Saab entrega submarino classe ‘Gotland’ modernizado
A empresa de defesa e segurança Saab entregou um dos submarinos da classe Gotland da Marinha Sueca para o FMV (Swedish Defence Materiel Administration) após revisão geral e atualizações.
Em 29 de setembro de 2014 a Saab foi contratada para realizar o trabalho de revisão e atualização em um dos submarinos da classe Gotland na Suécia. Esse trabalho já foi concluído. Foram tomadas todas as medidas necessárias para garantir a disponibilidade operacional do submarino. A atualização inclui novos sensores e sistemas de navegação, dando ao navio capacidades melhoradas.
Este submarino é um dos três da classe Gotland (HMS Gotland, HMS Halland e HMS Uppland) comissionados no final dos anos 1990. Estes navios alcançaram renome internacional quando o HMS Halland realizou treinamento no Mediterrâneo em 2000, juntamente com as marinhas francesa, espanhola e dos EUA. Depois disso, o HMS Gotland foi baseado por dois anos (2005-2007) em San Diego, Califórnia, para participar de treinamento com a Marinha dos EUA.
Manutenção e revisão são partes importantes do negócio em curso na Saab Kockums. Num futuro próximo, outro submarino classe Gotland será submetido a uma atualização de meia vida, recebendo todas as melhorias necessárias para atender às futuras necessidades operacionais.
“Modificação de submarinos é o nosso negócio diário. Estamos trabalhando continuamente com upgrades da frota submarina existente. Ao mesmo tempo, a Saab Kockums está agora construindo os submarinos A26 submarino de próxima geração para a Marinha Sueca. É embarcação à prova de futuro com um design que permite atualizações mais rápidas e mais fáceis. Tudo o que fazemos é impulsionado pela necessidade de tornar os nossos submarinos tão modernos e eficazes quanto possível “, diz Gunnar Wieslander, chefe da unidade de negócios Saab Kockums.
A Saab atende ao mercado global com produtos, serviços e soluções que são líderes mundiais em defesa militar e segurança civil. A Saab mantém operações e funcionários em todos os continentes ao redor do mundo. Através de pensamento inovador, colaborativo e pragmático, a Saab desenvolve, adota e aperfeiçoa novas tecnologias para atender às necessidades dos clientes.
FONTE: Saab AB
Depois da Trairada que eles fizeram com a Thyssen vão entrar neste mercado daqui a pouco ….
Você veja que o negócio presta. Comissionados em 1996, utilizam AIP e operaram bastante em treinamentos com os EUA. john Paul jones Não considero trairada na questão do A26. Eles pagaram a porcentagem do projeto, vão usar motores MTU e AIP Siemens (como o Gotland), sendo um barco mais alargado pra conseguir levar minas internamente. Agora que eles estão adquirindo expertise, estão. Afinal, só serão 2 A26 construídos (foram 3 Gotland), o que sairia muito mais barato comprar pronto da TKMS qualquer um da classe U-209 acima. Mas se a Suécia tem recursos pra P&D, eles usam e fazem bem… Read more »
Amigos, desconheco essa história, alguém pode me informar ? Obrigado.
Amigo Carlos Alberto
Fiquei sabendo a partir do comentário do jpj na wikipedia bem referenciada (em inglês).
https://en.wikipedia.org/wiki/A26_submarine
Saudações
Caro Iväny Junior Obrigado pelo link e acrescento o abaixo. Realmente “briga de cachorro grande” que vem a comprovar nossas posições e da grande maioria dos Colegas Foristas, simples assim: Pela matéria do tópico e mais esses dois link’s estaríamos ÓTIMOS com 06/08 Sub AIP reiterando …. Alemão ou Sueco e não aquela ….. do scorpêni$ a cu$to megalomaníaco. Entendi bem ? Dois A26 por US$ 945 Mi ? Numa negociação de 06/08 então ? E faríamos o 1º na “matriz” com a participação do melhor do Brazil na área e os demais em Itaguai, excluso NO e vantagen$ pe$$oai$… Read more »
Sore o tópico,
Parabéns Suecos.
