Imagem 3D da nova base naval e estaleiro de submarinos em Itaguaí no Rio de Janeiro

Nova Base de Submarinos em Itaguaí no Rio de Janeiro
Concepção em 3D do Estaleiro e Base Naval de Submarinos em Itaguaí

A Marinha concluiu o recebimento de sete módulos da plataforma elevatória, 34 guinchos e acessórios que irão compor o shiplift (elevador de navios), com instalação prevista para o final deste mês. O fabricante do material é a TTS Handling System AS, empresa norueguesa, que projeta, desenvolve e fornece soluções e serviços de equipamentos para a indústria marítima.

O elevador de navios é empregado no lançamento dos submarinos ao mar e no recolhimento para manuntenção. É constituído por uma plataforma estrutural que se move na vertical, possibilitando que a embarcação, ao entrar na doca do elevador de navios, seja erguida ao nível do cais e movimentada para o pátio ou para o prédio do estaleiro.

Guinchos do shiplift
Guinchos do shiplift

A construção do elevador de navios está sendo realizada na área sul da Base Naval, localizada no Complexo Naval de Itaguaí, região destinada à montagem, lançamento, operação e manutenção dos submarinos. Instalada em área marítima, a plataforma elevatória possuirá 110 metros de comprimento por 20 metros de largura e sua estrutura suportará cargas de até 8 mil toneladas.

Módulos da plataforma elevatória
Módulos da plataforma elevatória

A realização deste projeto representa um avanço tecnológico nas obras do Programa de Desenvolvimento de Submarinos. A área sul abrigará quatro grandes empreendimentos: dois estaleiros, um de construção, onde está sendo instalado o elevador de navios, e outro de manutenção de submarinos; a Base Naval e o Complexo Radiológico.

Estrutura do shiplift em construção
Estrutura do shiplift em construção

FONTE: MB

Subscribe
Notify of
guest

39 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gustavo Borges

Embora lenta a construção da base segue constante. Espero que as denúncias de irregularidades no PROSUB sejam investigadas mas que elas não afetem o caminhar das obras.

Francisco

Se conseguirem depor a Presidente, nenhum destes projetos irá sobreviver, o Moro vai acabar com todos eles, é pra isso que ele foi treinado.

Marinho Av

apão intensifica defesa em ilhas remotas
A presença de embarcações e aviões de combate chineses vem aumentando nas proximidades de ilhas remotas do Japão.
http://www.portalmie.com/atualidade/2016/03/japao-intensifica-defesa-em-ilhas-remotas/

Bispo

subN como evolução tecnológica ótimo……como arma na atual condição do BR…inócua, falta tudo e ate razão de ser.

W.K.

Francisco.
.
Corrupção é corrupção e tem que ser combatida.
.
Não interessa se é na construção de um hospital ou na compra de submarinos…

Alexandre Samir Maziz

Bem pelo menos ainda esta sendo construida mesmo que ainda devagar , sobre a corrupção posso falar uma coisa o dinheiro e liberado o grande problema é essa verba chegar ao destino final sempre tem um para pegar o “seu ” no meio do caminho.Agora uma pergunta aos amigos alguém sabe como vai ser a defesa aérea dessa base( se é que vi ter alguma ? ) como baterias e misseis antiaéreos , será que marinha pensou em algo ? Abraços !!!!

leandro moreira

Mesmo com as tentativas de atrapalhar as conquistas para as FFAAs ainda assim estamos conseguindo prosseguir em frente, acho que os militares nao estao muito contentes com estas tentativas de travar os projetos em andamento, ate o Brigadeiro Saito ja tentou explicar pra oposicao os tramites da aquisicao dos gripens.

Juarez

Negativo, os militares estão contando os dias para se livrar da ORCRIM, quanto ao Brig Saito vir a público quando era Charlie Alfa não fez nada que não fosse a obrigação, dar satisfação a quem a paga a conta.
Francisco, o Dr Moro não está aí para acabar com projeto algum, está para nos mostrar o que tem por trás de alguns deles, ou seja, o caminho achado pelo teus amigos para roubar o erário público.
___________________________________
_
COMENTÁRIO EDITADO POR PROVOCAÇÃO INÚTIL AO DEBATE.

Bardini

leandro moreira,
.
Desde quando inauguração de maquete é conquista?

