p-3cLockheed Martin modernizará 12 P-3C da Marinha de Taiwan por 665,6 milhões de dólares.

A Marinha de Taiwan (ROCN – Republic of China Navy) adquiriu em 2007 12 aeronaves P-3C usadas via FMS (Foreign Military Sales), selecionadas entre diversos aviões da versão estocados nos EUA. Conforme noticiado pela Lockheed Martin, o contrato assinado para a modernização dessas aeronaves  de patrulha marítima, reconhecimento, guerra anti-submarina (ASW) e  anti-superfície (ASuW), inclui novos sistemas de missão, aviônicos e kits de extensão da vida útil, de modo a ampliar o tempo de serviço das aeronaves em 15.000 horas de voo.

O upgrade dos sistemas de missão, que visa elevar as aeronaves ao estado-da-arte, inclui a instalação de medidas de suporte a sistemas eletrônicos e acústicos, sistemas de comunicacão, infravermelhos e eletroópticos, além de hardware e software para processamento de dados, com novas telas e computadores de missão. Já os kits de extensão de vida útil incluem substituição das asas externas e da cobertura externa inferior da parte central da asa, novos estabilizadores horizontais e seus bordos de ataque, além de componentes das naceles.

O primeiro P-3C modernizado para a Marinha de Taiwan deverá ser entregue em 2012, e os trabalhos de modernização serão divididos entre diversas instalações da Lockheed Martin localizadas nos EUA.

Fonte: Lockheed Martin   Foto: USN

NOTA DO BLOG: antes de adquirir os P-3C usados, a ROCN utilizava para a função aeronaves S-2T Turbo Tracker, cujo histórico de emprego na Marinha de Taiwan (e antes disso na Força Aérea – Republic of China Air Force – ROCAF) foi assunto de matéria  no Blog do Poder Naval (clique aqui para acessar). Também é interessante comparar o programa de Taiwan, de aquisição de aeronaves P-3C usadas e modernização / revitalização, com o programa similar da Força Aérea Brasileira, que difere na versão adquirida (P-3A, recebendo após a modernização o nome P-3AM), na origem dos sistemas de missão e também na quantidade de aeronaves e custos. Para saber mais sobre o assunto e comparar os programas com conhecimento de causa, você pode conferir dossiê do Poder Naval Online assinado por Guilherme Poggio sobre a modernização dos P-3A da FAB, incluindo a história do desenvolvimento dos P-3 (clique aqui para acessar).

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Jacubão

E os nossos??? Quando chegarão????
Tá parecendo até obra de igreja.

Wolfpack

ASW deve ser realizada pela Marinha assim como helicopteros de ataque devem estar nas mãos do Exército, alguém com coragem deveria impor isso a Aeronáutica que com sua idéia de gigantismo coloca em risco nossa defesa, assim como ocorreu com o hiato de ASW após a desativação dos P16. A Aéronáutica deve manter, garantir, nosso espaço aéreo e só. Com questões básicas como esta ainda a resolver é difícil acreditar na melhoria de nossos materiais e na eficiência dos meios operados pelas três forças hoje. Os P3A estão com mais de 40 anos de uso e devem ficar nas FFAA… Read more »

Ulisses

Jacubão

Se não me engano virão até ao início do segundo semestre.

sds

Mauricio R.

A aquisição de células de P-3A deveu-se ao baixo número de ciclos (decolagens e pousos) das mesmas, há no site matéria sobre isto. No mais Taiwan tem + cacife junto aos americanos, que nós e ainda há a obrigatoriedade legal dos EUA, de zelarem pela segurança da ilha. Qnto ao P-99: A) A FAB tem necessidades, e isto vale p/ helicópteros, ac de transporte, caças, etc; se não as atende não serve. Mto simples, até haver a ingerencia do poder civil e certas práticas “criativas” de resolver problemas. E isto não está somente limitado ao alcance e a autonomia da… Read more »

Wolfpack

Caro Mauricio R. Acredito que você é quem deve ler o texto apontado pelo post. A FAB parece a rainha da sucata e fica gastando o dinheiro do contribuinte em lixo, quais os cirtérios da FAB para aquisição dos P3A, tempo de vida da célula, de pousos e decolagens. Se resume a isso. Se for somente isso, o P99 é mais que recomendado. O P3A é a solução simplista dos Brigadeiros da FAB, pois desenvolver uma Aeronave como o P99 ASW é complicado demais para os integrantes da FAB, não existe esta capacitação local. A FAB onde se mete dá… Read more »

Jaique Sparro

Quando alguém terá coragem de garantir que a MB e o EB ,voltem a ter suas aeronaves de asa-fixa.

André C

O primeiro P-3 da FAB foi entregue esta semana : “”Decorreu em Getafe, Espanha, a cerimónia oficial da entrega do primeiro P-3AM Orion que foi atualizado pela EADS CASA à Força Aérea Brasileira. Este é o primeiro de oito Orion que pertenceram à US Navy que serão modernizados pela EADS CASA, sendo possível que um nono aparelho seja também adquirido. Sabe-se que o Brasil comprou também três “airframes“, das quais duas servirão para peças tendo sido desmontadas e armazenadas, no Brasil. Se o Brasil não exercer a sua opção de compra para um nono Orion, então a terceira “airframe” terá… Read more »

Don D

Olha só, vamos ver se eu ajudo a esclarecer com meu ponto de vista. 1- Realmente, o ORION P3A foi escolhido para MÈDIO prazo, como tinha poucos ciclos, os modelos A são uma boa plataforma, garantindo ao Brasil gastar com os aviônicos e sistemas de combate mais modernos, ao invés de gastar com uma plataforma nova. E lembrem-se que os EUA já tinham sinalizado que não forneceriam a versão C para o Brasil. São robustos, tem excelente autonomia, excelente capacidade de carga e podem disparar diversos tipos de mísseis (harpoon, etc…). 2 – O P-99 apesar de ser uma excelente… Read more »