Helicóptero SH-16 ‘Seahawk’ pousa no NDM Bahia
No dia 03 de agosto, foi realizado o primeiro pouso da aeronave SH-16 no Navio Doca Multipropósito Bahia. A missão ocorreu em prol do apoio à Vistoria de Segurança de Aviação (VSA) do Navio, além de realizar ainda, a primeira qualificação de pouso a bordo de dois pilotos de SH-16.
Desta forma, o Comando da Força Aeronaval, através de seus meios, contribuiu para a continuidade das atividades de verificação da capacidade operacional do NDM Bahia, em especial na condução das operações aéreas.
FONTE: Comando da Força Aeronaval
Olha ai quem tava sumido do notíciario, parabéns a MB ea nosso G40!
E os Franceses não já faziam isso ? É só chegar lá e pousar, pra que essa frescura. Grande novidade.
Roberto, não é assim tao simples… É preciso determinar os envelopes navio-anv para cada tipo de faina e homologar a plataforma para operar com a dita anv… abraço…
mas o navio vai operar com os SH-16 ou com os caracal?
Gustavo, o navio vai operar com todos os helicopteros disponiveis da MB.
Por enquanto só visual. O “Baea”, ahh o “Baea”…..o tempo é implacável.
G abraço
Esse HE é orgânico? Se sim não deveria estar qualificando pouso/decolagem em um navio de combate? Até onde sei o Bahia é um navio de assalto anfíbio, ou seja, não qualificado para combate naval.
Roberto, se é fácil, amigo, tente pousar em pista que se move com vento. Uma rajada de vento e um movimento inesperado do navio e vc vai pra água.
Senhores, por falta de navio-aeródromo a Marinha tem empregado navios de desembarque como navio-capitânia em grupos-tarefa para possibilitar o emprego de helicópteros Seahawk SH-16 em missões antissubmarino e antinavio.
O NDM Bahia também poderá ter o mesmo emprego, já que dispõe de um convoo amplo e facilidades para apoiar a operação dos helicópteros.
Podia ser alguns Harriers??
Obrigado pelo esclarecimento Alexandre Galante.
Quais serão as aeronaves que serão utilizadas no navio?
Pelo andar da carruagem vão ser só duas:
Esquilos e SHs tãoo solamente, SPs estão indo, Kombis já comprovadamente sabemos serem “vans travestidas de helicópteros”, portanto não voam, e os Lynx estão na oficina do Chip Foose.
G abraço
Eu falei da novidade ? que foi nenhuma.
A Marinha Americana pousa caças a noite em qualquer tempo, agora vêm um helicóptero pousar num navio parado com mar tranquilo ser uma grande novidade.
Se a Marinha se vanglorisa disso, melhor fechar
Roberto a USN tbm qualifica os pilotos ou eu estou entendendo errado e vc acha que funciona assim, ta la, vai la e pousa ?
A novidade, meu caro, é o inicio do processo de qualificacao para operar anv a bordo, tanto para a tripulacao quanto para os aeronavegantes…
O Brasil poderia comprar o projeto desse navio?
Teria condições de fabrica-lo no arsenal da marinha?
Levariam 20 anos para construir, custando cinco vezes mais caro e ainda por cima vai sair torto.
G abraço