Trollbuster

Este raciocínio de ser leniente com a corrupção, só pq uma obra interessa a nação é muito terceiro-mundista para o meu gosto…

Não existe grande obra que um (des)Governo faça que não seja de interesse da população e nem por isto a corrupção para elas é aceitável.

silviobizum

São Projetos de Estado, e não se esqueçam das multas por interrupção.
Quanto a CORRUPÇÂO, qual foi o DESGOVERNO que não as teve, que se apure e se Puna exemplarmente.

John Paul Jones

A construção do Ship Lift atualmente é o ocaso do EBN em Itaguaí ou a quarta-fei8ra de cinzas do PROSUB …. Não há mais dinheiro do PAC para nada e as oficinas que montariam as seções não estão prontas, a Odebrecht que teve mais de 8000 funcionarios no local hj está com cerca de 150 !!!. O shiplift está sendo concluído porque foi um contrato internacional e a MB não poderia mais atrasa-lo, acho que pelo cronograma anterior era para estar pronto a um ano atrás … Triste, muito triste …., as seções dos SBR vão ficar prontas na ICN… Read more »

Ivan

Francisco, . O assunto aqui é Naval. . Na área jurídica, o referido Juiz atua no que foi treinado: julgar os casos levados à justiça dentro da legislação vigente no Brasil, dentro do devido processo legal. Na verdade, todos os juízes são “treinados” para isso. . Quanto a questão da Presidente, fora da alçada dos juízes de primeira instância, também está vinculado ao devido processo legal, portanto de acordo com a Constituição e ordenamento jurídico nacional. . Que se cumpra a Lei. É o que qualquer cidadão espera. . Mas deixemos estas questões para um fórum jurídico, sob pena de… Read more »

Ivan

“Instalada em área marítima, a plataforma elevatória possuirá 110 metros de comprimento por 20 metros de largura e sua estrutura suportará cargas de até 8 mil toneladas.
.
Importante destacar este trecho.
.
Está posto as dimensões máximas (tem que caber na caixa que é dada) e principalmente o deslocamento máximo dos futuros submarinos da MB, seguindo a premissa que o PROSUB sobreviverá a crise econômica.
.
Sds.,
Ivan.

João Augusto

Prezado colega Ivan,

Você sabe me informar se essas medidas são razoáveis, considerando os submarinos desenvolvidos atualmente e as perspectivas de evolução desse tipo de arma?

Desculpe a falta de conhecimento mas, considerando o vulto do projeto da base não me parece razoável projetá-la considerando-se apenas as exigências atualíssimas.

Abraços!

Juarez

JPJ, e nos avisamos lá atrás, a uns cinco anos que este negócio poderia degringolar, apesar de algumas mente iluminadas acreditarem que o saco não tinha fundo.

G abraço

Zmun

Quem atrapalha o Brasil é quem combate a corrupção, não quem desvia quantias bilionários dos recursos públicos. A culpa é do remédio e não da doença.

Augusto

Capacidade de 8.000 ton de carga é mais que suficiente.

Os Scorpenes que escolhemos, já aumentados em tamanho, terão deslocamento de 1.850 toneladas. A classe japonesa Soryu, que é um verdadeiro colosso em termos de tamanho e carga para submarinos convencionais, tem 4.000 toneladas!

Augusto

Mais precisamente, a classe Soryu desloca 4.200 tons.

Lembrando também que o francês Barracuda desloca 5.000 tons e deve ser parâmetro para nosso submarino com propulsão nuclear.

Carlos Alberto Soares

JPJ & Juarez,
_____________

Choramos ou rimos ?

Carlos Alberto Soares

“Luiz Monteiro 29 de março de 2016 at 23:32
Prezados,
Não há previsão de modernização no armamento das CCI. Se fosse para ocorrer alguma modernização, deveria ter ininiciado com a Júlio de Noronha, que passa por PMG.
Para tornar realidade as corvetas Tamandare, só com financiamento externo.
A realidade de hoje (isso pode mudar, mas estou falando da realidade atual) obrigará a MB a recuperar a capacidade operativa dos meios, tentando manter o nnúmero atual de escoltas. Todavia, 11 dos 12 navios se aproximam, inexoravelmente, do final de sua vida útil.
Abraços”

John Paul Jones

O shiplift atende a qualquer projeto de submarino que a MB vá ter, ele tem capacidade de 8000 ton o que seria até para o SNBR que acho ter 6800 T.

De qualquer forma pelo andar da carruagem o elevador de navios somente deverá descer um navio, o Scorpene, daqui a uns cinco anos ….

É de fazer chorar Carlos ….

