Atualização sobre a nova classe ‘Barracuda’ de submarinos nucleares franceses
O site Mer et Marine publicou uma matéria com informações atualizadas sobre a construção dos novos submarinos nucleares franceses da classe “Barracuda”:
- O Suffren, primeiro da classe, será concluído no próximo verão para ensaios da doca. Os testes no mar devem começar a partir do início de 2017;
- Mulheres poderão fazer parte da tripulação se os ensaios em um SSBN francês forem bem-sucedidos;
- O reator nuclear naval é uma evolução do K15. A potência de saída mencionada é de 50 MW (em vez de 150 MW da classe Triomphant);
- 4 tubos lança torpedos com 20 armas armazenadas;
- Capaz de lançar minas de campo e talvez mísseis antiaéreos MICA para se defender contra ameaças aéreas (conceito A3SM da DCNS);
- Poderá acomodar 10 tripulantes extra para Specops (além de 60 tripulantes);
- Integração com drones no futuro;
- Mastro Fotônico;
- O Suffren foi adiado em um ano devido a dificuldades técnicas. Os demais submarinos foram adiados por razões orçamentárias (serão mais 5 unidades).
Os atuais submarinos da classe Rubis poderão alcançar 35 anos de serviço, ao contrário dos 25 anos inicialmente previstos.
Apesar do seu uso pesado, a taxa de disponibilidade é notável (50% melhor que a classe britânica Trafalgar).
Observar nas fotos abaixo os tubos de torpedos à mostra e depois a proa já coberta.
pq veio o Scorpene e não o Barracuda?
por causa de la plata
e porque os franceses não iam vender a cereja do bolo para gente
corrigiram o leme dele, era em forma de + agora esta x, disseram que tem melhor manobrabilidade
No comments …., corsários ….
O que é mastro fotonico e sufren?
1- Mastro fotonico é um mastro eletronico que não necessita de toda a raiz de um periscopio normal. É apenas um mastro que se estende da ponte à superficie com uma camera. https://en.wikipedia.org/wiki/Photonics_mast A vantagem é que ocupa menos espaço e permite que a sala de controle possa ser posicionada em outros lugares mais vantajosos dentro do casco do submarino. 2- “Apesar do seu uso pesado, a taxa de disponibilidade é notável (50% melhor que a classe britânica Trafalgar).” Ficou mal explicado. Na fonte da materia, em francês, isso se referia a taxa de disponibilidade da classe anterior, a Rubis,… Read more »
Flavio… “Suffren” é o nome de um famoso almirante francês que foi honrado no passado dando seu nome a diversos navios franceses e agora pela primeira vez a um submarino e como primeiro da classe os originalmente conhecidos como projeto “Barracudas” serão a classe “Suffren”. . Mastro fotônico para simplificar é o substituto do tradicional periscópio e capaz de dar ao comandante uma visão e/ou percepção do exterior muito superior. Trata-se de um mastro com câmeras de vídeo e outros sensores que da mesma forma como o periscópio é erguido acima da água, mas, o mastro é contido dentro da… Read more »
O reator nuclear francês , da classe ” Barracuda ” é de 50MW. O nosso futuro SN-Br terá um reator nuclear de 50MW e as dimensões do nosso submarino são praticamente as mesmas do Barracuda. É muita coincidência, não acham ???
Exceção dos Classe Virginia todos os SN da US Navy operam com um periscópio optrônico mas o segundo periscópio é totalmente mecânico (Kollmorgen) e derivado dos antigos modelos que operamos nos guppy e eles na 2GM,
Ou seja, tecnologia “Star Wars” pero no mucho rs ….
Pois é, John Paul Jones. Como diz a propaganda, vai que…
JPJ e Nunão é a velha história sempre repetida em filmes, mesmo com toda tecnologia empregada que o inimimigo sempre consegue anular (geralmente ets) sempre quem salva é o bom e velho código morse, por isso que a US Navy nunca abre mão de um periscópio secundário mecanico e tradicional, mesmo contando com o mastro optronico.
Sempre é bom manter o feijão com arroz.
…vai que aparecem ets né nunão? Kkk
Apenas submarinos classe Virgínia estão sendo construídos hoje em dia e dentro de alguns poucos anos eles serão a maioria com a gradual retirada da classe Los Angeles, portanto o “tradicional” periscópio perdeu definitivamente o seu lugar ao menos na US Navy e a vantagem de se ter a sala de controle um convés mais abaixo não tem preço em que pese possíveis ameaças de aliens… 🙂 . E o mastro fotônico/optrônico só foi introduzido com a classe “Virgínia” todos os demais submarinos possuem 2 periscópios tradicionais um tipo 2 e um tipo 18 e este último tem camêras de… Read more »
Blind Mans Bluff e Dalton obrigado pela explicação;
O Submarino nuclear brasileiro não é uma extensão maior do scorpene?
Não.
Sobre a tecnologia da errado na hora H é só pesquisarem sobre o millenium challenger exercise 2002, seria o maior desastre da US navy desde pearl harbor
$em comentário$$$$$.
Para os especialistas de plantão, coisa que não sou. O SNB não seria um intermediário entre o scorpene, projeto frances e espanhol, e o barracuda? E por causa dos laços espanhóis não poderia ter sido vendido ao Brasil. Ou seja não seria um barracuda tipo basicão que viria para nós?