Segundo Comandante da Marinha, porta-aviões ‘São Paulo’ será modernizado
O Jane’s noticiou que o porta-aviões São Paulo (A12) não vai ser desativado e está passando por reparos, segundo disse o almirante Eduardo Leal Ferreira, comandante da Marinha do Brasil, no National Bureau of Asian Research em 26 de setembro.
Segundo o comandante, “estamos trabalhando com a DCNS (Direction des Constructions Navales et Services) para encontrar uma solução técnica para ter seu sistema de propulsão renovado”, em resposta a perguntas do IHS Jane’s sobre o estado do navio. A catapulta do porta-aviões também tem problemas.
O almirante Leal Ferreira disse que o São Paulo é o terceiro na lista de prioridades da Marinha, depois do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) e das novas corvetas.
Ele também disse em relação ao São Paulo que o “casco está em perfeitas condições”. Em 5 de Novembro de 2015, o IHS Jane’s relatou que rachaduras podem ter sido encontradas no casco, mas a Marinha do Brasil na época disse que a avaliação era infundada.
O navio-aeródromo São Paulo, anteriormente PA Foch da classe Clemenceau na Marinha Francesa, foi adquirido pelo Brasil no ano 2000, para substituir o NAeL Minas Gerais (A11), mas sua atividade operacional foi seriamente diminuída nos últimos anos.
Me desculpem…mas só há um comentário lúcido para a notícia:
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk piada.
Aff, vende essa porcaria a preço por Kg..
misturaram alguma coisa aí no rango do almirante…
Junto da modernização virão umas X-wings e uns Tie-Fighter.
Tenso… Só dá gasto…
Eu queria muito poder perguntar ao comandante da Marinha qual a real capacidade estratégica de um único NAe com uma dúzia de jatos subsônicos que não fosse ser um alvo caríssimo para os cofres da Nação…
É o terceiro na lista de prioridades….bom considerando que as primeiras estão indo de mal a pior, coitado. DCNS agradece a preferência!!!!
Seria exagero comparar a compra do São Paulo a compra da refinaria de Pasadena? se ele é a terceira prioridade só será operativo após 2025 salvo novos contingenciamentos.
O excelentíssimo senhor Alte peca por subestimar a capacidade de avaliação da tropa e da sociedade.
O São Paulo só tem uns ‘pobreminhas’:
– propulsão tem que ser trocada
– catapulta não lança aviões
– aviões caducos
– não tem escolta
– eletrônica defasada
fora isso, tudo de boa.
O que importa é que o “casco está em perfeitas condições”. isto é, ele boia.
Ednaldo, esqueceu de listar ainda falta de capacidade antiaérea, ou qualquer tipo de defesa contra mísseis. A única explicação possível pra essa decisão é que alguém ou alguns dentro da MB vão encher muito os bolsos com essa decisão. E ainda tem nego que lambe bota de fardado, não são diferentes dos ratos do congresso.
E a defesa do país que está em frangalhos. A submissão total e incondicional dos milicos as “autoridades públicas” ; a hierarquia quase escravocrata dos militares e o silêncio fúnebre tem seus custos. No país do faz de conta do PT já eramos para estarmos no ranking das 5 maiores potências mundiais no ramo da segurança militar visando defender nossa “Amazônia Azul “; porém a realidade é bem pior que o Comandante da Marinha tenta expor. Recentemente, não havia nem navio para levar e trazer uma tropa ao Haiti. De quem é a culpa !?……
Senhores.. senhores….calma… essa foi a primeira noticia.. mas na verdade.. a marinha vai dar o a 12..como parte de pagamento.. a peso de ferro velho mesmo…,,para fazer parte no desenvolvimento do.CVN 19 ou CVN 20… da marinha chinesa.. alguém já viu o projeto.. tudo muito secreto…..
Seria cômico, se não fosse trágico….
Fala sério…. Certos cânceres só retirando para parar de fazer mal… O Nae SP é um! O que já se gastou e irão gastar com ele, deem de entrada em um semi novo, mais novo que o SP é que não precise todo o ano de manutenção… Tiramos Dilma do poder, agora temos que tirar o Nae SP de circulação, só consome dinheiro essa tranqueira…
Se de fato a Marinha insistir em restaurar o A-12 vejo que o grande problema não é a falta e verba e sim a falta de capacidade racionalização dos recursos já escaços e procurar simplificar os investimentos para deixar a marinha funcional
Não seria melhor copiar o São Paulo, e construir um novo do zero? até colocando um reator nele?
os chinas conseguiram na ucrania blue prints …
http://nationalinterest.org/blog/the-buzz/why-chinas-next-aircraft-carrier-will-be-based-soviet-14845
blue print do São Paulo
French Aircraft Carrier FOCH as Build 1960
French Aircraft Carrier FOCH as Build 1960� – 39 Sheets Scale 1/200, Scale 1/100 and Scale 1/20 (This sets of drawings were released into the public domain by the French Minist�re de la D�fense in 2009). This drawings are up to 35.000 pixel wide.