John Paul Jones

João Augusto, estas dimensões atendem qq projeto sim, no caso do elevador de navios o principal problema é balancear a carga do navio (a curva de peso), ou seja, para um navio de superfície o peso maior é na popa, no SB a concentração de peso é a meio navio, assim normalmente o sistema de transferência (são os carrinhos onde o navio é transportado para o elevador) tem que ser interligado hidraulicamente para distribuir a curva de peso tornando ela “flat” ou seja o mesmo peso em toda a plataforma. Deve ser o caso deste elevador e sistema de transferência… Read more »

leandro moreira

Pra desespero de muitos aqui, mesmo com a oposicao tentando atrapalhar o projeto esta andando. Kkkkkkk e vai ser concluido como foi o FX2, os Ec725, o NDM Bahia, o sea hawk, Leopard, Guepard, em Curitiba ja foi concluida os obras no QG DO pinheirinho, e estao em fase final obras no 5GACap e no 5BLog, a modernizacao dos M113 BR feito no PRMnt5, so uma rapida lembrança pra nao ficar cansativo.

Carlos Alberto Soares

John Paul Jones 30 de março de 2016 at 22:40
_______________________

https://www.youtube.com/watch?v=QNw-dqLr0qA

Carlos Alberto Soares

“…………….FX2, os Ec725, o NDM Bahia, o sea hawk, Leopard, Guepard, em Curitiba ja foi concluida os obras no QG DO pinheirinho, e estao em fase final obras no 5GACap e no 5BLog, a modernizacao dos M113 BR feito no PRMnt5, ………..”]
__________________

Ponha tudo no mar e defenda nossa costa e todo nosso mar de domínio econômico.
Cada um …..

Trollbuster

Carlos, nem adianta responder os bafudos de mortadela…

Eles vivem em um mundo a parte.

Ricardo F. Pinto

“…Todavia, 11 dos 12 navios se aproximam, inexoravelmente, do final de sua vida útil…”

Traduzindo em miúdos, a MB não terá meios de proteger nem a baia de Guanabara… Imagine nossa ZOE e a missão no Líbano.

A que situação chegamos 🙁

daltonl

Augusto…

os 4000 e tantos de deslocamento do” Soryu” é quando o mesmo está totalmente submerso,
o deslocamento na superfície é bem menos e isso é válido para qualquer submarino.
abs

Marcos

Boa tarde! meu nome é Marcos e fiz uma visita técnica pelo Senai na Ufem fiquei admirado com o lugar , espero que as obras não parem e abram oportunidade de emprego para nós recem formados .

Augusto

dalton,

é por isso que usei a palavra “deslocamento”. São 4.220 tons de deslocamento submerso. Na superfície são quase 3.000 ton.

André Lourenço

Esse Prosub é uma piada !, já torraram uma fortuna !

Cadê os navios patrulha marinha do Brasil !, as fragatas estão caindo aos pedaços !

João Augusto

Prezados colegas Augusto e John Paul Jones,

Muito obrigado pelos esclarecimentos.

John Paul Jones

Leandro Moreira não deve responder hj porque ontem ele tava se enchendo de pão com mortadela na Paulista rs ….

Pra esses alienados de esquerda cairem na real tem que fazer igual ao Exército Americano na IIGM na Alemanha que colocou a população alemã para enterrar os judeus mortos nos campos de concentração e verem a cag… que os nazistas fizeram …

Aqui tem que pegar esse bando de alienados dá uma maquina de solda e mandar eles terminarem os NaPa no EISA, ou uma colher de cimento e terminar a obra como peão em Itaguaí.

Juarez,sua opinião amigo ….

gengisduEduardo Pereira

Boa JPJ !!!

Juarez

JPJ, dar a solda de de arco submerso para eles soldarem é um castigo muito light, eu sugeriria que colocássemos os Coreanos de chicote junto ao cais e os “mortadedela men” instalariam os hélices e os eixos com o navio na agua, mergulhando, obviamente que sem tanques de mergulho, não aceitaríamos turnos de mergulho inferiores a 20 minutos……
Após o turno(sem sobrar algum) haveria distribuição de sardinha enlatada com ki suco(vencidos).

G abraço

John Paul Jones

Dá coxinha rs ….

walfredo

Moro ainda será julgado pelos seus crimes contra a segurança nacional e por alta traição. Muita propaganda, poucas provas, quase nenhuma prisão de quem efetivamente recebeu dinheiro desviado, bilhões e bilhões em prejuízos, esses sim, bastante certos e visíveis.

André Lourenço

parabéns marinha !

Vocês sabem como acabar com os poucos recursos que ainda restam, isso ai vai virar uma base fantasma, tipo monotrilho aqui em São Paulo.