Essa estada do Sub nos USA deixou os Âmis impressionados com as capacidades do Submersível, lembrando que ele emerge, navega, não “deu pau”, não “dá pau”, deve ter um ótimo pós venda, tradição Sueca e Alemã etc etc etc ….
Já o ……………….. deixa prá lá vai …..
Vai aparecer os raro$ frencélico$ de plantão …..
Resumindo: Ele OPERA e deu trabalho ao que se consta aos USA nas operações simuladas!
Caso seja o do Link, um ano já está apto após a atualização de meia vida, esses Suecos !
Se mostrou um ótimo sub, com design sueco, motores e sistemas alemães. O único problema dele em relação ao U-209/214 é a escala de produção muito diminuta. Porém, a baixa frequencia de manutenção mostra que é robusto, e, o histórico operacional mostra que serve pra patrulha, ataque e defesa, diferente de outro que só serve pra “treino de salvamento”.
Saudações amigo.
Caro Carlos, “Dois A26 por US$ 945 Mi ? Numa negociação de 06/08 então ? E faríamos o 1º na “matriz” com a participação do melhor do Brazil na área e os demais em Itaguai, excluso NO e vantagen$ pe$$oai$ !” A partir do momento que se resolve construir no Brasil, o preço aumenta e muito. O melhor do Brasil é o EISA que não dá conta nem de entregar NaPa 500, quanto mais submarinos. Mão de obra de péssima qualidade que precisa ser examinada, treinada, selecionada, treinada de novo e etc. Fora a CLT e outros componentes do custo… Read more »
De acordo com informações a classe Gotland possui inegável avanços tecnológicos que o torna um adversário difícil de vencer. ° É interessante notar que então pouco tempo os suecos tenham conseguido avanços significativos após parceria com os alemães…. ° A propósito, a despeito do que muitos possa imaginar “falhas” ocorrem mesmo nas casas mais avançadas tecnologicamente… ° Por exemplo, o novíssimo navio de combate litoral da Marinha dos EUA, o USS Milwaukee, deu pau ontem sexta-feira e teve de ser rebocado para reparos de emergência apenas três semanas após o comissionamento… ° Os problemas do navio de guerra veio depois… Read more »
Desculpem, mas no link consta que sairão a US 1,2 bi de dólares os dois A26, “Durante uma visita às instalações Kockums em 30 de Junho de 2015, o ministro da Defesa sueco, Peter Hultqvist, anunciou que dois submarinos serão ordenados por um custo de 8,2 bilhões de coroas suecas (US $ 1,2 bilhão), e que os submarinos seriam entregues até 2022. “
Rafael Oliveira 12 de dezembro de 2015 at 7:25
AMRJ se possível ampliado, mas certamente reformado e modernizado.
Há outros sistemistas como NUCLEP etc ….
Estaleiros nacionais somente como “fornecedor” ….. e olhe lá, pois há questões a serem analisadas !
E quanto sairia a reforma e modernização? Como seria a mão de obra? Quadros da Marinha? Terceirizados?
O mais barato é comprar de prateleira. Não tem jeito. Fabricar aqui sairá mais caro. Pode compensar, por causa de empregos, mas sairá mais caro.
Infelizmente, eu não consigo ser otimista com nosso país.
Caro Rafael Oliveira 13 de dezembro de 2015 at 7:59
Fizeram 3 ou quatros Tupi. Estão fazendo o SSNBR, mão de obra nós temos e lembre-se, ninguém fabrica SSK ou SSN, são todos montadores com diversos sistemistas/fornecedores !
Reitero, é para SSK AIP, esquece essa maluquice de Sub Nuc.
Quanto a comprar de prateleira, nada contra,
desde que sejam TKMS ou SAAB, contratos bem amarradinhos.
Mas a opção que eu coloco entendo como a melhor.