http://3dhistory.de/wordpress/warship-drawings-warship-blue-prints-warship-plans/french-aircraft-carrier-drawingsplan-sets/french-aircraft-carrier-foch-as-build-1960/
Os blue prints da Classe Clemenceau podem ser encontrados até em blogs da internet, só procurar na seção de antiguidades da guerra fria ahaha. E mesmo que tivéssemos blue prints da Classe Gerald R. Ford, só teríamos dinheiro pra construir um no próximo século. Isso porque além do custo da construção ainda teria o preço do superfaturamento, quer dizer, da “transferência de tecnologia”. Tem que rir pra não chorar…
Prosup e são paulo. Fecha em 2025 no máximo.
Mas vamos supor que o são paulo e os subs sejam operacionais um dia. Cade as escoltas? NaPaOc Amazonas não pode operar como corvetta.
Minha formação é técnica e já construi coisas complexas , eu sei por experiência própria de quem vai pra porrada vence… dá pra fazer, não me digam que não só tem de ter disposição!
Realizar algo muito difícil é uma experiência OBRIGATÓRIA toda a pessoa, nem que seja aprender mandarim, ou subir uma montanha ou construir um avião… é algo que eleva a alma. e todo mundo deveria, SABER QUE É CAPAZ …
Senhores, o que existe é um estudo de viabilidade sobre o reparo… não somente a DCNS foi consultada… o martelo não foi batido sobre a modernização… abraço…
Vamos remendar essa banheira velha, aqui e ali e ela nunca sai do lugar. É dinheiro jogado fora como toda essa Esquadra de Ferro Velho, vende tudo e começa do zero.
Errar é humano, insistir no erro é oficial da Marinha.
XO, vão tirar din din de onde?????
G abraço
Vai custar caro a MB manter a doutrina de asa fixa embarcada, a solução a curto prazo é convidar os amigos chineses para fazer engenharia reversa do que ainda é viavel de se copiar nos dias de hoje e em troca de ceder o conhecimento do navio plantas e etc…, eles bancam a modernização by china, equipamentos, de todos os tipos, sistemas de armas para defesa de area, radares e sistemas de detecção e se duvidar rola ate alguma aeronave capaz de operar abordo.
desculpe os devaneios mas quem sabe um dia a muito custo ele volte a operar.
Reforma o ex-USS Kitty Hawk e compra uma dúzia de F-18 que vale mais a pena que o opalão e os A-4.
kkkk, Porta Aviões…Piada É uma ilha flutuante e tinha que pagar IPTU….
Não deu tempo da Odebrecht entrar no mercado de Porta Aviões….
Sempre defendi ter um PA, mas ficar centrado nesse Chão Paulo é perda de tempo e dinheiro, o ideal é manter a doutrina com outra nação ex: frança ou eua e manter a questão de reforma do PA no lixo. O certo seria construir um novo em parceria com a DCN. Pessoal quem tem carro velho sabe como é, ele não opera sempre vai quebrar e voce nao pode arriscar uma viagem de 500 km com malas e sua família nele é melhor comprar um zero.
Os novos nomes no comando das FFAA trabalham em favor do status quo, q é péssimo
não sei se a propinocracia é o mote mas muitas vezes parece que ao menos a mediocridade fala mais alto (consequencia do carreirismo e indiferença com o mundo real)
Juarez, não se sabe quanto vai custar porque não há resposta, até onde sei, da extensão dos serviços na propulsão e geração de vapor… na minha opinião, após receber as propostas e orçamentos, será decidido pela exequibilidade da modernização… abraço….
a última estimativa batia em 1 bilhão a reforma. só do navio.
Vamos ao resto: de opção tem o atual A4, que não voa mais que 15 anos. Aí se for adaptar o gripen, tome mais uns 3 bilhões entre doletas para termos uns 16 sea gripen.
Ah! mais umas 4 fremm (uns 3 bi de doletas) para termos um grupo de batalha, mais uns 400 milhões para termos navios petroleiros e de suprimentos para acompanhar, e recomendo um sub nuclear (outro bilhão) para acompanhar este grupo de batalha.
Acredito que o pessoal do Jane´s interpretou reparo como modernização…
Muito bem, como temos oficiais da MB bastante ativos e críticos frente o vazamento do projeto Scorpene a DCNS e a França vai bancar integralmente e sem custos para o Brasil toda a reforma do A-12 e incluir mais 16 S E(M). Horas, o quanto é vergonhoso o maior e mais caro (bilionário) projeto de defesa do Brasil ter seus dados vazados o minimo a se recuperar é isso o resto e devaneio.
