Obras do Núcleo do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste são iniciadas
Estrutura pertencente ao desativado Serviço de Sinalização Náutica em Santos-SP
–
Em nota divulgada em 5 de outubro, a Marinha do Brasil informou que foi iniciada a primeira fase das obras que possibilitarão a ativação do Núcleo do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste, subordinado ao Comando do 8º Distrito Naval, em Santos (SP). O início dessa primeira fase de obras deu-se em 26 de setembro.
A estrutura provisória será ativada em uma área de aproximadamente 600 m² adjacente ao galpão da Patromoria da Capitania dos Portos de São Paulo. A conclusão das obras está prevista para o início do ano de 2015 e se dividem nas seguintes fases: demolição da antiga estrutura do desativado Serviço de Sinalização Náutica em Santos; nivelamento de piso; construção em alvenaria e dry wall; e instalações hidráulicas e elétricas.
A ativação do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste intensificará a presença da Marinha do Brasil na região do maior complexo portuário da América Latina, responsável pela movimentação de aproximadamente 25% do comércio exterior brasileiro e dotará o Comando do 8º Distrito Naval de um Grupamento Operativo capaz de realizar Patrulha Naval na região do pré-sal contígua ao estado de São Paulo.
FONTE / FOTO MENOR: Marinha do Brasil (destaque em negrito do Poder Naval)
FOTOS MAIORES (em caráter meramente ilustrativo): Poder Naval
VEJA TAMBÉM:
- Cronograma atualizado da entrega dos navios-patrulha classe ‘Macaé’
- Marinha do Brasil revela projeto próprio de NPaOc (OPV) na Euronaval 2014
- Nacionalização nos navios-patrulha classe ‘Macaé’
- Plano de reaparelhamento vai durar até 12 anos
- Comparando os navios-patrulha de 200t e 500t da Marinha do Brasil
- Eisa quita salários e sinaliza recuperação
- Um dos maiores estaleiros do país, Eisa atrasa entregas e salários
- Marinha testa drone para patrulhar a Amazônia Azul
- Navio-Patrulha ‘Bracuí’ participa da Comissão de Patrulha Naval ‘Oiapoque-Atlântico Norte’
- Treinamento de solda no Estaleiro Eisa
- Navio-Patrulha ‘Macau’ será transferido para o Setor Operativo da Marinha do Brasil
- Mais dois navios-patrulha oceânicos da Navantia para a Armada Espanhola
- Navio-Patrulha ‘Bocaina’ apreende três barcos pesqueiros irregulares
- NPaOc ‘Apa’ realiza Patrulha Naval no litoral do Rio de Janeiro e Espírito Santo
- Navios-patrulha oceânicos da Marinha Italiana passam a ser comandados por capitães-tenentes
- Navio-patrulha francês L’Adroit testa drone de asas rotativas S-100
- Navio-patrulha francês ‘La Gracieuse’ apreende pesqueiro ilegal na Guiana Francesa
- Base Naval de Natal realiza docagem do RbAM Triunfo e do NPa Goiana
- Navio-Patrulha Oceânico ‘Araguari’ – Diário de Bordo (África/Portugal)
- Navio-Patrulha ‘Macaé’ realiza salvamentos na Restinga da Marambaia
É comum a presença de navios-patrulha subordinados ao 1ºDN (do Rio) desdobrados em Santos, para as tarefas de Patrulha Naval. Creio que essa obra, somada a outras que ampliaram as instalações da Capitania dos Portos de São Paulo em Santos, na última década, signifique que em breve teremos navios-patrulha subordinados ao 8º DN permanentemente baseados em Santos. Será importante, para isso, que o cronograma de entregas de novas unidades da classe Macaé de 500t não atrase ainda mais porque é preciso realmente aumentar a frota atual de navios-patrulha que opera nos Distritos Navais da costa, cuja espinha-dorsal é formada por… Read more »
Concordo inteiramente com tudo que tu falou FERNANDO, vamos aguardar para ver o que acontece. Adorei as fotos postadas e inclusive gostaria de sugerir ao pessoal do PODER NAVAL a criação de um álbum de fotos para que todas as fotos que a equipe tivesse, mesmo aquelas que fossem publicadas nos posts pudessem ser disponibilizadas para o público que acompanha o PODER NAVAL.
Lembrando que o RbAM Triunfo cobre três Distritos Navais ao mesmo tempo. No ultimo período de manutenção ele tava no pau da goiaba.
http://tribunadoceara.uol.com.br/noticias/perfil-2/natural-da-barra-do-ceara-cearense-conta-sua-rotina-como-fuzileiro-naval-dos-estados-unidos/
Merece tópico.
Tudo o que representa incremento de qualidade é sempre bem vindo.
O P44 não hasteou bandeira ou vi mal?
A bandeira está lá, .Aldo, mas de fato a foto não permite
ve-la direito.
daltonl, boa tarde!
