foi um fiasco. Que descanse em paz.
Pangloss, Em que pese a sua vivência na época e a sua opinião, eu respeitosamente discordo quanto a essa classe ter sido um fiasco (e aproveito para discordar também da opinião do Baschera, mais acima). A classe Inhaúma está servindo à MB há cerca de 25 anos (incorporação da primeira unidade), gerou uma nova classe, a Barroso, que ficou numa só unidade devido aos cortes orçamentários, e está para gerar uma nova classe, indispensável para permitir que se dê baixa em unidades mais antigas sem cair na velha solução do balcão de usados (que aliás, hoje, está bem fraco de… Read more »
Pessoal, as 4 corvetas da classe Inhaúma estão paradas faz algum tempo, na prática a desativação de uma unidade não muda nada.
A Marinha do presente está sendo sacrificada pela Marinha do amanhã.
A prioridade agora é a Força de Submarinos.
Bem lembrado, Galante. Como estava conversando outro dia com o Dalton, na prática, já faz uns bons anos que estamos com 9 escoltas se revezando entre operações e períodos curtos de manutenção: cinco da classe Niterói (pois a Defensora também está parada há anos), três da classe Greenhalgh e a Barroso. Lembrando também que ao longo de boa parte da década passada, enquanto vários dos navios da classe Niterói ficavam indisponíveis devido ao tempo gasto no Modfrag (era comum ver quatro delas ao mesmo tempo em vários estágios de modernização no AMRJ, e outras ainda não operativas, em testes) e… Read more »
Só por curiosidade esse usados até o osso, condiz com uma utilização constante,maçiva (já ouvi falar que os navios da MB, navegam pouco comparada as grandes marinhas)ou esta relacionado mesmo a falta de manutenção $$$$$$$$? Pois, posso ter um carro com 5 anos e se fizer todas as manutenções,trocas de peças,tudo certinho vai tá como novo, agora já vi muito carro de repartição que com 2 anos, pode jogar fora, já vi carro estragar por falta de troca de óleo,carro novinho! 20 anos é meia vida de um vaso de guerra , ou no máximo 70% .Abçs
Hoje estava lembrando que, durante o comando do AE Roberto de Guimarães Carvalho, as fragatas da Classe “Niteroi” estavam sendo submetidas ao MODFRAG e se pretendia realizar o MODFRAG 2 nas fragatas da Classe ” Greenhalgh”.
As corvetas da classe ” Inhauma” seriam utilizadas ao máximo e seriam retiradas do serviço ativo após 2017.
Na época se pretendia que a primeira de um total de 8 novos navios escolta (Cujo REM e RANS estavam sendo definidos) entrasse em operação neste mesmo ano (2017).
Parece que a única coisa que se realizou fou a grande utilização das corvetas.
A ordem de desincorporacao era primeiro as corvetas da classe ” Inhauma “, depois as fragatas da Classe ” Niteroi ” e por fim as fragatas da Classe ” Greenhalgh “.
Com a mudança no Comando, essa ordem foi invertida completamente.
Nunao,
Quanto a “Defensora”, a cerca de 2 meses atrás, houve um chamamento para empresas realizarem serviços específicos no navio, que encontra-se em PMG.
Tenho que ver a data de publicação
“nunes neto 4 de setembro de 2014 at 18:23” Se você se refere ao “usadas até o osso” de que falei, significa uso maior do que o previsto por certo tempo (postergando manutenções programadas) para cobrir a indisponibilidade de outros meios (como, por exemplo, boa parte dos navios da classe Niterói quando estavam em modfrag). Aí, quando chega a hora de parar para manutenção, a quantidade de itens para reparar e substituir é muito maior do que seria caso as manutenções fossem nos períodos corretos – só que elas não podiam parar, pois cobriam a indisponibilidade de outros navios, cuja… Read more »
Luiz Monteiro, De fato, há uma luz no fim do túnel quanto à Defensora. Alguns meses atrás, pude ver o navio de lá de cima do hospital da Ilha das Cobras, e a situação parecia ser bem pior do que outras vezes que havia visto tanto do mar quanto lá de cima – externamente, é claro. Desde então, não pude voltar ao Rio. Porém, outro dia, vi foto mais recente e percebi que vários equipamentos que vinham sendo retirados estavam de volta em seus lugares, e que trabalhos no casco estavam sendo realizados, após muito tempo em que o aspecto… Read more »
Caro Com. LM, como bem disse nosso colega Lynx a marinha que todos conhecemos e nos orgulhavamos acabou no final da administração do Alm. Guimaraes Carvalho, depois vieram um bando de _______ que culminou com a administração megalômana do atual Charlie Mike e seus asseclas __________, ou seja, conseguiram, vão acabar coma a marinha de superficie.
Galante e Nunão, por favor me poupem com esta história de marinha do amanha que isto é conversa de louco, eles sacrificaram as escoltas para ter no futuro a marinha do nunca.
Grande abraço
COMENTÁRIO EDITADO
Onde é que eu estou falando de “marinha do amanhã”, Juarez? Em algum momento você me viu afirmando que concordo com isso? Pelo contrário, sempre afirmei como opinião minha (pessoal) e há bastante tempo, que a renovação dos principais meios da MB deveria ter começado pelos navios de escolta, com mais tempo de uso, e não pelos submarinos (já que a classe Tupi era relativamente nova), mas sei também que diversos fatores levaram a Marinha a aproveitar um momento favorável para um novo e muito maior programa de submarinos, para o bem ou para o mal. Creio que nem o… Read more »
Obrigado Nunao.
Teria que localizar essa publicação amanhã para passar para vocês.
Abraços.
Caros,
Desconheço as razões internas da MB para tal medida, tampouco estou por dentro da estratégia de reaparelhamento da frota.
No entanto, me causa estranheza os paradoxos da Marinha: sub nuclear, NAe, aviação de caça. Estes são elementos que deveriam ser adotados quando a MB já tivesse pelo menos 18 escoltas bem equipadas.
Não sei, tudo me soa demasiado incoerente, principalmente se compararmos à gestão de recursos do Exército e da FAB.
Abs
Mas se a prioridade agora é a força de submarinos, o que exatamente eles querem então? Ter 5 submarinos, sendo 1 nuclear e meia dúzia (quanto muito) de vasos de superfície com baixo poder de fogo?
Alguma Marinha do mundo já fez ou faz isso?
Guizmo, A prioridade (ou a justificativa, conforme o ponto de vista) foi reforçar a capacidade de negação do uso do mar (o que é função principal dos submarinos), frente às outras duas atribuições básicas de uma marinha, que são o controle de área marítima e a projeção do poder. Isso numa visão de que, se não era possível melhorar os três pilares ao mesmo tempo, um deles seria reforçado primeiro e os outros dois na sequência. Essa visão foi parar no Livro Branco de Defesa, END etc. Enfim, esse é o panorama e o histórico, bem resumido e simplificado. Quanto… Read more »
Obrigado Nunão, pelas explicações.