Concordo com o Sr.Kfir. Entretanto meu caro colega a MB não tem verba, não existe disposição(salvo ledo engano) de se tentar algo como o Sr. e eu pensamos,(engenharia reversa).Creio que ficaríamos melhor com construção ou aquisição de algumas corvetas bem como de submarinos IKlLs( classe Tupi, Tapajós ou Tikunas modernizados,pois creio que demorará e muito os Scorpenes). quanto à aviação naval, concordo que há necessidade sim de um novo vetor abraços e persista sempre.Deus o abençoe.
A MB deveria propor um referendo quanto a desativar ou nao esse lixo. Afinal, o dinheiro é nosso!
Como pretendem reformar este barco , quando não existem verbas nem para a continuidade dos serviços dos patrulhas de 55 m, tecnicamente já venceu o prazo deste navio , agora só vale para ser puxado para Alang para demolição, todos sabem que os custos muito elevados não mais justificam a continuidade de operação ou permitem a sua satisfatória operação por um prazo muito curto entre o termino das “reformas” até a sua desativação final, não temos pessoal qualificado para operar este navio neste curto prazo, nem aviões em quantidade que justifiquem o seu uso….
Eu tive acesso aos planos da reforma. Colocarão duas traves de futebol, uma em cada ponta do convoo. Também colocarão uma arquibancada para mais ou menos 200 pessoas. E holofotes. Serão muitos holofotes.
Mas não vai ter verba pra grama artificial. Só daqui 50 anos.
Não entendo como o Brasil não explora recifes artificias.
Alex,
Afundar ele vai custar mais caro do que a reforma. Deixa como está. Daqui 50 anos a gente põe grama artificial nele.
Mas pera lá. Será que se rebocassem ele, plantassem explosivos num ponto dentro do casco e explodissem essa Josta no mar para virar recife de corais seria tão caro assim?
Veja pelo lado positivo, bosco. Se não tem grama pra jogar futebol, que seja uma quadra de futsal então.
Bosco,
O melhor seria transforma-lo em museu naval ou estacionamento flutuante. São duas coisas que estão na moda ali na nova região portuaria do Rio.
Isto é uma resposta política. . O Almirante Leal só respondeu como um bom político faz. Responde que a reforma esta nos planos e mais nada. Satisfaz a quem ouve e não compromete nada. Daqui algum tempo, ele vem, a anuncia que a reforma é inviável financeiramente, que o navio é muito antigo e que ele fez o possível mas não deu. E vida que segue. . A gente leva muito a sério oque as pessoas afirmam. Pessoas públicas falam muito sem dizer nada. . Não sei quais são de fato as intenções do Almirante Leal. Se sua intenção é… Read more »
Museu na mão do governo é visto como CUSTO. Melhor seria recife artificial, depenar a criança e deixar só o casco externo. Talvez arrecadar fundo para essa opção, mas como já foi falado a VAIDADE de Marinha de Guerra nunca deixaria isso acontecer.
Caro Bosco, eu não sendo ignorante e levar sua afirmação e dúvidas para casa, qual motivos que faz tão caro lançar uma carcaça dessa ao fundo do mar, sendo que a reforma esta orçada em milhões.
SER os editores permitir:
O USS Oriskany passou pelas guerra do Vietnã e Coréia, tendo sido construído nos anos 40. Nos anos 90 tentaram transforma-lo em uma exposição a ser exibida no Japão, mas o projeto não vingou. Por fim a marinha americana resolveu afundar o porta-aviões para que ele se tornasse um recife artificial. Em junho de 2005, a 39 km da costa de Pensacola o navio foi afundado. As fotos do navio lembram muito uma locação do game Fallout 3 chama Rivet City, que está representada na última imagem.
http://lh5.ggpht.com/_lcSuAYr9RWo/SV6JleJ1-EI/AAAAAAAAC1o/23gH0QXZCeM/s1600-h/navios%20USS%20Oriskany%2001%5B3%5D.jpg
“XO 28 de setembro de 2016 at 21:03” Assistiu/ouviu o Meirelles nesta 4a. Feira dia 28 ? Depois comentários no “em pauta” na GN ? Nos próximos 10 anos no tenemos plata, se tudo der certo com a arrecadação (que está despencando), o saci perere ganhar a São Silvestre, o pessoal se tocar que os flintstones não tinham como comemorar o Natal, as colinas do Golan voltarem a Syria e reiterando se tudo der certo com a arrecadação, a partir de 2027 o “pé sai de cima do tubo”, o que não quer dizer que seremos a Suíça. Alguém tem… Read more »
Esse navio é conhecido no meio naval como “Chão Paulo”…rs
Não lembro qual foi o Comemch, que quando teve uma visita de um porta-aviões americano na Unitas no RJ, ele mandou colocar o Chão Paulo no meio da baía para enganar o gringo…rs.
Pra ele achar que o navio estava operacional…rs.