Mas que bandeirinha… fotos dos dois bordos e ela não aparece… enfim, acredito no que dizes.
Aldo, clique na última imagem para ampliar e conseguirá ver a bandeira. No momento exato em que tirei a foto, ela não estava “enfunada”, só isso. Mas está lá, apesar de pouco visível.
Aliás, dá pra ver também na primeira imagem, mas é preciso ampliar bastante (bastante mesmo…), pois está bem escondida pelo mastro, só aparecendo um pedacinho de verde, perto do radar, mais atrás.
Muito bom.
Nossa já quase futura GC se modernizando.
Fico feliz.
Nunão, verdade, em ambas as fotos… muito bom! Gracias pela informação.
Off-topic
Brasil precisa sair da idade das trevas. Já há encomendas asseguradas de 400 Exocet MM Block 3, por 9 países, incluindo Peru: http://www.janes.com/article/44362/mbda-details-mm-40-block-3-orders
Vamos continuar com mísseis da década de 1980? Com a palavra, o comando da Marinha…
Aliás, da década de 1960, já que ele começou a ser projetado em 1967!
“Augusto 13 de outubro de 2014 at 12:23 #” Ótimo link e comentários caro Augusto. No link abaixo uma pequena amostra de um país com um litoral com cerca de 270/280 km. Tamanho, mais ou menos do estado de Sergipe. https://www.facebook.com/israel.navy/photos/a.283474418389654.63721.180384905365273/732263233510768/?type=1&theater http://www.idfblog.com/spanish/ Aqui aposentamos nau com menos de 25 anos de uso, modernizamos naus que estão a mais de cinco anos no estaleiro, temos uma Nae para tirar fotos, mas vamos construir um Sub Nuc, sim em 2035/40 ……….. “A estrutura provisória será ativada em uma área de aproximadamente 600 m² adjacente ao galpão da Patromoria da Capitania dos Portos… Read more »
Boa a noite a todos! “A ativação do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste intensificará a presença da Marinha do Brasil na região do maior complexo portuário da América Latina, responsável pela movimentação de aproximadamente 25% do comércio exterior brasileiro e dotará o Comando do 8º Distrito Naval de um Grupamento Operativo capaz de realizar Patrulha Naval na região do pré-sal contígua ao estado de São Paulo.” Sinceramente, o 8º DN, há muito já deveria possuir um Grupamento operativo e também dos CFN. Na década de 1980, atuei na região do litoral norte de SP, na área náutica,… Read more »
Claro, os meios, distribuição e quantidade são sugestões minhas!
Abraços,
MAD DOG, que susto…. ainda bem que explicou, estais apenas sonhando acordado kkkkk, 36 Napa 500 e 24 Grajaú ? Já me contento com 12 Macaé.Abraços
Vamos lá, vou fazer um exercício de achismos, considerando que a MB têm que construir os Submarinos,as escoltas, os navios de patrulha fluvial, os navios de apoio (tanque), navios anfíbios,navios de minagem-varredura, colocar o São Paulo para navegar etc…A nossa patrulha oceânica vai ficar assim nos próximos 15 anos:
3 Amazonas
5 – 7 NpaOc de 1800 a ser selecionado pelo prosuper
7 – 27 Napa 500 ( sonho )
12 Grajaú
nunes neto Pelo menos ainda não paga imposto pelo sonho! Ops, paga sim o sonho na padaria é taxado!!! Kkkk Mas enfim, no PEAMB da MB, lá também sonham em 12 NaPOc e 27 NaP 500t, 12 AvPa, mais 04 NaPaCos e 13 RbAMs; Aí, teoricamente, poderá ficar mais ou menos assim: 12 – NaPaOC – Classe Amazonas; 27 – NaPa500 – Classe Macaé; 16 – NaPaCos – Classe Grajaú; 04 – NaPaCos – Classe Bracuí; 12 – AvPa – Classe Marlim; 12 – RbAM; Assim distribuídos em cada GPN: 2 – NaPaOC – Classe Amazonas; 4 – NaPa500 –… Read more »
Seguindo com os sonhos:
estaria faltando helis nesses DN… nossa capacidade de resposta e resgate é pífia.
Quantos helis por DN?
rs
Sds.
“…cobre três Distritos Navais ao mesmo tempo. No ultimo período de manutenção ele tava no pau da goiaba.”
Parece que vamos precisar de mais alguns OPV, na Wikipedia em inglês “corvette”, classe “Amazonas”…
“Vamos continuar com mísseis da década de 1980? Com a palavra, o comando da Marinha…”
Enquanto permanecer esse viéz francês na MB, duvido que mudem algo.
E não é por falta de modelo de míssil, p/ escolher.
MAD DOG, exclui essas 4 bracuí, já está na hora de substitui=las , eu acho que das Napa 500 se chegarmos a 20 já é um sonho, tá muito enrolado a coisa.ABÇS