USN acusa russos de sobrevoarem ‘Stennis’
Incidente teria acontecido sobre o Mar do Japão no começo da semana. Russos negam a versão norte-americana.
Autoridades militares da USN afirmaram que aeronaves russas sobrevoaram o NAe USS John C. Stennis e o USS Blue Ridge por duas vezes no começo desta semana. O citado incidente ocorreu no Mar do Japão cerca de 80 milhas da costa da Coreia do Sul.
Na Segunda-feira (16/03), dois MPA Ilyushin IL-38 “May” sobrevoaram o NAe norte-americano a 500 pés de altitude. No dia seguinte, um bombardeiro Tu-95 “Bear” sobrevoou o USS Blue Rigde diversas vezes numa altitude de 2000 pés. As autoridades ainda informaram que as aeronaves russa foram interceptadas por caças F-18 e os mesmos foram escoltados para fora da área do exercício.
As autoridades russas confirmam a presença de aeronaves da Frota do Pacífico em voos regulares sobre o mas, mas os mesmos não chegaram próximos aos navios norte-americanos.
O Stennis e os demais navios do seu CSG participam de um exercício bilateral com as Forças da Coreia do Sul denominado “Foal Eagle’. Este exercício é visto como uma provocação pelo governo da Coreia do Norte, que pretende lançar um satélite em breve.
Engraçado a Rússia usar essa sucata para “ameaçar” a USN.
A única ameaça real é a de tétano para seus tripulantes.
Durante a Guerra Fria os soviéticos tinham por norma, simplesmente abater qq aeronave que se aproximasse de pontos criticos de suas fronteiras, o voo KAL007 foi o ápice desta política.
Normal, qualquer exercício que esteja proximo da costa russa é monitora para evitar invasão do espaço e águas russas.
Acreditem ou não mas o desenho dos Bear foram baseados em um B29 americano dos muitos que participaram da campanha do Pacífico WWII. Os caras até hoje voam e ameaçam a Frota Americana. Faz pouco tempo que os Russos retomaram seus vôos estratégicos no Pacífico e podem em pouco tempo inaugurar uma nova rota passando pela Venezuela…
Os TU-95 podem ser velhos aviões mais garanto que num cenário de guerra real um só desses com seu raio de ação de(12 550 km) e armados com
Um ou dois canhões AM-23 de 23mm em uma pequena torre na dorsal, até 16 mísseis de cruzeiro, além de vários tipos de bombas convencionais e nucleares, como a Tsar Bomba (Bomba de hidrogênio), que é o artefato nuclear mais poderoso construído pelo homem, com cerca de 500 megatons faria um baita estrago!
Abraços
Clêuber.
Acho que a sua Tsar bomba tá com um zero a mais aí na potencia.
Abraços.
Clêuber, copiar e colar sem citar fonte é plágio.
Da próxima vez cite a fonte.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tupolev_Tu-95_Bear
“O citado incidente ocorreu no Mar do Japão cerca de 80 milhas da costa da Coreia do Sul.”
Nã, não há nada de normal pois ao que saiba a Coreia do Sul não é território russo.
Claro que é, os tu-160 não foram monitorados pela otan quando estiveram na venezuela? e o que a Otan tem haver com aviões perto da costa venezuelana???