‘Artful’, terceiro submarino classe Astute é recebido formalmente pela Royal Navy
O terceiro dos novos submarinos de ataque da classe “Astute”, Artful, foi oficialmente entregue à Marinha Real britânica.
Até agora o submarino era de propriedade do Defence Equipment and Support (DE&S), órgão do MoD responsável pela aquisição e suporte de equipamento para as Forças Armadas.
O Artful é um dos sete submarinos da classe “Astute” sendo construído para a Marinha Real pela BAE Systems Marine Services em Barrow-in-Furness, Cumbria, que estão substituindo progressivamente os submarinos da classe Trafalgar. Os submarinos HMS Astute, HMS Ambush, e agora o Artful, são os primeiros da classe.
Os próximos dois submarinos, Audacious e Anson, estão atualmente sendo construídos em Barrow, e serão seguidos pelo Agamenon e o sétimo submarino, ainda sem nome.
Clique no desenho abaixo para ver o corte seccional do submarino classe “Astute”.
Nasci no país errado …..
Navio lindo !!!
Galante!
O nome do sétimo será “Ajax”.
a Europa apesar dos problemas ainda consegue manter-se na vanguarda das tecnologias e fabricá-las!!!
Na ilustração n mostra compartimento de mísseis balísticos! Ou ele n irá carregar mísseis Trident?
Wendel,
Essa classe é de submarinos de ataque e não de lançamento de mísseis balísticos. E eles não têm lançadores verticais de mísseis de cruzeiro embora possam lançá-los dos tubos de torpedos.
Todos começam com “a”. O sétimo pode ser Ajax ou … Asterix!
existe torpedos guiados ?
Jean,
Existe sim!
Se você ler esse post e os comentários entenderá quase tudo o que um entusiasta precisa saber sobre torpedos.
ww.naval.com.br/blog/2011/10/17/submarino-tapajo-realiza-lancamento-real-de-torpedo-mk-48-mod-6at/
Uma belonave muito interessante.
Ué? Na virada de mesa do Scorpene, argumentaram que o casco cilíndrico era melhor para acomodar o reator nuclear. Esqueceram de dizer isso aos ingleses. Antes que falem em tamanho, a TK está com o type 216 com 4.000 tons quente no forno, bem maior que a classe Rubis. Acreditaram ou quiseram acreditar em uma vaga promessa francesa.
“zeabelardo em 18/12/2015 as 6:42 Ué? Na virada de mesa do Scorpene, argumentaram que o casco cilíndrico era melhor para acomodar o reator nuclear. Esqueceram de dizer isso aos ingleses. ” . Zeaberlardo, bom dia. . Os argumentos para a virada de mesa do Scorpene foram outros, nada a ver com “casco cilíndrico”. . Seu comentário faz uma confusão comum sobre esse tema técnico, então aproveito para esclarecer o tema (como já foi feito em discussão recente) a outros leitores que frequentemente caem no mesmo erro. . Submarinos têm dois cascos, um interno, o chamado casco de pressão, e outro… Read more »
Sem querer ser cansativo, o objetivo de todas as nações que construíram submarinos nucleares sempre foi o submarino balístico. O submarino balístico é a melhor arma já inventada pela humanidade por aliar grande poder de destruição a discrição. O submarino de ataque é um subproduto, apesar se seus diversos empregos. O Brasil será o primeiro e único país do mundo a produzir unicamente submarinos de ataque. Diante dos custos imensos do desenvolvimento, é uma burrice. Não vou entrar na cantinela das vantagens de manobra do submarino de ataque seja em velocidade ou persistência, só não vale a pena. A próxima… Read more »
Finalizando e já me desculpando. O Brasil vive no mundo da lua. Não temos um estaleiro decente. A indústria naval brasileira parou na década de 70. Depois do voo de pato do PT, voltamos a estaca zero. Ao invés da Marinha ficar tentando ressuscitar esse zumbi, deveria comprar projetos e cascos em quem sabe fazer. A nacionalização deveria se concentrar em software, armas e eletrônica.
Nunão,
–
O Astute parece mais uma jubarte do que um submarino com bico de pato 🙂
–
No mais, excelente comentário,
Saudações.
Verdade, Bardini. Na ilustração completa, parece uma baleia visto no conjunto. Ganhei do Galante um modelo do Astute, e essa semelhança é ainda mais perceptível no modelo.
.
O formato “bico de pato” ao qual me referi está mais para o pedaço da proa que a foto permite ver (acima da linha d’água).
.
Um formato muito interessante, pois é sabido que essas formas são extremamente resistentes a projéteis de grosso calibre, como se pode comprovar no exercício de tiro abaixo:
http://stream1.gifsoup.com/view3/3492104/duck-season-fire-o.gif
Dez anos atrás a Royal Navy contava com 11 SSNs. Apenas 7 “Astutes” deverão ser adquiridos e por melhor que sejam a taxa de disponibilidade
será menor.
e de pesar que um deles esteve no RRJ e os euforicos entusiastas locais não atentaram a fazer imagens dele … não bastasse, havia tbm um LA e um Rubis francelico e quase ninguem
se interessou pra variar um poucoviuem tempo =
http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2015/12/ms-nordic-straalsund-v7ie7-suspendendo.html
22 photos
Li que estavam com problemas no reator nuclear e na transmissão de potência para hélice, no 1o da classe, o Astute. Espero que tenham resolvido.
Parrudo.
Off Topic, Adeus Estaleiros ……
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/12/1721243-estaleiro-atlantico-sul-pode-perder-r-6-bilhoes-com-cancelamento.shtml
olha ae Tecnologia para estatal nassionau apenas … cade encomendas e projetos de constrção em série … eh isso ai …