50 anos de Sea king
O SH-3 Sea King tornou-se “cinquentão”. No último dia 11 de março comemorou-se 50 anos do primeiro voo do protótipo do H-3, que acabou gerando uma família bastante grande.
A história e os feitos do SH-3 são vastas, incluindo salvamento de vidas no mar, proteção de esquadras, recolhimento de astronautas e até transporte de presidentes.
Quatro países (além dos EUA, Reino Unido, Itália e Japão) construíram diferentes versões sob lincença do Sea King, totalizando 1500 aeronaves civis e militares, espalhadas por mais de 20 países.
FOTO: Poder Naval Online
Já está mais do que na hora da MB aposentar os SH-3 eles estão se tornando uma especie de Mirage III da Marinha.
Acredito que os nossos SeaKings só estão na ativa ainda por serem pouco voados espero que os SH-60 venham para resolver o problema 4 apenas mas já é um começo.
espero q nao fiquem somente nos 4, mas como vc ja falou ja é um bom começo, ainda + com os penguin ja confirmados, maravilha!!! mas acredito que se for para operar no São Paulo alem dos s-70b, sejam adquiridos junto com os 3 s-2t aew e 3 s-2t cod/revo no minimo uns 3 s-2t asw tbm, pois é meio dificil achar um sub so “dipando”, + facil com mad e sonoboias, ai no final vai o s-70b “dipar” pra fechar no sub e tchau sub. alem dos 12 a-4 “m” armados com derby, pyton 5,stand off, MAN, e um… Read more »
Acho muito estranho essa história de SH-60 com Penguin. Cada aeronave opera um míssil anti-navio diferente. A marinha poderia padronizar seus meios…É Exocet, Harpoon, Penguin…
É Cougar, É Super Lynx, É Sea Hawk… É P3… e cada um com um míssil diferente…
RJ,
Não há logistica que aguente essa bagunça toda.
Na lista dos mísseis ainda esqueci do Sea Skua…
A lógica é o tamanho da plataforma, um P-3 pode lançar misseis considerabelmente maiores que os possíveis em um Lynx, Vai padronizar com qual? Com os menores? E vai sub-utilizar o P-3 e o SH-70?
Seria o caso de descontinuar o uso do Sea Skua.
Assim na MB haveria Exocet e Penguin e na FAB, o Harpoon.
S-70B usa MAD, o AN/ASQ-81(V)2 não é exclusivamente dependente das sonobóias, então ressucitar a velharia do Tracker não acrescentaria nada á MB e seria um alívio ao nosso bolso.
Por outro lado no caso do AEW, talvez fosse interessante trocar do Sea King americano pelo Sea King inglês, se é claro for econômicamente vantajoso e houver a possibilidade de reaproveitar a infra-estrutura existente, pois há algumas diferenças de um modelo p/ outro.
Seria o caso de descontinuar o Sea King. O Cougar pode executar as missões que o Sea King executa, inclusive AEW, e é heli padrão das outras forças
bem , meus caros amigos o problema de continuar com o sea-king seria de arrumar sobressalentes para ele, imaginem mais 10 anos operando na MB, realmente não dá, que venham logo os sh-70, e os problemas de logistíca sempre teremos não é mesmo?